Na nossa sociedade, não tem como negar que a energia elétrica é fundamental. Nós precisamos dela para tudo, e nossa cultura hoje é de seres que dominam a eletricidade para uso próprio.
Mas quando falamos sobre uso de energia, logo as pessoas pensam em coisas supérfluas, como computadores, tvs e celulares, mas esquecem coisas importantes para o qual a eletricidade serve.
Temos que lembrar que o hospital precisa de energia, sem energia toda a aparelhagem da UTI desligaria. Precisamos de energia para a geladeira para conservar nossos alimentos, e precisamos de energia elétrica para praticamente todo tipo de trabalho.
Mas você sabia que podemos consumir energia elétrica sem ter que destruir o meio ambiente? Existem fontes de energias limpas, que são chamadas de renováveis, e que servem justamente para abastecer nossa necessidade, sem ficar fazendo mal para o planeta.
Portanto, veja neste artigo o que é energia renovável e qual a sua importância para a sociedade.
O que este artigo aborda:
- O que é energia renovável?
- Quais as principais fontes de energia renovável?
- A energia solar é a principal fonte de energia renovável?
- Quais as piores fontes de energia?
- O mercado livre de energia
O que é energia renovável?
Vamos começar explicando o que é energia renovável, ou energia limpa, ou energia alternativa. São muitos nomes para descrever a mesma coisa: uma fonte de energia que não vai destruir o meio ambiente.
Ela é renovável porque pode ser utilizada novamente sem causar poluição. Se você usa um carvão para queimar e gerar energia, você não pode usar mais aquele mesmo carvão, logo, ele não é renovável.
Então energia renovável é sempre aquela que você pode usar e reusar sem problema de estar consumindo recursos, você está usando algo que, na maioria das vezes, é infinito e por isso não traz impactos ambientais.
Quais as principais fontes de energia renovável?
Dito isso, você pode estar se perguntando quais são as fontes famosas de energia renovável. A primeira delas é a eólica, ou seja, a energia que usa os ventos para poder produzir a sua energia.
Existem outras fontes que não são tão famosas assim, como a geotérmica, que teoricamente usa o calor do centro da terra para produzir energia. Podemos citar também a hídrica que usa a água dos rios, podemos citar a oceânica que usa a força do mar.
Mas se formos falar aqui sobre a fonte de energia renovável mais popular do momento, e mais do que isso, mais utilizada e mais promissora que temos, preciso falar especificamente sobre energia solar.
A energia solar é a principal fonte de energia renovável?
A resposta objetiva para essa pergunta é sim, hoje a energia solar é a mais avançada que temos quando falamos sobre fontes renováveis, afinal, o sol está lá todos os dias, e hoje os aparelhos sabem tirar máximo proveito da luz solar.
Hoje uma casa pode ser 100% abastecida com energia vinda do sol, não precisando de nada da energia vinda dos postes, o que faz com que a economia na conta de energia seja total. E mais do que isso, algumas pessoas produzem tanta energia que vendem de volta para o governo.
E com os preços cada vez mais acessíveis, é questão de tempo até que a energia solar realmente domine o mercado, e as pessoas passem a gastar menos na energia elétrica.
Quais as piores fontes de energia?
Quando falamos em piores fontes de energia, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é a energia nuclear. A poluição que um incidente nuclear pode fazer é realmente muito grande, como pudemos ver com o incidente de Chernobyl a muitos anos.
No entanto o índice de acidentes é o menor que existe, então por incrível que pareça o nuclear não é o pior. O pior seria a energia termoelétrica, ou seja, a energia que queima matéria para poder produzir.
Esse é o tipo de energia que mais poluente em toda a história, jogando muitos gases poluentes na nossa atmosfera, além de ser uma energia cara de produzir e que pesa no bolso do brasileiro. E por falar em pesar no bolso, precisamos falar sobre o mercado livre de energia.
O mercado livre de energia
Apesar da energia termoelétrica ser tão ruim para o meio ambiente e ainda por cima ser bem mais cara, nós não temos opção, ao menos não nas pessoas físicas. Você pode ter acesso à energia solar, porém, a energia termoelétrica está disponível somente para empresas.
Logo, você tem que se sujeitar o que quer que eles vendem para você, e pagar por bandeiras tarifárias sempre que for necessário. Dito isso, as empresas acabam tendo uma vantagem.
No mercado livre de energia, as empresas podem comprar energia de produtoras particulares, e por isso podem escolher a fonte, se preferem vinda de luz solar, se preferem vinda de hidrelétrica, o que for.
Isso além de tornar a energia mais barata para eles, torna também mais limpa a consciência da empresa, que sabe que está apenas consumindo energias que vão se renovar e não vão ajudar a estragar o planeta.
Artigos relacionados: