Todo mundo já ouviu falar no termo “mineração”, porém, poucos sabem como realmente essa atividade econômica e industrial funciona – tampouco entendem para que serve a sua importância mundial.
Outros acreditam ser algo errado, que só prejudica o planeta (o que não é verdade). Na realidade, a mineração é um tema bastante complexo que envolve aspectos financeiros, sociais e ambientais, obviamente. Afinal, a mineração se dá pelo beneficiamento das sociedades de minérios que existem no solo.
O fato é que essa atividade é essencial para o desenvolvimento e progresso de uma sociedade há anos.
Essa atividade econômica e industrial é exercida quase que desde sempre pelo ser humano. É possível achar registros dela desde a antiguidade, há séculos. Por meio dela é possível produzir uma série de itens indispensáveis para o cotidiano das pessoas atualmente.
No entanto, pode provocar impactos no meio ambiente, o que acaba causando uma séria discussão sobre o tema.
Uma forma de compreender esse conflito é buscando informações sobre como a mineração funciona.
O ideal é que as pessoas saibam o que é mineração, quais são seus benefícios e reais malefícios, entre outras curiosidades sobre o assunto – como, por exemplo, que o Brasil está entre as principais mineradoras do mundo.
Essa atividade é extremamente importante para a economia do país e vem ajudando no desenvolvimento de cidades.
Quando feita da forma correta, seguindo os padrões de segurança e qualidade, a mineração pode ser mais positiva do que negativa para a sociedade.
Portanto, a seguir, confira tudo que precisa saber sobre mineração – um passo importante para entender como o Brasil funciona atualmente, assim como sua importância no mercado internacional.
Acompanhe!
O que este artigo aborda:
Mineração: o que é? Quais os tipos?
O primeiro passo é compreender o que é mineração. Então, vamos lá: esse trabalho se dá pela atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios, os quais estão presentes no subsolo.
Há mineração de manganês, lítio, amianto, carvão, cobre e muitos outros minérios.
A sua diversidade explica a importância do setor para a sociedade. Essa atividade é uma das grandes responsáveis pelo modo que vivemos hoje em dia.
Vários produtos e recursos que utilizamos todos os dias existem graças à mineração. Computadores, cosméticos, estradas, baterias, carros, filtros de água, estruturas metálicas, entre outros itens, são exemplos disso.
Dessa forma podemos ver que a mineração é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico e a vida como a conhecemos. Contudo, embora seja algo incontestavelmente necessário, essa atividade representa riscos ao meio ambiente (ainda mais quando feita de forma incorreta).
No Brasil, há leis e regulamentações dessa atividade que estabelecem algumas normas importantes para que o trabalho impacte o mínimo possível o meio ambiente.
De qualquer forma, veja a seguir as principais formas de mineração que existem e, em seguida, a importância da atividade para o país!
Como a mineração é feita?
Como dissemos, existem diferentes formas de se fazer mineração (isto é, de técnicas utilizadas durante a extração do minério do solo), as quais são chamadas de lavra. Tudo isso é escolhido de acordo com o local que será minerado bem como a forma e a profundidade da jazida.
Também é possível que mais de uma técnica de lavra seja utilizada em uma atividade. De qualquer forma, as duas práticas mais comuns são a lavra de céu em aberto e a lavra subterrânea.
As lavras a céu aberto costumam ser utilizadas quando o minério está em menor profundidade, extraindo até seu esgotamento. Já a lavra subterrânea se dá pela extração do minério que se encontra em maiores profundidades, explorando-o por meio de sondas e serviços topográficos.
Ambas as alternativas têm seus benefícios, malefícios e medidas de proteção. O ideal é que, independentemente da técnica, a empresa mineradora tenha respeito e compromisso com a natureza.
Mineração no Brasil
O Brasil é um dos grandes nomes da mineração mundial, sendo essa atividade um dos pilares da economia brasileira. Isso porque a versatilidade encontrada no país é enorme. Na realidade, é considerado um dos países com maior potencial mineral do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais diferentes.
São 21 elementos dos grupos de materiais metálicos, 45 dos não metálicos e 4 dos energéticos.
Além da versatilidade, a qualidade e agilidade dos serviços fazem com que o Brasil seja referência nesse assunto. Inclusive, no momento atual, essa atividade representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A mineração também contribui com cerca de 25% do saldo comercial do Brasil, segundo dados retirados do Ministério de Minas e Energia.
De minério de manganês, por exemplo, o Brasil tem cerca de 18% de toda a reserva mundial.
Por todos esses diferenciais, nosso país é uma potência neste cenário, o que contribui para a economia do país e da sociedade em geral. Sendo assim, fica claro que essa atividade é vantajosa quando feita corretamente porque tem muito o que contribuir para o futuro dos que investem nela, além de beneficiar a população de modo geral com todos os resultados positivos que consegue viabilizar.
Artigos relacionados: