Revista Portal Útil

O ditado que afirma que quem não é visto não é lembrado foi potencializado com o aumento do uso da internet. 

Hoje em dia, com mais de 80% da população brasileira com 10 anos ou mais acessando a rede mundial de computadores cotidianamente, é indispensável marcar território no ambiente digital para obter sucesso. 

Por isso, cada vez mais marcas investem na produção de conteúdos de qualidade em suas páginas e sites oficiais, bem como em anúncios online que têm como objetivo dar um bom posicionamento para a empresa, prospectar clientes e fidelizar os já existentes. 

Dessa forma, o marketing digital se torna uma ferramenta poderosa para quem quer se destacar na internet.

Esse ramo, que une comunicação e negócios, é o responsável por traçar estratégias efetivas antes de partir para a ação de fato, considerando o perfil da empresa, do público alvo, entre outros fatores que irão determinar o plano a ser seguido.  

Para que isso possa ser feito da maneira correta, existem etapas do marketing digital, que visam, por meio do planejamento, trilhar um caminho que tem maiores chances de sucesso do que a implementação de ações de forma aleatória. 

Conheça a seguir um pouco mais sobre essas etapas e descubra por que contar com profissionais especialistas na área é extremamente importante. 

O que este artigo aborda:

Etapas para uma campanha de marketing digital
Etapas para uma campanha de marketing digital
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Quais são as etapas do marketing digital?

Com tanto conteúdo produzido diariamente nos quatro cantos da internet – e do mundo – é preciso ter conhecimento de técnicas do marketing digital que farão a diferença no planejamento de toda estratégia. 

Do contrário, você corre o risco de não entregar um material de qualidade para o público alvo e fazer com que o objetivo não seja atingido, resultando na perda de tempo e, principalmente, de dinheiro. 

Portanto, é preciso seguir esse passo a passo, que vai desde a análise do cenário no qual a empresa está inserida até a implementação das ações planejadas. 

Como esse processo deve ser feito de forma minuciosa, o melhor é contar com uma agência de marketing digital, que será especializada em todo esse processo e irá ajudar a sua empresa a ter resultados satisfatórios de tráfego online e conversão de vendas. 

Veja o passo a passo detalhado para entender como esse tipo de trabalho é posto em prática. 

Analisando o cenário

Antes de iniciar qualquer ação, é preciso mapear qual é a situação atual na qual a empresa se encontra no mercado e no mundo digital. Nessa primeira etapa, são analisados os seguintes parâmetros: 

  • Como está o site oficial da marca? Funciona bem, sem bugs
  • Existem palavras-chave definidas? 
  • A página está adequada e preparada para conversão?
  • A interface é amigável para o usuário?
  • Como está a produção de conteúdos internos e externos?

Além desses, outros fatores podem ser analisados, como faturamento atual (para comparações futuras), números nas redes sociais, etc. 

Essa análise deve ser feita de forma cuidadosa pois, além de orientar os próximos passos, servirá como comparativo para analisar quais estratégias deram certo e quais precisarão ser adaptadas. 

Benchmarking

Mais do que saber como está o posicionamento da sua empresa no mercado, é preciso comparar essa realidade com a dos concorrentes diretos e indiretos. 

Afinal, quando está pesquisando por uma compra ou contratação de serviço, o cliente terá contato com várias marcas e irá escolher a que mais chamar a atenção e fizer sentido dentro de sua realidade. 

Por isso, precisamos entender qual é o potencial da empresa para sair na frente na corrida da internet, se é competitiva ou não, quais serão as dificuldades para alcançar um bom ranqueamento nos principais mecanismos de busca orgânica, etc. 

Aqui também é um bom momento para entender quem, de fato, são seus concorrentes, levando em conta a área de atuação da sua empresa, localização geográfica, perfil do público alvo, entre outros fatores. 

Definindo as melhores palavras-chave

Como dissemos, a produção de conteúdo e a oferta de produtos e serviços na internet é muito grande. 

Por isso, nem sempre seus clientes chegarão até você com facilidade, mas as palavras-chave podem dar o caminho das pedras para que isso aconteça.

Essas palavras são os termos mais utilizados pelos clientes em potencial na hora de fazerem uma pesquisa no Google ou em outros buscadores. 

Por exemplo, se a ideia é encontrar um bom serviço de pet shop, provavelmente a busca será feita usando os termos “pet shop”, “serviços de pet shop”, “melhor pet shop em X cidade”, etc. 

Cabe à equipe de otimização para mecanismos de busca (SEO) fazer essa mineração de palavras-chave, uma vez que não basta analisar o volume de buscas mensais, mas também o nível de concorrência de cada uma e sua segmentação.

Posteriormente, esses termos passarão a ser utilizados em sua página e conteúdos de blog e/ou categoria, para que os clientes possam ser efetivamente direcionados a eles. 

Estudos indicam que a maior parte dos usuários não passa da primeira página do Google para chegar ao resultado esperado e, sem o uso de palavras-chave adequadas, sua empresa não terá um bom posicionamento e, consequentemente, se tornará irrelevante. 

Quem são as personas?

Mais do que saber o que desejamos falar e como essa informação será transmitida, é preciso entender a persona no marketing digital

Com a análise do perfil dos clientes atuais e daqueles que queremos atingir, podemos criar uma persona condizente com a realidade, representando de maneira fidedigna quem são as pessoas que terão interesse em seu negócio. 

Quanto mais completa for a definição da persona – considerando idade, localização geográfica, perfil socioeconômico, objetivos, motivação, desafios, etc – melhor, pois assim teremos uma maior delimitação e poderemos produzir conteúdos mais qualificados. 

É importante lembrar que, dependendo do segmento da empresa e do que é oferecido por ela, é possível ter mais de uma persona e a equipe de marketing digital deve se atentar a isso. 

Definindo o plano editorial 

Após os estudos iniciais, partimos para a elaboração do plano editorial, que irá definir as pautas dos conteúdos a serem produzidos, que devem estar de acordo com o que o consumidor deseja saber, sanando dúvidas e oferecendo soluções. 

Lembre-se que o conteúdo precisa fazer sentido para clientes consolidados e também para potenciais, trazendo informações relevantes, novidades sobre o segmento, entre outros que sejam do interesse da(s) persona(s) definida(s) no passo anterior. 

Após aprovação dos temas, os profissionais responsáveis pela área de conteúdos otimizados iniciam a produção e implementação no site ou blog da empresa, bem como em portais parceiros que possam transmitir mais autoridade para seu site. 

Materiais de conversão

Outra etapa importante do marketing digital é a criação de conteúdos de conversão atrativos e relevantes, que podem vir em formato de guias, informativos, infográficos, e-books, entre outros, oferecidos de forma gratuita para seus clientes. 

A ideia aqui é levantar a necessidade do público alvo, mostrando como sua empresa pode resolver esses problemas de forma eficiente, prática e acessível. 

Uma boa estratégia é permitir acesso a esses conteúdos apenas depois que o cliente fornecer alguns dados por meio de formulário, como nome, contato telefônico, e-mail, etc, para que possa ocorrer a captação de leads qualificados. 

Esses leads são excelentes oportunidades de negócio para sua empresa, então não podemos deixá-los passar. 

Acompanhe os resultados e recalcule a rota quando necessário

Por último, mas de modo algum menos importante, é preciso acompanhar os resultados obtidos a partir da implementação das ações elaboradas nas etapas do marketing digital. 

Dessa maneira, pode-se ter um panorama ampliado, que permita a comparação da realidade inicial da empresa com a atual, analisando assim o que funcionou bem e o que pode ser deixado de lado ou, ainda, aprimorado. 

Assim, podemos lançar mão de novas estratégias e ferramentas, sempre visando bons resultados, como o aumento do tráfego online de usuários, melhor posicionamento da marca na web e, consequentemente, maiores índices de fechamento de negócios.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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