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O desconto progressivo é uma excelente oportunidade para que lojas virtuais consigam chamar a atenção do cliente, fidelizá-lo e melhorar as receitas comerciais. E, em tempos de transformação digital, recursos que nem esse não podem ser deixados de lado de maneira alguma.

Isso porque a transição para a internet aumentou de forma considerável o número de lojas online, sejam profissionais ou informais, e, consequentemente, a concorrência. Nesse contexto, com tantas empresas parecidas e soluções similares, buscar meios que melhorem a experiência de compra do cliente é fundamental.

Esse é o extra que os negócios precisam oferecer para se destacar perante os concorrentes, fisgar mais conversões e fazer seus consumidores voltarem a comprar na sua loja.  

E o desconto progressivo é uma solução simples e acessível para alavancar esse customer success (sucesso do cliente)! 

Quer então conhecer mais sobre ele? Continue a leitura até o fim para te ensinarmos direitinho como aplicar essa estratégia na sua loja e quais cuidados você deve tomar para ela realmente cumpras com os resultados esperados. Confira!

O que este artigo aborda:

Uma mulher rindo e vários valores de desconto encima dela
Uma mulher rindo e vários valores de desconto encima dela
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O que é desconto progressivo?

Todo cliente com certeza já viu alguma alguma marca anunciando promoções do tipo:

  • “compre dois itens e leve um terceiro”;
  • “adquira três camisa e ganhe 50% de desconto na quarta”;
  • “na compra de mais um item, você ganha pontos para trocar por milhas”;
  • dentre outros exemplos.

Esse tipo de isca promocional para fazer com que um consumidor faça mais compras com sua marca é o que chamamos de desconto progressivo. Essa prática é tradicionalmente difundida no varejo como um todo, mas nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce.

Com esse recurso, as lojas online têm a oportunidade de aumentar o ticket médio de suas negociações e complementar ainda mais a experiência de compra do cliente com produtos que agregam um ao outro por um preço mais em conta.

Desconto progressivo na prática

Esse conceito de desconto progressivo pode ser utilizado tanto em um mesmo carrinho de compra, como também para upselling e cross-selling no médio e longo prazo. E o que significam esses termos?

Respectivamente, são técnicas de pós-venda para fazer o upgrade de uma compra antiga e para complementar uma negociação. 

Nesse segundo caso, por exemplo, imagine que o cliente tenha adquirido um computador junto a um e-commerce de informática. Essa pode ser uma ótima oportunidade para oferecer novos produtos que enriqueçam a experiência do cliente, como um mouse sem fio, um deskpad ou uma case personalizada para guardar o laptop.

Sendo assim, a loja pode oferecer um combo no qual cada produto sai por um preço promocional ou até incluir cada um desses itens complementares por um custo mais acessível.

Como aplicar desconto progressivo? 2 dicas

Apesar de ser uma técnica de marketing aparentemente simples, há alguns fatores a serem levados em consideração para que seu negócio faça descontos progressivos de uma maneira eficiente e responsável e para que os dois lados saiam ganhando: a empresa e o cliente.

Diante disso, separamos duas dicas importantes para um bom desconto progressivo. Confira abaixo!

1. Agregue à jornada do cliente

Não é aconselhável aplicar descontos progressivos de forma aleatória e sem controle, pois muitas dessas situações podem não dialogar com as necessidades dos clientes e eles vão se sentir incomodados de alguma forma.

Na verdade, toda a campanha de marketing e vendas em tempos de transformação digital deve ser totalmente focada nas dores do cliente e, para isso, é fundamental que você as conheça bem.

É esse atendimento personalizado e assertivo que vai agregar à jornada de compra e desenvolver uma relação mais pessoal, harmônica e fluida com seu público.

Portanto, como mostramos no exemplo do tópico acima, procure sempre dialogar com as demandas dos seus clientes e oferecer produtos certos e condições promocionais realmente favoráveis para sua experiência.

2. Saiba fazer a precificação dos produtos

A segunda dica diz respeito à precificação. Saber definir qual número vai etiquetar o valor de seus itens na vitrine de sua loja virtual ou nas condições promocionais que você vai oferecer deve levar em consideração uma série de fatores.

Precificação mal feita, no final das contas, pode resultar em maiores vendas de um lado, mas também pode prejudicar seriamente os lucros do negócio caso ela seja mal-feita.

Por isso, leve em consideração os custos de produção agregados dos descontos progressivos e como eles vão afetar a sua receita e os custos operacionais.

Algumas empresas iniciantes no mercado costumam abrir mão do lucro no curto prazo para investir em promoções que garantam uma melhor presença de mercado e para que a marca seja melhor conhecida pelo público. Mas, com o tempo, esse planejamento precisa ser reajustado para garantir a competitividade do negócio.

Portanto, as condições financeiras e operacionais devem estar bem alinhadas com o setor comercial para que a execução de preços e descontos progressivos sejam bem-feitas.

Atualmente, existem ferramentas de e-commerce que condensam informações e indicadores importantes de fluxo comercial e precificação para auxiliar na execução do planejamento de marketing.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenham gostado das nossas dicas sobre desconto progressivo. Para mais artigos de qualidade que nem esse, continue acompanhando as novidades do blog. Até a próxima!

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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