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A maioria das pessoas, especialmente os mais jovens, querem seguir marcas que tanto gostam. Afinal, querem estar conectados às últimas novidades sobre a empresa e seus produtos.

Mas engana-se que ter um perfil com muitos seguidores é uma jornada fácil. Portanto, para ganhar mais seguidores no Facebook ou aumentar visualizações no Instagram é necessário produzir o tipo de conteúdo que interessa ao seu público-alvo. 

Como você verá neste artigo, é mais sobre quem você é como marca do que sobre o tipo de conteúdo que você está produzindo. Você precisa mostrar que é confiável para atrair mais seguidores nas mídias sociais.

O que este artigo aborda:

Estratégias para aumentar os seguidores em mídias sociais
Estratégias para aumentar os seguidores em mídias sociais
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Tenha um perfil que seja interessante

Se você utiliza suas mídias sociais apenas para fazer publicidade de produtos, talvez você não esteja aproveitando todo o potencial desta incrível ferramenta.

Se as pessoas o acharem desinteressante ou pouco profissional, você terá dificuldades para fazer vendas. As pessoas querem encontrar conexão com as marcas que seguem, por isso, é importante gerar conteúdo relevante.

Use a automação ao seu favor

Você pode gerenciar todos os seus meios de comunicação a partir de um único local.

Você pode agendar posts com antecedência e publicar em horários preferenciais para que o maior número de pessoas veja seu conteúdo.

Através destas ferramentas, ainda é possível analisar quão bem estão indo suas publicações. Com a automação, você estará publicando com frequência suficiente para expandir sua presença e aumentar sua contagem de seguidores.

Concentre-se no atendimento ao cliente

É comum que clientes tenham dificuldades com um produto e acabam utilizando as mídias sociais em busca de ajuda, em vez de esperar por uma resposta a um e-mail ou fazer um telefonema. Portanto, em seu negócio, concentre-se em ajudar as pessoas.

Isso também é importante para aumentar a percepção de valor de sua marca.

Com um atendimento adequado, essas pessoas farão novas compras e indicaram sua marca se souber que poderão confiar em você para os auxiliar com qualquer dificuldade.

Promova suas contas de mídia social 

Tenha uma mensagem clara que deseja transmitir a seus clientes. 

Certifique-se de que é algo que eles entenderão e serão atraídos a isso. Além disso, deixe claro como suas ações podem impactar positivamente em suas vidas.

Para quem possui loja virtual, é importante adicionar ícones sociais e feeds ao seu website.

Veja também: Como montar uma loja de roupas femininas do zero.

Crie engajamento

Use o poder da mídia social para promover o engajamento com sua comunidade. Comece a se envolver em conversas sobre temas relacionados aos seus produtos e seja receptivo a cada comentário.

Se você quiser responder perguntas em postagens, publique-as. As relações reais com seu público serão desenvolvidas como resultado de você aumentar sua presença.

Acompanhe seus competidores

Você quer saber quem eles são, onde estão, o que estão fazendo, o que costumavam fazer, o quão bem estão fazendo e se representam uma ameaça para seus negócios. Você pode identificar lacunas em sua estratégia com tudo isso.

Descubra quais redes eles estão, quão grande é seu público, com que frequência eles publicam, quanto engajamento eles recebem, em que são bons e não tão bons. 

Faça uma análise e busque aprender com os acertos e erros dos seus concorrentes.

Saiba o que está sendo dito nas redes sociais

Ouça as menções de sua marca e depois acompanhe-as, analise-as e responda a essas conversas. 

Em termos gerais, você deve monitorar as conversas relevantes em sua área e os pensamentos que as influenciam.

Estabeleça sua voz e tom de mídia social

Lembre-se que quando você fala, escreve, agradece e faz conexões com as pessoas, você está exibindo sua marca. As pessoas estão visualizando a sua marca.

Transforme seus leitores em heróis de sua própria história. Escreva a partir de sua perspectiva. Diga-lhes o que eles podem esperar e que benefícios eles terão.

Seja claro sobre o potencial do seu produto.

Esteja presente nos canais mais relevantes para seu negócio

Existem diversas redes sociais, como é sabido por todos. Procure estar presente nas principais, e que estejam relacionadas com seu negócio.

Em geral:

  • O Facebook envia mais tráfego de um site do que qualquer outra pessoa e está focado em notícias e entretenimento.
  • O Twitter se tornou uma plataforma de mídia, onde a visibilidade da pessoa e dos seus produtos/marcas são muito importantes.
  • O Instagram é altamente visual e não é ideal para direcionar o tráfego de blogs ou sites. É mais adequado para marcas visuais fortes.

Veja em quais redes seus concorrentes estão e onde estão indo bem e use isso como um indicador de que você tem um público potencial nessa rede.

Melhores práticas do Facebook

Use hashtags com moderação e tente trabalhar diretamente com a sua própria hashtag.

Carregue os vídeos diretamente no Facebook, porque eles querem que você fique no Facebook em vez de consumir conteúdo em outros sites. Direcionar conteúdo de outras plataformas comprovadamente diminui o alcance de sua publicação.

Um vídeo em um player dentro da plataforma geralmente tem resultados melhores do que os links para vídeos do YouTube. Mantenha a cópia de seu vídeo curta e evite tons excessivamente promocionais.

No Twitter

Responder aos comentários de todos é uma boa prática. 

É sempre importante, mas especialmente no Twitter. Evite o uso de hashtags de spam, ou aquelas que não fazem sentido com sua publicação.

Use imagens para estimular o engajamento. Automatize sua programação no Twitter, pois é uma rede de alto volume que requer atualizações constantes para ser bem sucedida.

No Instagram

Esta é a plataforma mais poderosa para marcas visuais. Use marcadores de localização em posts.

Certifique-se de que suas hashtags sejam relevantes para seu conteúdo, não usando mais do que você precisa. Você deve se esforçar pela autenticidade, em vez de apenas gerar vendas.

Para inspirar e se divertir, não apenas promova sua marca na tentativa de ganhar seguidores. Crie conteúdo e permita que as pessoas interajam com suas publicações.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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