Em seu período de crescimento, os bebês costumam ser agitados e propensos a doenças. Dessa maneira, os pais buscam por diversos jeitos de garantir que seu pequeno cresça da maneira ideal. Uma dessas maneiras é o uso de um colar de âmbar para bebê.
O que este artigo aborda:
- O que é âmbar?
- Os benefícios à saúde dos pequenos
- 1. Pode reduzir a dor
- 2. Fortalece o Sistema Imunológico
- Como saber se meu colar de âmbar é real ou falso?
- 1. Teste de solução salina
- Como fazer?
- Por que isso acontece?
- 2. Teste de lixa
- 3. Teste de Aroma
- 4. Observação visual
O que é âmbar?
Entre as mães, contas de âmbar ou colares de âmbar são muito populares. Dito isto, este colar tem benefícios especiais para a saúde dos bebês que o usam. Mas você já sabe o que é o âmbar?
Âmbar ou âmbar báltico é uma pedra formada a partir da seiva de uma árvore fossilizada. Claro, a seiva usada não é uma qualquer. A seiva que é transformada em âmbar é a seiva dos pinheiros. Sua forma original é muito pegajosa e macia, por isso não é incomum encontrar inclusões de animais como insetos ou mosquitos nela.
O âmbar é conhecido por ter uso medicinal há centenas de anos pelos antigos chineses e gregos. Naquela época, o âmbar era queimado para extrair o óleo e depois usado como analgésico e anti-inflamatório. No passado, o âmbar também era frequentemente usado como fragrância.
Os benefícios à saúde dos pequenos
1. Pode reduzir a dor
Os bebês são muito exigentes quando seus dentes estão nascendo. Suas gengivas estão doloridas porque os dentes estão a rasgando, então o bebê chora com mais frequência. Acredita-se que a pedra âmbar tenha a propriedade de reduzir a dor desse processo natural.
Muitas mães dão colares de âmbar para seus filhos quando estão nascendo. Acredita-se que o uso de um colar de âmbar para bebê, além de ajudar com a dor dos dentinhos nascendo, possa prevenir a febre e tornar seu sono durante o dia mais repousante.
2. Fortalece o Sistema Imunológico
Os benefícios dos colares de âmbar não se limitam a reduzir a dor da dentição, mas também podem aumentar a imunidade das crianças.
O âmbar é feito de resina de pinheiro e contém ácido succínico. A função do ácido succínico é acelerar a cicatrização e proteger o corpo de infecções, sendo um antibiótico natural. Usar um colar de âmbar pode evitar que as crianças tenham inflamação na garganta, no sistema respiratório e no estômago.
Como saber se meu colar de âmbar é real ou falso?
1. Teste de solução salina
Como o âmbar é um item que está em alta, você deve ter cuidado com produtos falsificados. A primeira maneira de provar a autenticidade do âmbar é testá-lo em uma solução salina
Como fazer?
Basta preparar 1 copo cheio de água quente, 1 tigela de vidro, colher e ¼ de xícara de sal.
O método é muito simples, apenas coloque sal em uma tigela de vidro e depois despeje a água quente. Mexa até que o sal se dissolva e adicione o âmbar que você tem. O âmbar real flutuará na água.
Por que isso acontece?
Porque o âmbar real tem um material mais leve do que outros minerais, como o sal, o que o fará flutuar.
Por outro lado, se o âmbar for falso, ele afundará na água salgada, justamente por ser mais pesado
2. Teste de lixa
O próximo teste que pode ser feito para comprovar a autenticidade do âmbar é lixá-lo. O âmbar verdadeiro é muito fácil de lixar porque tem uma textura mais suave.
O âmbar verdadeiro é produzido a partir da seiva dos pinheiros, por isso, quando lixado, torna-se um pó fino com um aroma distinto de pinheiro, o que entra em contraste com o falso âmbar que é feito de plástico. Materiais plásticos com textura mais dura serão muito difíceis de lixar e, mesmo quando em pó, o âmbar falso exala um cheiro de plástico, não um cheiro de pinheiro.
3. Teste de Aroma
Uma das características que indicam a autenticidade do âmbar pode ser percebida em seu aroma. Como o âmbar é produzido a partir da resina do pinheiro, o aroma produzido é o aroma da seiva do pinheiro. A maneira de descobrir é queimar o âmbar até que ele emita fumaça preta. Bem, essa fumaça exala o cheiro dos pinheiros.
4. Observação visual
O âmbar tem uma cor distinta, ou seja, laranja, amarelo e marrom. Tons dessas três cores se misturam em um em âmbar. Existem de fato pedras de âmbar que são vermelhas e verdes, mas são muito raras e de alto valor. Como uma pedra extraída diretamente da natureza, no âmbar geralmente existem insetos que ficam presos e congelados juntos.
É por isso que você deve suspeitar se encontrar âmbar claro, sem inclusões de animais ou plantas nele.
Artigos relacionados: