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Segmentar o público-alvo é uma ação importante, pois ele dará a consistente e a base para todas demais ações de marketing que a empresa vai executar.

Saber segmentar o público-alvo traz uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Melhor produção de conteúdo;
  • Criação de propaganda persuasiva;
  • Direcionamento efetivo de recursos publicitários;
  • Reconhecimento de marca no segmento;
  • Entre outros.

Sabendo da importância de segmentar o público-alvo resolvemos produzir esse artigo Aqui você encontrará passo a passo como fazer essa ação. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

O que este artigo aborda:

Passo a passo de como segmentar seu público-alvo
Passo a passo de como segmentar seu público-alvo
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Conheça o mercado

Para segmentar o seu público é necessário, sobretudo, conhecer o mercado sobre o qual a empresa trabalha.

Se estamos falando de uma especializada em fios e cabos elétricos, por exemplo, é preciso estudar os fornecedores de matéria-prima do setor, tal como as formas de que as empresas concorrentes atuam e encontram seus clientes.

Realizar uma pesquisa de mercado é uma forma que ajuda a segmentar público-alvo, além de coletar dados relevantes para tomadas de decisão de sua empresa.

Crie a persona

No marketing a persona é conhecido como o cliente ideal que precisa ser alcançado através de ações de marketing e análise de comportamento.. 

Esse cliente tem um determinado estilo de vida, atua em determinado setor comercial, tem alguns tipos de hobbies e hábitos. Enfim, são algumas características que fazem com que aquela pessoa seja um alvo da sua empresa.

Se você tem uma empresa que fabrica detergente clorado, por exemplo, para criar a persona é necessário coletar e analisar dados como o demográfico, levantando dados como: gênero, faixa etária, renda básica, ramo de ocupação, renda familiar, escolaridade e estado civil.

Outros dados relevantes para análise são características de estilo de vida, psicológicas ou a análise comportamental, como iremos falar a seguir.

Veja também: Buyer Persona: O Que É e Como Criar Para Sua Empresa

Análise comportamental

A análise comportamental é um fator muito importante que ajuda a segmentar o público-alvo e ajuda a empresa a alcançar o cliente com mais precisão.

Nela é estudado a análise de consumo das pessoas segmentadas em grupos, sobre uma perspectiva da psicologia humana.. 

A partir da compreensão do padrão, é possível trabalhar com a criação de gatilhos para atingir o público-alvo e estimular o consumidor a adquirir o produto.

Faça um planejamento

Tendo traçado características do seu público-alvo, é preciso iniciar um planejamento de otimizar ações de marketing voltadas para ele em busca de resultados. 

A intenção é fazer com que a marca esteja presente em momentos específicos, do qual terá atenção desse cliente.

Se for uma empresa que faz mancal de rolamento, por exemplo, estar presente em feiras, revistas de tecnologia e em parceria com influencers do segmento dentro da web, é uma maneira efetiva de segmentar o público-alvo. 

Agora uma empresa que vende roupas infantis, por exemplo, ter a marca presente em diversos distribuidores do mercado, além de propagandas em lojas e exposição tanto na web quanto em vias públicas, vai ajudar a segmentar e atingir o público-alvo.

Chega ao fim nosso artigo explicando como fazer passo a passo a segmentação do público-alvo. realçamos que essa ação é fundamental para desenvolver as forças produtivas da empresa e dar sustentabilidade para ações de marketing.

Se gostou do conteúdo compartilhe para informar mais pessoas e siga para conferir outras dicas de marketing empresarial.

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