Revista Portal Útil

Será que já é possível imaginar um futuro onde as pessoas possam pagar suas compras com criptomoedas? É possível, por exemplo, pagar boleto com criptomoedas? 

Essas perguntas podem remeter a uma realidade distante para muitos, porém, quem acompanha o mercado de moedas digitais com frequência sabe que cada vez mais o bitcoin está ganhando mais adeptos no setor financeiro. 

Ao mesmo tempo, as criptomoedas estão tendo cada vez mais espaço para usos práticos, o que facilita ainda mais a vida das pessoas e viabiliza maior usabilidade para pagamento com criptomoedas.

Atualmente, além de já ser possível comprar com Bitcoin em vários setores produtivos, é possível pagar boleto com criptomoedas, realizar recargas de celular, entre outros serviços. 

O que este artigo aborda:

Como pagar boleto com criptomoedas?
Como pagar boleto com criptomoedas?
Pin It

O que comprar com criptomoedas?

As corretoras de bitcoins comercializam essa moeda que é um tipo de investimento com alto potencial de lucratividade, mesmo porque é um ativo consolidado em um mercado de renda marcado pela constante oscilação. Porém, vale ressaltar que o Bitcoin foi desenvolvido para operar como uma moeda digital. 

Nesse contexto, o Bitcoin possui todas as características para ser utilizado como dinheiro no formato que já conhecemos, sendo usado para transações bancárias e transferências entre pessoas. 

Atualmente, existem várias empresas que aceitam comprar com Bitcoin, mostrando que seu uso no dia a dia como moeda é completamente viável. Entre os setores que já estão aceitando esse formato de pagamento estão alimentação, reservas de hotéis e passagens aéreas, cinemas, vestuário, imóveis e games. 

No Brasil, já existem supermercados aceitando pagamentos com esse formato, porém, ainda não são tão comuns, principalmente se você não está morando na região sudeste do país. 

Por outro lado, existem intermediadoras que viabilizam o acesso ao cartão de crédito pré-pago e compras de gift cards nos principais estabelecimentos e aplicativos que estão em operação no país. 

Como pagar boleto com criptomoedas?

Atualmente, ainda não existe um banco que viabilize o pagamento com criptomoedas. Por isso, a quitação de boletos exige um gateway para pagamento, que funciona como um intermediário. 

Isso é possível com algumas plataformas que viabilizam essa funcionalidade para pagamento. Basicamente, o processo no mecanismo escolhido funcionará da seguinte forma: 

  • Busque a aba de pagamento no aplicativo escolhido. Pode ser necessário fazer um cadastro na plataforma que você utilizar; 
  • Ao acessar a página, selecione a moeda desejada, caso tenha mais de uma opção; 
  • Será necessário informar alguns dados como código do boleto e a data de vencimento; 
  • Depois de confirmar todos os dados, será necessário depositar o valor correspondente em Bitcoin no endereço informado. 

Quais as vantagens de realizar pagamentos com Bitcoin? 

  • Acessibilidade: porque quem possui conta bancária também pode pagar seus boletos usando Bitcoin;
  • Autonomia para executar todo o procedimento, já que você não depende de instituição centralizadora para concluir a operação; 
  • Liberdade: porque você não precisa estar conveniado com nenhum banco; 
  • Mais transparência: porque é uma operação feita por meio da Blockchain.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse