sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 03:04:07
Revista Portal Útil

O conteúdo "Como administrar aluguel de imóveis? Veja 6 dicas" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Negócio em .


A administração de aluguéis é delicada, porque esta tarefa vai envolver conhecimentos sobre finanças, legislação, mercado imobiliário, taxas, e vários outros pontos. Aprenda como fazer a gestão dos seus aluguéis de uma forma mais prática e sem complicações.

Seria um enorme desaproveitamento não vir aqui e partilhar com vocês algumas dicas sobre a rotina de um administrador de imóveis.

Viemos oferecer alguns conselhos, leia-os:

O que este artigo aborda:

Afinal, o que é a administração de aluguel?

 A palavra gestão vem do processo de organizar, organizar, planejar e tomar decisões. Primeiro, é importante entender esses dois termos separadamente quando se trata de administração de aluguel. Desta forma será possível unir e processar que o processo é complexo e consiste em condições.

Vender ou arrendar imóveis não é a única atividade. Devemos dar igual importância ao que o cliente aplica, pois para ele pode ser um sonho realizado, fruto de um compromisso de muitos anos.

Administração de aluguel

A gestão de imóveis é o procedimento inteiro da gerência de imóveis desde a prospecção e a ajuda ao locador para assim tornar disponível a locação, a parte burocrática, realização dos documentos até reparos de adversidades rotineiras ações de despejos.

Por que fazer administração de aluguel?

Se você é um revendedor resiliente e preparado para lidar com as situações inesperadas do dia a dia, a gestão de imóveis para locação garante um trabalho contínuo e sustentável, pois os lucros são transferidos com base no valor do aluguel.

Estima-se que existam mais de 10 milhões de imóveis para alugar, esses imóveis podem gerar lucros a longo prazo para vendedores reais. A operação e gestão de edifícios envolve atenção constante aos problemas e detalhes que ocorrem no dia a dia. Isso porque não é necessário abordar essas questões quando os proprietários transferem essa função para agências de habitação. De fato, resolver esses problemas com o trabalho revela ao seu cliente o quanto você é indispensável para ele.

A gestão é uma infinda peripécia com adversidades, mas traz consigo uma enorme e provável estabilidade de carreira. Se o seu negócio tiver boa aparência e alta qualidade de trabalho, é provável que mais clientes venham até você e, consequentemente, sua imobiliária tenha mais imóveis para administrar. 

Imagine uma circunstância em que um certo proprietário está querendo vender ou alugar seu imóvel, mas ainda não decidiu como vai proceder com o processo. Além disso, com início em seu trabalho antecedente, na popularidade de seus serviços, na qualidade de sua marca, vai ser capaz de identificar seu negócio e levá-lo às percepções dos donos.

Leia também: Valorização de imóvel: critérios, cálculos e taxas de valorização

Como administrar imóveis de aluguel?

Agora, confira algumas dicas que separamos para você de como administrar aluguel de imóveis sem complicação e burocracia.

1. Colocar um valor justo

Uma imobiliária possui pessoas capacitadas para determinar o preço certo do imóvel para locação, aptos a fazer a avaliação certa com base no mercado imobiliário. Quando se trata de locação, avaliar um imóvel é uma tarefa muito importante. Portanto, definir o valor correto do aluguel é fundamental. Para isso, é necessário considerar a localização, o tamanho, a idade do imóvel e outros fatores que afetam os preços dos aluguéis.

2. Fazer a Divulgação para administrar seu imóvel com eficiência

Para atender adequadamente visitantes e causar uma boa impressão, é necessário limpar e organizar o imóvel antes de receber as pessoas interessadas em alugar o imóvel. Caso opte por escolher gerir seu imóvel sem imobiliária, deverá realizar uma limpeza completa e completa, além de organizar móveis e outras coisas.

3. Marcar e receber as visitas

Uma das partes mais importantes daqueles que administram seus imóveis sem imóveis é o planejamento para receber visitantes interessados ​​em alugar imóveis.

Para isso, você deve planejar um bom período, afinal, uma visita completa pode exigir bem do seu dia, e, na maioria das vezes, não para o primeiro visitante que seu imóvel é alugado.

