Revista Portal Útil

Traçar estratégias com a bola parada virou assunto sério na Europa, onde nos últimos anos, diversos clubes vêm apostando em técnicos especialistas no assunto para ingressar a comissão técnica e a intenção é melhorar ainda mais o futebol ao vivo.

A última janela de transferências foi movimentada no futebol inglês, mas não envolveu apenas jogadores, muitos clubes apostaram em treinadores específicos de bola parada.

Toda a estratégia é montada após um levantamento de dados e um profundo estudo sobre o elenco e sobre o adversário. De acordo com o portal Sporting Forever na última Copa do Mundo, 42% dos gols foram marcados de bola parada, além disso, a Itália foi campeã da Eurocopa com um especialista em bola parada: Gianni Vio.

Vio é um ex-banqueiro que atuou como assistente técnico em times menores nas horas vagas, mas em abril de 2008, ele recebeu um e-mail de Walter Zenga, ex-goleiro da Itália, que havia acabado de assumir o Catania e lutava contra o rebaixamento no Campeonato Italiano, que o convidou o bancário para assumir o posto de assistente de bolas paradas.

Um gol sai na cobrança de falta e outro de escanteio, isso no primeiro jogo, diante do Napoli, terminando em 3 a 0. Eram jogadas ensaiadas e o resultado foi que ao fim do torneio, foram 17 dos 44 gols em bola parada.

Gianni Vio é referência no assunto e conta com um arsenal de mais de quatro mil variações de jogadas de bola parada. Com uma história de mais de 20 anos, Vio analisou muitos escanteios, cobranças de falta e até laterais, sabendo que cada estratégia é adaptada conforme os pontos fortes de cada jogador.

O que este artigo aborda:

Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada
Times europeus passam a investir nos técnicos especialistas em bola parada
Pin It

Parcerias no Brasil

Por mais que o futebol brasileiro ainda não tenha abraçado a nova tendência, no ano passado, Vio ajudou o técnico Rogério Ceni, quando ainda estava no comando do Fortaleza. Para aprimorar a bola parada e corrigir erros, Ceni com sua comissão técnica e Vio trocaram arquivos, dados e análises.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse