Algo muito simples, mas que muitas pessoas não sabem é como imprimir nota fiscal com chave de acesso em sites da internet.
A conhecida NFe ou NF-e – Nota Fiscal eletrônica é um documento oficial que comprova uma transação de compra, venda ou troca de produtos e serviços.
Toda transação deverá ser emitida e entregue ao consumidor ou tomador.
As pessoas normalmente quando recebem em casa proveniente de comércios eletrônicos, elas acabam por receber a conhecida DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. Mas, você poderá seguir o passo a passo abaixo e conseguir baixá-la.
Existe o Portal Nacional da Fazenda, e com ele você poderá emitir gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica. Mas, desde o ano de 2020 somente é possível por meio de um certificado digital. Este, é o que irá garantir a autenticidade de uma transação entre PF e PJ.
Mas, se você já tiver um certificado digital, poderá seguir o passo a passo e emitir novamente:
- Abra o site do Portal da Fazenda, faça login ou cadastro no site;
- Depois de logado, clique em “Consultar NF-e” , clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
- Depois, basta que você digite a Chave de Acesso do seu Danfe. A Chave de Acesso é uma sequência composta por 44 números e está localizada no canto superior direito do Danfe; após digitá-la no campo “Chave de Acesso da NF-e”, clique na opção “Continuar”;
- Baixe a Nota Fiscal escolhida, clicando no botão de “Download do documento”, clique em “Ok” no pop-up que abrirá para confirmar o uso do certificado digital.
O que este artigo aborda:
- Como imprimir nota fiscal com chave de acesso?
- Como baixar a Nota Fiscal em XML?
- Qual a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica, Danfe e XML?
- NF-E
- DANFe
- XML
Como imprimir nota fiscal com chave de acesso?
A Danfe é um documento auxiliar, e que tem as informações da NF-e. Ao tentar emitir uma nota e conseguir, você terá acesso aos dados do emitente, destinatário, descrição de produtos, serviços e valores.
Se você estiver com a Danfe em mãos, poderá conseguir emitir a nota fiscal novamente por meio da chave de acesso do arquivo XML.
Normalmente ele é enviado no e-mail após a compra, por isso, localize o e-mail da data da compra.
Assim, basta enviar para impressão apertando CTRL+P ou no botão Imprimir DANFe.
Como baixar a Nota Fiscal em XML?
Se você precisa do arquivo XML de uma compra e possui a Chave de Acesso, é possível baixá-lo no site consultar danfe online sem ter um certificado digital:
- Consulte a nota: acesse a página do Consulta Danfe e digite a Chave de Acesso; em seguida, clique em “Consultar Nota”; você será redirecionado para o Portal da Fazenda para validar o captcha;
- Baixe o arquivo: clique em “Download XML sem certificado” e conclua a operação.
Qual a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica, Danfe e XML?
É muito comum as pessoas terem dúvida sobre muita coisa relacionada a emissão de notas fiscais. Principalmente porque elas não trabalham com isso. E muitas nem sequer tem noção da importância deste documento para empresa e para ela.
Existe uma diferença entre estes 3 tipos de documentos. Principalmente porque, cada um tem uma aplicação ou momento de uso.
NF-E
Poucos sabem que a Nota Fiscal eletrônica é um documento com validade jurídica que pode ser armazenado digitalmente.
Além delas permitirem que se comprove uma transação, ela também comprova a regularidade fiscal de uma empresa.
DANFe
A Danfe é um documento auxiliar, que não tem valor jurídico nem fiscal, porém ela tem a sua importância.
Ela é muito utilizada pois é um documento que deverá estar presente em todas as empresas de logística. Ela acaba por permitir que a empresa transporte o produto sem problemas.
E caso ela seja parada no processo de transporte, poderá explicar do que se trata aquele produto transportado usando ela.
Ela também tem a chave de acesso que pode ser utilizada para a emissão da segunda via da nota fiscal.
Ou até mesmo para confirmar se ela existe e se é válida.
XML
Já o XML é uma linguagem de documento padronizada que foi criada para facilitar a emissão de NFe e da Danfe.
Dessa forma, as empresas, softwares ou todo o processo utiliza o documento em formato de XML para criar tanto a Danfe quanto a NFe.
E ela acaba por ser o documento que é lido pelos órgãos fiscalizadores e pelas empresas para armazenamento.
O XML é um arquivo feito com tags em linguagem de HTML. E seu armazenamento ocupa muito pouco espaço e pode ser interpretado por todos os sistemas facilmente. E isso acaba por facilitar os órgãos de tributação lê-los e calcular corretamente os valores que as empresas têm de pagar de tributos.
Artigos relacionados: