Revista Portal Útil

Fazer a contratação de seguros é algo bastante comum nos dias de hoje, principalmente a contratação de seguros de carro e seguros de vida. Inclusive, no ano de 2021, os prêmios acumulados dos seguros de vida subiram cerca de 12,62%, números que provam o quanto a contratação de seguros está crescendo.

Contratar um seguro de vida é algo realmente muito importante, especialmente porque se trata de uma forma de cuidar de si mesmo e também da família, no caso de algumas fatalidades acontecerem, visto que todos nós estamos sujeitos ao acaso todos os dias, não é mesmo?

No entanto, por mais que algumas pessoas pensem que contratar um seguro de vida seja simples, ou seja, pensam que basta chegar na seguradora, contratar e pronto. Mas, na verdade, é necessário saber de algumas coisas muito importantes antes de ir até uma seguradora e fazer a contratação do seguro de vida. 

Saber quanto custa um seguro de vida, por exemplo, é uma dessas coisas importantes. Porém, saber o que é seguro de vida, saber os detalhes sobre o valor do prêmio e da apólice e também sobre os tipos de cobertura que um seguro oferece, também é muito importante.

E se você está aqui hoje, fazendo a leitura deste artigo, é porque quer saber mais informações sobre o que é seguro de vida antes de fazer a contratação de um para você.

Logo, continue lendo nossa matéria até o final, e veja tudo que você precisa saber antes de contratar um seguro de vida para você.

O que este artigo aborda:

O que é seguro de vida?
O que é seguro de vida?
Pin It

Como funciona um seguro de vida?

Primeiro vamos falar mais brevemente sobre como um seguro de vida funciona. Basicamente, você irá pagar um valor todos os meses para a seguradora e, caso alguma coisa aconteça com você, sua família receberá um valor de indenização.

Porém, para saber em quais casos a sua família será indenizada, é preciso que você escolha as coberturas na hora de fazer a contratação do seguro, pois a sua família será indenizada apenas se o acontecimento estiver dentro das coberturas que foram contratadas por você.

Valor da apólice de seguro é diferente do valor do prêmio

Aqui vamos falar de algo muito importante sobre o seguro de vida que muitas pessoas acabam confundindo. O valor do prêmio do seguro de vida é muito diferente do valor da apólice do seguro, e é necessário deixar isso bem claro para que você entenda bem antes de fazer a contratação de um seguro.

O valor do prêmio do seguro de vida é o valor que você irá pagar para a seguradora para ser segurado por ela. Geralmente o valor é pago em parcelas mensais, e o valor vai variar de acordo com a sua situação e também de acordo com as coberturas que você escolher.

Já o valor da apólice do seguro, é o valor que a sua família vai receber como indenização no caso de algo acontecer com você. Então, como você pôde notar, os valores do prêmio e da apólice não são iguais.

Também é importante dizer que quanto maior o risco do sinistro, maior é o valor do prêmio, ou seja, maior é o custo do seguro. Isso quer dizer que quanto maiores as chances da seguradora pagar uma indenização, maior será o valor que o segurado terá que pagar a ela.

Quais são os tipos de cobertura que um seguro de vida oferece?

Agora que já falamos sobre o que é seguro de vida, e explicamos que o valor da apólice de seguro não necessariamente é o mesmo valor do prêmio, vamos falar um pouco sobre quais são os tipos de cobertura que um seguro de vida oferece. 

Afinal de contas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as coberturas não estão inclusas em qualquer pacote contratado, na verdade, na hora que você vai fazer a contratação de um determinado pacote, é a hora que você vai escolher quais tipos de cobertura quer para ele. 

Então, para conseguir uma indenização da seguradora em determinadas situações específicas, é necessário que você escolha quais seriam essas situações, que seriam as coberturas, as quais podem variar de seguradora para seguradora. 

No entanto, basicamente, algumas das coberturas que a grande maioria das seguradoras oferecem são as seguintes:

  • No caso de invalidez total ou parcial por conta de algum acidente;
  • Morte;
  • Necessidade de utilizar para determinadas despesas médicas;
  • No caso de invalidez total ou parcial por conta de alguma doença;
  • Cobrir determinadas despesas médicas, odontológicas ou hospitalares;
  • Diárias de internações hospitalares por determinados motivos.

Porém, é sempre preciso se lembrar que existe o período de carência em todo e qualquer seguro de vida e para cada tipo de cobertura, portanto, se algo acontecer antes do período de carência acabar, nada será coberto pelo seguro. Então, confira os períodos de carência antes de realizar a contratação.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Guilherme Carvalho

Advogado com atuação em Direito Penal, Civil e Trabalhista. Bacharel em direito na Faculdade Autônoma de Direito e Pós-graduação em Direito Contratual na Faculdade Metropolitana.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse