quarta-feira, 25 de maio de 2022 - 25/05/2022 06:11:37
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 16/02/2022 às 22:00.

Com a popularização da tecnologia durante a Era Digital em que vivemos atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma câmera no celular. A evolução dos smartphones, faz com que seja cada vez mais comum, pessoas conseguirem produzir fotos com aspecto profissional por meio desses aparelhos.

Fora a potência das lentes, existem algumas configurações escondidas nos celulares que permitem a melhoria na qualidade das fotografias. Além disso, muitas coisas no ambiente ao seu redor permitem que a atividade de fotografar se torne mais fácil e que as fotos tenham uma melhor apresentação.

A partir de agora, você vai conferir dicas essenciais de configurações para que as suas fotos saiam impressionantes, do jeito que você imaginou. Se quiser bombar nas redes sociais, continue a leitura e venha com a gente.

O que este artigo aborda:

Como tirar fotos boas com o celular?

Antes de tudo, saiba que para tirar fotos boas com o celular é necessário um celular com câmera razoável para que a imagem não saia tremida ou borrada. Não deixe de conhecer os melhores modelos entre os 10 melhores celulares com câmera boa de 2022.

Agora, veja também quais regras, macetes e dicas que compõem uma boa fotografia profissional, e que podem ser aplicadas ao seu smartphone. Essas dicas começam nas configurações do seu celular e vão até a composição do ambiente onde as fotos serão tiradas.

Como tirar boas fotos com celular: regra dos terços, modo manual e muito mais!

Pequenos gestos, como utilizar uma grade na sua câmera, escolher um ambiente bem iluminado, limpar as lentes do celular ou simplesmente utilizar um aplicativo de edição de fotos, podem transformar suas fotos em verdadeiras obras de arte.

A seguir, vamos compartilhar detalhes sobre essas dicas para que você possa aplicar na sua rotina e arrancar curtidas dos seus seguidores nas redes sociais. Prepare a câmera e continue a leitura!

Use a regra dos terços

Para usar a regra dos terços, você vai precisar ativar as linhas de grade (grid) na sua câmera. Com essa configuração, um jogo da velha, com nove quadros — com duas linhas horizontais e duas verticais — irá aparecer sobre a área da foto. As linhas dessa grade irão te ajudar a nivelar o horizonte das paisagens e a ter uma melhor noção de perspectiva e espaço ocupado por cada elemento que compõe a fotografia.

Além disso, o principal macete da regra dos terços consiste em posicionar objetos de destaque e/ou rostos nas intersecções, o que traz equilíbrio estético para o seu clique. Mantenha o “céu” no terço superior e o chão no terço inferior, mantendo o centro da paisagem dentro do segundo terço.

Caminhe pelo cenário para descobrir o melhor ângulo, sempre buscando por simetria. Os prédios e postes podem servir como guias para o seu olhar, já arbustos, arcos e portas criam molduras dentro da imagem.

Conheça o seu celular

É importante que você conheça todas as funções do seu celular e da sua câmera para que elas possam ser exploradas ao seu favor. Existem celulares que possuem o Modo Retrato, no qual é possível desfocar o fundo da imagem, trazendo enfoque para o objeto principal da fotografia.

Outras funções, como o ajuste de iluminação, foco automático, e Modo HDR são aliadas para trazer um aspecto mais profissional para a imagem. Além disso, a maioria dos smartphones possuem aplicativos próprios para a edição básica de fotos, que ajudam a ajustar a composição, caso você não tenha conseguido ajustar no momento do clique. Só não abuse, pois as fotos podem ficar muito artificiais.

Use o modo manual do celular

O modo manual do celular é o que mais vai aproximar a câmera do seu celular a uma câmera profissional. Ele é o responsável por controlar todas as etapas da captura, como foco, exposição, ISO, velocidade, entre outros.

No caso do foco, você poderá escolher dar mais visibilidade a pontos específicos, por exemplo. Você pode ajustá-lo manualmente, ou escolher configurações pré-definidas, como o Modo Macro, para capturar objetos mais perto da lente.

A exposição define a quantidade de luz que será capturada pelas lentes, ou seja, aumentá-la irá deixar as imagens mais claras e vice-versa. Já a velocidade do obturador controla por quanto tempo a luz entrará no momento da captura.

As velocidades mais rápidas são usadas para tornar objetos em movimento mais nítidos (esportes, atividades ao ar livre, etc). A velocidade lenta capta mais detalhes, principalmente em ambientes mais escuros, mas é recomendado o uso de um tripé.

Por último, o ISO mede a sensibilidade da câmera à luz. Ambientes escuros pedem um ISO mais alto, já os locais com muita iluminação, exigem ISO com cifras menores. 

Mantenha a lente do celular limpa

A lente do seu celular é o contato do mundo exterior com os sensores que transformarão a luz em imagem. Por isso, sempre mantenha ela limpa, livre de resíduos como pó, suor ou gordura. Utilize panos de microfibra ou flanela de óculos para a limpeza, de modo a evitar arranhões que irão prejudicar as fotos permanentemente.

Verifique a luz do local

Sempre verifique a luz do local onde você irá fotografar, porque ela é a principal responsável por uma imagem nítida e com qualidade. Sempre posicione o objeto a ser fotografado a favor da fonte de luz. Em ambientes ao ar livre, você pode usar a iluminação natural — com rebatedores ou não — como auxiliadora. Para ambientes fechados, uma iluminação potente, como a dos ring lights, por exemplo, já dá conta do recado. Caso não tenha um em mãos, a lanterna de outro celular também produz um efeito agradável.

Lembre de ajustar o foco

É muito importante verificar se o protagonista da foto está focado. Para ajustar o foco na câmera do seu celular, basta selecionar com o dedo o pedaço da foto em que você deseja focar. Para travar o foco, é só manter pressionado por alguns segundos.

Utilize o modo HDR

O modo HDR dá um balanço perfeito entre as diferentes variações de luz do cenário. Geralmente esse modo pode ser ativado dentro da câmera do celular, através de um botão na parte inferior ou superior da tela. Alguns celulares também ativam essa ferramenta automaticamente.

Mas cuidado, pois quando usado de maneira inadequada, o Modo HDR pode trazer um aspecto artificial para a foto. Sempre faça testes antes do clique final. Você também pode aplicar um filtro HDR durante a edição das fotos, depois do clique.

Não use o zoom

Apenas celulares com lentes específicas têm recursos que potencializam o zoom. Como a aproximação costuma ser digital, é muito provável que a imagem fique granulada, borrada, ou sem definição nenhuma. Portanto, evite usar o zoom, para preservar a qualidade da foto e prefira se aproximar ao máximo do objeto a ser fotografado.

Mas, caso seja uma ferramenta necessária para a sua rotina, você pode adquirir acessórios que realizem a tarefa, como lentes específicas para smartphones.

Experimente perspectivas diferentes

Experimentar perspectivas diferentes possibilita a criação de fotografias únicas. Para explorar as possibilidades ao máximo, use a grade para explorar alinhamentos diferentes. Faça cliques de diferentes ângulos e de distâncias variadas.

O fotógrafo perfeito é aquele que não tem medo de até deixar no chão, se necessário. Os braços e pernas da pessoa fotografada podem ser grandes aliados para novas noções de profundidade. E lembre-se: quanto mais perto da câmera o objeto fotografado estiver, maior ele irá parecer. 

Pense investir em um tripé para o celular

O tripé é o melhor amigo das pessoas que sempre ficam de fora da fotografia, ou que não tem companheiros para pedir para tirar uma foto. Com um tripé e o temporizador da câmera, será possível garantir um tempinho antes de posar para a foto e garantir que ninguém fique de fora.

Além disso, o tripé garante que a sua foto ficará alinhada e estabilizada, por proporcionar firmeza com superfícies. Atualmente, existem tripés pequenos, para apoiar em mesas, por exemplo, e os tripés grandes, que vão até o chão.

Evite utilizar o flash

Você deve considerar o flash do celular como um recurso emergencial para garantir imagens boas em lugares escuros. Quase sempre, utilizar o flash mais atrapalha do que ajuda. Isso acontece porque a luz do flash alcança apenas uma determinada distância, o que pode deixar seu clique com uma aparência artificial, ou com iluminação irregular.

Apenas use essa opção quando os outros recursos estiverem esgotados, ou caso deseje “rebater” parte da luz ambiente, em locais abertos.

Não tenha medo de editar as suas fotos

A edição de fotos não se limita a apenas profissionais de edição. Com a edição é possível ajustar pequenos detalhes de iluminação, a “temperatura”, saturação e matizes das cores. Sabe aquele mar azul que você viu na foto do seu amigo? Provavelmente aquela cor só apareceu depois de um pouco de edição.

Alguns modelos de celular possuem editores de foto já no sistema, mas também não é difícil achar um bom aplicativo para montagem de fotos. Os mais populares são o VSCO, Picsart, Snapseed e Adobe Lightroom Mobile, todos disponíveis para aparelhos Android ou iPhone (iOS). Saiba também que os amantes de fotografia jamais podem deixar os aparelhos da Apple fora da sua lista, pois eles possuem uma tecnologia de imagem super avançada e que permite tirar selfies e fotos com qualidade profissional no próprio dispositivo. Conheça os 10 melhores iPhones para comprar em 2022.

Através da edição é possível definir uma paleta de cores para o feed da sua rede social, mantendo as fotos organizadas e coesas. Explore bastante as configurações, presets e filtros disponíveis, até achar a sua identidade visual favorita.

Saiba como tirar boas fotos com o celular e tenha suas memórias em boa qualidade!

Tirar fotos boas com o celular não é tão difícil quanto parece! Até mesmo os modelos mais simples de smartphone conseguem capturar fotos com qualidade, quando você aprende a configurar a câmera e a explorar melhor os cenários para as suas fotos.

Conhecer o seu celular e as configurações disponíveis vai te ajudar a entender as possibilidades e limitações da sua câmera.

Neste artigo, você aprendeu dicas para prestar atenção na hora de fotografar, como configurar a câmera do seu celular corretamente, o que evitar e o que explorar.
Agora você vai poder tirar fotos inspiradoras para bombar a sua rede social! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos que precisam saber dessas dicas.

Por fim, caso esteja pensando em adquirir um novo aparelho celular e tenha dúvidas sobre qual modelo escolher, confira os 10 melhores celulares com bom custo-benefício de 2022 e saiba qual opção atende às suas necessidades.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

4 dicas para fazer compras de supermercado on-line

4 dicas para fazer compras de supermercado on-line

8 dicas de decoração empresarial que vão te surpreender

8 dicas de decoração empresarial que vão te surpreender

Início do ano letivo: Onde e como comprar os melhores materiais escolares?

Início do ano letivo: Onde e como comprar os melhores materiais escolares?

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 9 dicas

O que fazer para comemorar aniversário de namoro? Confira 9 dicas

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

Como melhorar a caligrafia? Confira 7 dicas importantes

Dicas para escolher bem as roupas de bebê

Dicas para escolher bem as roupas de bebê