sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 10:16:24
Revista Portal Útil

O conteúdo "Como se preparar para o primeiro dia de aula?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Educacional em .


Como se preparar para o primeiro dia de aula é sempre uma indagação feita por muitos alunos. Geralmente tal questão advém da insegurança e da ansiedade diante das incertezas do ano letivo.

Mas é muito normal se sentir assim, afinal é um momento de mudança para a vida do estudante. Apesar disso, não é bom deixar que a insegurança e a ansiedade tomem conta de você. 

Por isso, algumas atitudes podem ser tomadas com o objetivo de se sentir mais preparado e confortável.

É exatamente isto que este artigo objetiva trazer: dicas para você saber como se preparar para o primeiro dia de aula!

O que este artigo aborda:

Primeiro dia de aula: como se preparar?

É preciso ter em mente que algumas atitudes simples podem ajudar muito a se preparar para o primeiro dia de aula. Dessa forma, poderá fazer com que se vença todos os sentimentos negativos, provocados pela insegurança e pela ansiedade.

Como se preparar para o primeiro dia de aula?

Por essa razão, é bom sempre seguir algumas sugestões que são fáceis, mas que farão toda a diferença seja você estudante de uma aula presencial ou online.

Confira:

Aula presencial

– Tenha em mente que todos os alunos e professores estão passando pelo mesmo que você. Pois é uma situação nova para todos.

– Organize-se na véspera da aula. Infelizmente muita gente deixa para fazer tudo no dia da aula e acaba ficando ainda mais ansioso. Por isso, organize com antecedência seus materiais escolares: caderno, livros, gramáticas, canetas, etc. Também deixe separado a roupa (ou farda) que você vai usar para ir à escola.

– Durma mais cedo. Nada de ficar pensando sobre como será o outro dia, porque isso pode deixar mais ansioso ainda. Assim, o ideal é relaxar a mente à noite. Então você pode fazer uma boa leitura de um livro que você goste ou até mesmo assistir um filme legal. E depois desligar o celular, a TV e o notebook e ir dormir.

– Não se esqueça de colocar o despertador. Usar um despertador, ajudará você a acordar mais cedo e se arrumar para ir à escola sem se atrasar. Mas muita gente se esquece dessa simples dica e acaba chegando muito tarde na aula no primeiro dia, o que aumenta ainda mais o nervosismo.

– Comece seu primeiro dia de aula vencendo a timidez. Por isso, seja participativo. Aproveite para se apresentar, caso algum professor solicite. Mas não fique preocupado. Uma boa opção é você só falar o que for perguntado. Geralmente, os professores perguntam: seu nome, qual colégio você estudou anteriormente, o que fez nas férias e o que você gostaria de ser 

– Conheça a nova turma. Observe os seus colegas e veja quais os que você gostaria de se aproximar. Mas não tenha pressa. Afinal, nem sempre no primeiro dia é possível fazer amigos. No entanto, você pode conversar com alguns no primeiro dia para ir conhecendo. Faça isso apenas no intervalo para não interromper a aula.

Aula online

– Durma bem. Assim como na aula presencial, se preparar para aula online necessita de um boa noite de sono. Então não se esqueça de relaxar e dormir bem na véspera.

– Organize um espaço em sua casa para assistir às aulas. O ideal é que seja o mais silencioso possível e bem iluminado. Pode ser no seu quarto, na sala ou em qualquer outro cômodo que você se sinta mais seguro e confortável.

– Organize seus materiais. Providencie com antecedência os materiais que você vai utilizar durante as aulas, como: notebook, notebook, caneta, entre outros. 

Vale lembrar que alguns materiais você pode organizar de forma física ou online, como as melhores gramáticas, e-books e livros online, por exemplo.

Além disso…

Tenha uma mesa ou escrivaninha para você colocar os materiais em cima na hora de estudar online. Afinal, a organização dos materiais te ajudará a se sentir mais tranquilo.

– Vista uma roupa decente. Se arrume como se você fosse para uma aula presencial. Isso vai te deixar mais à vontade no momento de aparecer na videoconferência.

– Busque aprender a navegar no sistema de ensino. Entenda como funcionam as ferramentas de navegação do portal de ensino online que você vai utilizar durante as aulas, por exemplo. Isso te ajudará a ficar mais familiarizado com as funções.

– Consulte o cronograma das aulas.  Veja quais são as datas e horários das aulas, além disso quais as disciplinas. Assim você ficará mais preparado e menos preocupado. Também será possível organizar melhor seu tempo.

– Saiba que todos estão no mesmo barco. O primeiro dia de aula online é muito apreensivo para qualquer um. Então todos estão nervosos, ansiosos e alguns até inseguros. Portanto, é preciso pensar que você não é o único.

– Seja participativo. Aproveite as oportunidades de participação. Responda quando necessário a qualquer pergunta de seu professor. Pois quanto mais você vai interagindo, mais seguro você fica.

Como se arrumar para o primeiro dia de aula

Certamente se você seguir as dicas citadas anteriormente você terá boas chances de ter um bom primeiro dia de aula. Afinal, se preparar é o que você quer né? Pois bem, para estar preparado para essa nova fase da sua educação. É preciso se organizar, saber administrar o tempo e estar descansado. Além disso, saber como começar da forma certa é importante.

Sendo assim, além de todas essas dicas importantes de como ser pontual e participativo em seu primeiro dia de aula. Seja online ou presencial. É importante pensar no que vestir no seu primeiro dia.

Já que a roupa vai te deixar mais de acordo com o que a escola exige, além de elevar a sua autoestima. Por essa razão, vista-se do seu jeito, mas respeite as regras da escola.

Há pessoas que gostam de calça jeans, outras saias (no caso das meninas). Por exemplo, algumas escolas militarizadas só permitem às meninas usarem saias, mas há algumas que permitem tanto calça quanto saia. Por isso, veja se a sua escola permite ambas as roupas ou apenas uma.

É preciso ter cuidado com o uso de decotes e de batons vermelhos, pois as escolas, geralmente, não permitem o uso.

Em relação aos meninos, é necessário também usar uma roupa adequada na escola. Geralmente se usa calça, camiseta e tênis. É preciso ressaltar que algumas escolas admitem o uso de bermuda no primeiro dia, mas outras não. Então ficar ciente das regras da escola é bom. Na dúvida pergunte a um antigo colega ou à direção da escola.

Enfim, o mais importante é que você se sinta bem confortável e apresentável para começar o primeiro dia de aula com o pé direito.

Conclusão

Saber o que fazer para se preparar para o primeiro dia de aula é fundamental tanto para quem estuda de modo presencial quanto para aulas online. Pois o primeiro dia sempre é um momento de apreensão.

Infelizmente muitos alunos são tomados pela ansiedade extrema e até mesmo pela insegurança. O que resulta numa péssima noite de sono, num acúmulo de atividades e até mesmo chegando atrasados no primeiro dia.

Mas felizmente há maneiras de se conscientizar da importância de seguir algumas dicas básicas, mas que fazem a diferença na vida do aluno.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Quais são os melhores cursos de manutenção de celular?

Quais são os melhores cursos de manutenção de celular?

Vale a pena fazer curso de tatuagem online?

Vale a pena fazer curso de tatuagem online?

Entenda como funciona o ensino superior na França

Entenda como funciona o ensino superior na França

5 coisas que todo estudante de direito precisa saber

5 coisas que todo estudante de direito precisa saber

Quais os cursos mais cotados para 2021 por vestibulandos?

Quais os cursos mais cotados para 2021 por vestibulandos?

3 melhores Cursos do Senac

3 melhores Cursos do Senac