Durante a visita, lembre-se de mostrar cada espaço detalhadamente, enfatizando as vantagens positivas do imóvel. 

Um proprietário receptivo e educado que dedique um tempo para responder a todas as perguntas da parte interessada tem maior probabilidade de concluir a negociação mais rapidamente.

4. Fazer uma manutenção e fiscalizar obras e reparos no imóvel

Para quem opta por administrar seu imóvel sem uma imobiliária, uma das partes mais importantes é organizar e receber visitantes que tenham interesse em alugar o imóvel. 

Para isso, é preciso reservar bastante tempo, afinal, uma visita completa pode demorar vários minutos do seu dia e, na maioria dos casos, seu imóvel não é alugado no primeiro visitante. 

Durante o passeio, lembre-se de mostrar detalhadamente cada espaço do imóvel, enfatizando os pontos positivos e as vantagens do imóvel. Um proprietário que seja receptivo, cortês e tenha tempo para responder a todas as perguntas das partes interessadas têm maior probabilidade de concluir a negociação mais rapidamente.

5. Acertar as adversidades normais na locação

A gestão eficaz do seu imóvel requer “fé”, tempo e paciência para resolver problemas comuns que possam surgir durante uma locação. É comum que os imóveis apresentem alguns problemas e possam necessitar de reparos. 

Além disso, podem surgir conflitos entre locador e locatário, como atraso no pagamento do aluguel, divergências sobre reparos e outras questões que possam surgir durante o processo de contratação. 

A solução de problemas pode consumir bastante tempo do proprietário. Por isso, é fundamental estar atento a esse fato na hora de escolher uma locação sem a ajuda de um corretor de imóveis. 

A má gestão dos imóveis para aluguel pode gerar custos e estresse desnecessários, e é recomendável que você avalie se o aluguel por conta própria é uma boa opção.

6. Fazer o contrato de aluguel

O contrato de locação é importante para garantir os direitos e deveres das empresas interessadas na locação – o locador e o locatário. Para que o documento seja devidamente elaborado, é necessário:

  • Cumprir as leis vigentes de acordo com as disposições da Lei do Inquilinato nº 8.245;
  • Pré-aviso de prazo de locação, mesmo para locações de curta duração, inferior a 90 dias, o mesmo que para imóveis sazonais;
  • Notifique a garantia de aluguel selecionada. O locador sempre recomenda exigir que o locatário forneça garantias, como garantias, títulos, títulos de capital. De um modo geral, a garantia cobre normalmente 3 meses de renda do imóvel;
  • Para cobrança do locatário por eventuais danos materiais, o locador deve anexar ao contrato um relatório de vistoria detalhando o estado do imóvel no momento da entrega das chaves ao locatário;
  • detalhar as contas que serão de responsabilidade do inquilino, como água, luz, telefone, internet, apartamento, etc.;
  • Determinar o valor dos danos liquidados. Esta cláusula é importante porque visa garantir que o locador entregue o imóvel no prazo estipulado,

Ao administrar seu imóvel sem uma imobiliária, você precisa estar atento a esses pontos na hora de elaborar seu contrato. Porém, quando administrado por uma imobiliária, o proprietário não precisa se preocupar com essa tarefa.

Conclusão 

Bom, espero que tenhamos conseguido te ajudar com os seus problemas. 

Muito obrigada por ler até aqui e até o próximo artigo da Revista Portal Útil

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Alô RH: 3 sinais de que você deve trocar os benefícios que você oferece!

Alô RH: 3 sinais de que você deve trocar os benefícios que você oferece!

4 dicas de como usar hashtags no Instagram

4 dicas de como usar hashtags no Instagram

Dicas para posicionar um e-commerce de suplementos no Google

Dicas para posicionar um e-commerce de suplementos no Google

Condroitina: conheça o composto que ajuda em problemas articulares de cães

Condroitina: conheça o composto que ajuda em problemas articulares de cães

Como virar um profissional de SEO?

Como virar um profissional de SEO?

Melhores cursos de espanhol online

Melhores cursos de espanhol online