Um despachante é aquele profissional que ajuda muita gente quando o assunto é burocracia. Afinal, as responsabilidades de todo adulto incluem conferência de documentos, credenciamentos e uma série de pagamentos em uma lista de empresas.
Diante de tantas coisas a se resolver, terceirizar toda essa papelada pode ser uma alternativa eficaz. E aí surge o papel do despachante.
Mas afinal, o que é este profissional? E como ele atua? É muito importante entender esses detalhes para entender quando é necessária a contratação deste serviço.
Por isso, preparamos este conteúdo completo para explicar com mais detalhes sobre a profissão do despachante. Continue conosco e boa leitura!
O que este artigo aborda:
- O que faz um despachante?
- Quais os principais tipos de despachante?
- Despachante de documentos
- Despachante aduaneiro
- Despachante de trânsito
- Funções de um despachante segundo o Ministério do Trabalho
- Despachantes aduaneiros
- Despachantes documentalista e de trânsito
- Áreas de atuação de despacho
- Como se tornar um despachante?
- Conclusão
O que faz um despachante?
O despachante é uma profissão antiga no Brasil. Ele é contratado por uma pessoa física ou jurídica e se responsabiliza por todo tipo de processo burocrático.
Assim, o profissional regulariza documentos em diversas finalidades, como de veículos, pessoais ou corporativos.
Ele é um profundo conhecedor de todos os processos em repartições públicas, agilizando todas as etapas para a pessoa contratante.
Faz parte de sua rotina realizar requerimentos, registrar, autenticar e iniciar qualquer etapa junto a um órgão governamental.
Quais os principais tipos de despachante?
A atividade de despachante é dividida em categorias diferentes, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). São elas:
- De trânsito;
- Sistema aduaneiro;
- Documentalista.
Cada um destes setores de especialização tem suas atribuições específicas. De modo geral, o despachante está apto para representar o cliente.
Veja a seguir mais detalhes sobre os principais tipos de despachantes.
Despachante de documentos
Um despachante de documentos, também chamado de documentalista, lida diferentes tipos de documentos e órgãos públicos.
Atuando como um assessor, é ele que solicitará alvarás de funcionamento de comércios, licenciamento de veículos, registro de empresas de táxis, entre outros.
O despachante de documentos pode atuar nos órgãos públicos, solicitando a documentação de empresas e pessoas físicas.
Despachante aduaneiro
Trabalhando em portos e aeroportos, o despachante aduaneiro realiza serviços relacionados à importação e exportação de mercadorias. E também no embarque e desembarque no país.
Assim, empresas e pessoas físicas que recebem e transportam mercadorias contratam este despachante. E também quem vai se mudar do país e precisa levar bens materiais.
O profissional realiza todos os procedimentos legais na Receita Federal e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para realizar este serviço, é preciso se cadastrar no sistema da Receita Federal e estar inscrito no Sistema de Comércio Exterior.
Contratar um despachante aduaneiro evita que algum pertence seja barrado na alfândega por uma eventual falta de documento.
Despachante de trânsito
O despachante de trânsito é muito procurado por proprietários de veículos e empresas. Como sugere o próprio nome, ele trabalha com processos que envolvem o trânsito.
Além de documentos e procedimentos, como vistorias, alteração de registro, emplacamento ou transferência de veículos.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar o serviço do despachante. Como os procedimentos exigem certo tempo, a terceirização é permitida.
Uma das exigências para atuar como despachante de trânsito é estar devidamente habilitado perante os respectivos órgãos públicos. E também estar inscrito no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Funções de um despachante segundo o Ministério do Trabalho
De acordo com o Ministério do Trabalho, as funções do despachante variam de acordo com cada categoria.
Veja quais são.
Despachantes aduaneiros
- Apresentam os documentos aos órgãos públicos;
- Param taxas e impostos;
- Separam mercadorias e bagagens;
- Acompanham a conferência física e retirada de mercadorias;
- Classificam as mercadorias;
- Enquadram os produtos nos sistemas de classificação e tarifação;
- Elaboram documentos de importação e exportação;
- Registram informações de importação e exportação de mercadorias no comércio exterior;
- Assessoram importadores e exportadores.
Despachantes documentalista e de trânsito
- Representam legalmente os seus clientes junto a órgãos e entidades competentes;
- Regularizam impostos;
- Solicitam a emissão de documentos, licenças, laudos e alvarás;
- Requerem isenções e cancelamentos de pagamentos e débitos;
- Gerenciam serviços e atividades dos clientes,;
- Organizam arquivos de dado;
- Monitoram datas de vencimento de documentos.
Áreas de atuação de despacho
Normalmente, um despachante realiza o seu trabalho de forma autônoma. Mas também costuma abrir o seu próprio escritório.
Todavia, há muitas outras oportunidades de atuação de despacho. No mercado, é possível encontrar vagas de emprego em empresas e instituições, como bancos, cartórios, portos, etc.
Pode ainda prestar concurso público para atuar diretamente para o governo, como o Detran, Receita Federal, Ibama, entre outros.
Como se tornar um despachante?
Para começar a trabalhar como despachante, algumas exigências são feitas para a atuação desse serviço.
Quem quer trabalhar como despachante aduaneiro deve trabalhar inicialmente como ajudante, pelo período de dois anos.
Após isso, o candidato realiza uma prova. Se aprovado, deve se inscrever no Registro de Despachantes Aduaneiros ou no Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros.
Para a função de despachante documentalista ou de trânsito, é preciso concluir o ensino médio e ter registro em órgãos estaduais.
Mesmo que essa profissão não tenha obrigatoriedade de um aperfeiçoamento, vale investir em cursos oferecidos em instituições privadas, como o Detran ou assembleias legislativas.
Sem dúvidas, essa capacitação faz uma grande diferença para que o profissional não tenha problemas em exercer a profissão, de forma legal.
Conclusão
Agora você já sabe o que faz e como se tornar um despachante. A profissão é uma grande contribuição para o dia a dia de pessoas e empresas que precisam resolver os processos burocráticos.
Então, facilita na hora de decidir qual é a melhor opção para você resolver todos os procedimentos necessários no futuro.
Artigos relacionados: