É sempre necessário estar atento para se destacar entre os concorrentes em uma plataforma tão disputada quanto o Instagram, por isso hoje nós vamos lhe mostrar 4 dicas e truques de como usar hashtags e conseguir mais seguidores no Instagram organicamente!
O que este artigo aborda:
- 1. Use o Insights para identificar as tags que funcionam melhor
- 2. Inclua hashtags no Instagram Stories
- 3. Evite hashtags proibidas e hashtags com spam
- 4. Entenda como as páginas de hashtag funcionam
- Conclusão
1. Use o Insights para identificar as tags que funcionam melhor
Se você já mudou sua conta para um perfil comercial do Instagram, você terá acesso a informações de postagem que informam quantas impressões você recebeu de cada hashtag utilizada em seus posts.
Selecione a postagem sobre a qual deseja dados e toque em Exibir insights abaixo da postagem à esquerda.
Deslize para cima para ver todos os insights desta postagem, incluindo o número de impressões que veio de cada hashtag utilizada.
Esses dados ajudam você a descobrir quais hashtags são mais eficazes para melhorar o alcance.
2. Inclua hashtags no Instagram Stories
As páginas de hashtag possuem um ícone do Instagram Story logo no canto superior esquerdo. Clique nele e você verá uma coleção de postagens de stories marcadas com a hashtag de pessoas com perfis públicos.
Existem duas maneiras de adicionar hashtags aos seus stories. A primeira forma é usando o adesivo de hashtag.
O segundo é que você pode simplesmente usar a ferramenta de texto e o símbolo # para digitar a hashtag da mesma maneira que faria em uma postagem de foto ou vídeo.
3. Evite hashtags proibidas e hashtags com spam
Quando conteúdo impróprio é associado a uma hashtag, o Instagram pode banir ou punir essa hashtag.
Algumas hashtags punidas você até irá conseguir clicar na tag, mas verá apenas as principais postagens. Você não verá postagens recentes e não haverá stories associadas à hashtag.
A única maneira de saber se uma hashtag foi banida é verificá-la antes de usá-la. Essa é uma boa prática a ser implementada toda vez que você adicionar uma nova hashtag ao seu repertório. O uso de hashtags banidas pode causar uma queda no engajamento, pois o uso de hashtags legítimas também pode se tornar menos eficaz porque você pode ser descartado no algoritmo .
Mesmo que eles não sejam banidos, você deve evitar hashtags que descaradamente solicitam curtidas e seguidores. Os exemplos incluem #followme, #like4like, #follow4follow, #tagsforlikes e assim por diante.
O uso dessas hashtags punidas atrairá bots, spammers e outros usuários do Instagram que não têm intenção de se envolver com você de maneira significativa. Eles também mostram a seus seguidores que sua marca está bem em se envolver em comportamento de spam. E isso não é uma boa aparência. Então tome cuidado com o que você usa e fala em suas postagens para não manchar sua marca.
4. Entenda como as páginas de hashtag funcionam
As páginas de hashtags são uma ótima maneira de expor seu conteúdo a um novo público, especialmente se você puder aparecer na seção de relevantes.
As páginas de hashtag exibem todo o conteúdo associado a uma hashtag específica. Se alguém pesquisar por frases de viagem, por exemplo, e a sua postagem for a mais recente com essa hashtag, será a primeira coisa que verá na seção Recente.
Claro, é muito mais fácil ficar no topo da seção Recente para uma hashtag menos popular ou realmente de nicho.
Lembre-se de que a seção Recente é classificada com base em quando cada postagem foi compartilhada originalmente. Se você adicionar hashtags posteriormente, seja por meio de um comentário ou editando a legenda, isso não fará com que sua postagem seja recente.
Conclusão
Depois de ver essas 4 dicas de como usar as hashtags do Instagram com certeza você deve estar bem mais seguro na hora de montar sua estratégia para crescer no Instagram organicamente.
Ficou alguma dúvida? Veja nossos outros posts sobre Instagram ou deixe um comentário, ficaremos felizes em lhe responder!
Artigos relacionados: