sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 08:35:42
Revista Portal Útil

O conteúdo "O que é PicPay e como funciona? Veja o guia completo" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Finanças em .


O PicPay é um aplicativo que tem conquistado o gosto popular das pessoas. Afinal de contas, o app tem como base a simplificação de processos. Por conta dele, o usuário consegue obter uma série de benefícios cômodos e que são vantajosos para o nosso bolso. Mas o que é PicPay?

À medida que o tempo passa, cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas ao aplicativo. No entanto, a verdade é que nem todo mundo sabe do que se trata ou mesmo como é o seu funcionamento. Mas, para poder aproveitar ao máximo todos os benefícios, deve-se obter clareza a respeito de tudo.

É bem provável que você já tenha visto o símbolo do PicPay em alguns comércios. Isso quer dizer que aquele estabelecimento aceita essa forma de pagamento. Então isso quer dizer que o PicPay é um cartão de crédito ou uma bandeira? Não necessariamente.

Na verdade, o PicPay é uma espécie de aplicativo financeiro, o qual permite que seus usuários possam realizar pagamentos sem que se utilize um cartão magnético como intermediador. Dessa forma, confere mais comodidade e segurança para todos os envolvidos.

Fora isso, não podemos deixar de falar que, ao pagar com o PicPay, o procedimento é muito mais rápido, tornando as coisas ainda mais cômodas.

Aplicativo de pagamento online PicPay

Mas ainda há algumas dúvidas sobre o assunto. O PicPay rende dinheiro? Qual é o banco do PicPay? Como abrir uma conta?

Gostou do que leu, e quer saber mais a respeito sobre o que é PicPay e como ele funciona? Então é só conferir os tópicos seguintes. Confira!

O que este artigo aborda:

PicPay o que é isso?

A primeira coisa que você deve entender a respeito desse assunto é que o PicPay não é uma instituição bancária. Sendo assim, ao criar uma conta no app, você não vai obter um número de conta tampouco será atrelado, obrigatoriamente, a um cartão de crédito.

Na verdade, o PicPay nada mais é que um aplicativo de pagamentos, o qual conta com uma carteira digital. Portanto, acaba por ser uma melhor alternativa em relação aos bancos tradicionais, já que garante maior conforto.

Lançado no ano de 2012, hoje o app está presente em diversos estabelecimentos através do PicPay para empresas. E, para poder realizar os seus pagamentos, você pode adicionar algum cartão na sua carteira, através de um procedimento bem simples e intuitivo.

No entanto, vale salientar que não é por não ser um banco que o PicPay tem soluções limitadas, mas muito pelo contrário. Na verdade, há diversos benefícios e facilidades para quem resolve utilizar o app. Dentre eles, podemos citar:

  • Gerar boletos para cobranças;
  • Gerar boletos para pagamentos;
  • Depositar dinheiro na sua conta;
  • Fazer recargas de crédito no seu celular;
  • Realizar pagamentos em estabelecimentos físicos e virtuais etc.

Fora isso, ao criar uma conta, cada perfil recebe um nome de usuário, o qual outras pessoas podem lhe encontrar por intermédio dele. Agora, no que tange os pagamentos, você pode tanto fazê-lo por transferência bancária ou mesmo por intermédio do Pix.

Ou, se você ainda tiver saldo na sua carteira, é possível utilizá-lo para pagamentos de serviços, como contas ou compras em lojas parceiras, por exemplo. Inclusive, o app possui um espaço próprio para compras que são feitas de cartões pré-pagos de redes parceiras, bem como:

  • iFood;
  • Netflix;
  • Spotify;
  • Uber.

PicPay é seguro?

Você já entendeu o que é PicPay, mas será que essa é uma plataforma segura? Como envolve o seu dinheiro e alguns dados sensíveis do seu cartão, é essencial saber se você pode confiar nesse aplicativo. Será que é seguro deixar dinheiro no PicPay? Sim!

E dizemos isso porque, nos dias de hoje, mais de 50 milhões de pessoas utilizam o aplicativo e, inclusive, ele é aceito em mais de 5 milhões de estabelecimentos que estão espalhados pelo Brasil. Fora isso, estima-se que o app movimente mais de R$3 bilhões por mês.

Fora isso, o PicPay segue todos os padrões e normas de segurança de dados PCI. Em relação às informações que o app recebe, todas elas são armazenadas em servidores muito seguros, além do fato de serem criptografadas.

E, caso queira fazer qualquer tipo de transação no app, será necessário autenticar com a senha pessoal ou identificação facial. Agora, um outro parâmetro para saber se algo é confiável, é ao observar o índice da empresa em sites como o Reclame Aqui.

De acordo com o perfil no site, o PicPay tem uma nota de 7.3, configurando-se como “bom”. Inclusive, a empresa respondeu mais de 99% das reclamações, sendo que grande parte afirma que voltaria a fazer negócio com a instituição.

Ademais, o aplicativo foi um grande ajudador para que pessoas pudessem receber o dinheiro do auxílio emergencial, uma vez que o próprio Governo Federal depositou sua confiança no app. Por isso, o aplicativo PicPay é seguro.

Como PicPay funciona?

O PicPay é um aplicativo onde você pode fazer pagamentos utilizando apenas seu celular. Por conta disso, você pode cadastrar um dos seus cartões de crédito na plataforma ou, se preferir, adicionar dinheiro na sua conta do app.

Se preferir, você ainda pode cadastrar o PicPay Card, que é um cartão múltiplo da plataforma que é capaz de gerar alguns benefícios, como até 5% de cashback em algumas compras. No entanto, não é obrigatório. Você pode sim adicionar outros cartões.

O objetivo do PicPay sempre foi o de facilitar as soluções do setor financeiro, assim como reformular a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro. Por conta desse fato, o app detém uma interface simples, mas que gera a possibilidade de pagar e receber valores apenas com o seu celular.

Para poder fazer alguma transação para um estabelecimento, é só vincular o seu cartão de crédito e começar a utilizar o sistema. É algo bem simples, fácil, rápido e intuitivo.

Como abrir conta no PicPay?

A primeira coisa que você deve fazer é baixar e criar uma conta no PicPay no seu celular, o qual está disponível tanto para Android quanto para iOS. Feito isso, basta seguir o seguinte passo a passo para poder ter uma conta:

  • Primeiro, abra o aplicativo e vá em criar conta;
  • Para dar seguimento, você deve informar alguns dados pessoais seus, como nome, sobrenome, data de nascimento, CPF etc.;
  • Basta preencher com todas as informações que o app solicitar;
  • Assim que terminar o cadastro PicPay, o aplicativo vai solicitar para que você adicione uma forma de pagamento. Mas, se quiser, pode deixar para depois.

Como faço para usar o PicPay?

Já falamos sobre o que é PicPay e como ele funciona. Mas, e agora, se você quer utilizar para fazer pagamentos, como fazer? Antes de tudo, você precisa cadastrar um cartão de crédito ou adicionar saldo na sua conta. Para adicionar saldo, é só seguir o passo a passo:

  1. Para colocar dinheiro na sua carteira, vá em “Carteira” e, em seguida, em “Adicionar”;
  2. Escolha a forma como deseja colocar o dinheiro;
  3. Ajuste o valor que deseja adicionar na sua carteira e clique em “confirmar”;

Agora, se você deseja pagar através do cartão de crédito, você precisa cadastrar um cartão. Para isso, siga o passo a passo:

  • Na tela inicial do app, aperte em “Carteira”;
  • Em seguida, na aba “Meus cartões”, aperte em “Adicionar um cartão”;
  • Depois, basta informar os dados do cartão, como número, nome do titular, CVV etc.

Mas e agora, como faço para pagar com PicPay? É bem simples!

  1. Ainda na tela inicial do aplicativo, vá em “Pagar”;
  2. Feito isso, você deve escolher qual tipo de pagamento deseja fazer, se é boleto, pessoas, QR Code etc.
  3. Em seguida, basta escanear o código ou digitar o número do boleto;
  4. Confirme os dados e valor do pagamento e confirme.

Viu só como é fácil e prática? Com o PicPay, você nem sequer precisa estar com o seu cartão de crédito para poder fazer um pagamento, o que torna as coisas ainda mais fáceis.

No entanto, ainda vale destacar que há lojas que aceitam essa forma de pagamento. Nesse caso, você deve selecionar a opção “Pagar nas maquininhas”. Feito isso, basta ler o QR Code que a máquina irá gerar e fazer o pagamento.

Dúvidas frequentes sobre o PicPay

Só saber o que é PicPay pode não ser o suficiente, uma vez que ainda há outras dúvidas a respeito desse assunto. Por isso, nos tópicos abaixo, iremos esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes a respeito do aplicativo. Confira.

PicPay é conta corrente ou poupança?

De todas, com certeza essa é a pergunta mais comum sobre o assunto. Mas, na verdade, a resposta é: nenhuma das duas. De acordo com o site oficial, a empresa se define como sendo “o maior aplicativo de pagamentos do Brasil”.

Ou seja, trata-se apenas de um correspondente bancário, o qual é contratado pelo Banco Original e CredNovo, ou seja, os donos do PicPay. Sendo assim, o PicPay é uma conta de pagamentos.

PicPay tem taxa?

No PicPay, não há nenhuma taxa de mensalidade, anuidade, cesta de serviço ou taxa de adesão. O que há são tarifas para alguns serviços de pagamentos ou custos. No entanto, sempre que houver essas taxas, o app irá informar.

PicPay faz empréstimo?

Sim, há empréstimo no PicPay mas o valor oferecido para empréstimo varia de pessoa para pessoa. Para fazer essa solicitação, basta:

  1. Entrar no aplicativo;
  2. Ir na aba “Pedir Empréstimo”;
  3. Selecionar “Empréstimo Pessoal”;
  4. Opte pela opção que mais lhe agradar.

PicPay é internacional?

O aplicativo em si, não. No entanto, se você tiver o PicPay Card, sim, ele funciona no exterior tanto na função débito quanto crédito.

O PicPay tem cartão de crédito?

Sim, se chama “PicPay Card”. No entanto, não é necessário ter esse cartão para poder aproveitar as vantagens do app. É possível utilizar algum outro cartão de crédito no app, mas o cartão de crédito da instituição oferece alguns benefícios a mais.

Conclusão

Através desse artigo, você entendeu sobre quem é o dono do PicPay, quais são as suas vantagens e como utilizar o aplicativo. Como pôde notar, trata-se de uma opção muito cômoda, prática e fácil.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Quais os serviços bancários feitos na lotérica da caixa?

Quais os serviços bancários feitos na lotérica da caixa?

Saia do seu banco: por que você deve investir por conta própria!

Saia do seu banco: por que você deve investir por conta própria!

O que é preciso ser declarado no Imposto de Renda?

O que é preciso ser declarado no Imposto de Renda?

5 dicas para saber se você está com estresse financeiro

5 dicas para saber se você está com estresse financeiro

Taxa de resgate: entenda o que é cobrado na hora de resgatar seus investimentos

Taxa de resgate: entenda o que é cobrado na hora de resgatar seus investimentos

Posso utilizar a previdência privada para comprar um imóvel?

Posso utilizar a previdência privada para comprar um imóvel?