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Em um mercado cada vez mais competitivo, o marketing para restaurantes tem sido fundamental para o crescimento e sucesso de inúmeros negócios nos últimos anos.

Isso porque, com as estratégias certas, é possível atrair e fidelizar clientes, gerar mais visibilidade, alcance, engajamento e muito mais, de modo que o seu negócio cresça exponencialmente.

E a boa notícia é que as dicas que separamos aqui funcionam para os mais variados tipos de estabelecimentos gastronômicos, desde restaurantes peruanos até hamburguerias, bistrôs, cafés , restaurante árabe, etc.

Portanto, se você quer saber mais sobre marketing para restaurantes e como ele pode ajudar o seu estabelecimento a ter sucesso na internet, não deixe de conferir as informações que separamos neste artigo!

O que este artigo aborda:

Marketing Para Restaurantes: Como Ter Sucesso na Internet
Marketing Para Restaurantes: Como Ter Sucesso na Internet
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Como ter sucesso na internet com o marketing para restaurantes

1. Redes sociais

Você provavelmente tem uma ou mais contas em redes sociais, certo? Pois então, da mesma forma que você está nesses canais, inúmeros clientes em potencial também estão.

Portanto, aproveite as redes sociais em prol do seu restaurante, utilize-as de maneira estratégica e planejada e, aos poucos, você verá os ótimos resultados que elas podem proporcionar.

E para isso, é importante se atentar a algumas dicas, como:

  • Publicar regularmente;
  • Caprichar nas imagens e vídeos;
  • Incentivar a interação, o engajamento e o compartilhamento;
  • Responder comentários, dúvidas, críticas, elogios e sugestões;
  • Variar os formatos (imagens, vídeos, Gifs, textos, lives, reels, stories, etc.);
  • Divulgar cupons, promoções, eventos e ações pontuais;
  • E criar uma identidade visual, de modo que as pessoas “batam o olho” e já identifiquem que é uma postagem do seu estabelecimento.

2. Site funcional e responsivo

O site é a vitrine do seu restaurante na internet. Portanto, é essencial que você invista nele, de modo a ter um canal completo e atualizado do seu estabelecimento para os consumidores.

Por exemplo, com o site você pode:

  • Colocar informações como história, endereço, telefone e horário de funcionamento;
  • Publicar depoimentos de clientes;
  • Divulgar ofertas, cupons e condições especiais;
  • Colocar o cardápio completo;
  • Disponibilizar um espaço para que os clientes possam fazer reservas;
  • E muito mais.

Além disso, em complemento ao site, vale a pena também ter um blog. Assim, você poderá postar nele dicas, notícias, novidades, tendências do setor e muito mais e, com isso, você poderá construir uma audiência e se tornar uma referência no assunto.

3. Publicidade online

Crescer organicamente na internet, isto é, sem pagar nada, além de não ser tão simples, é algo que leva tempo.

Portanto, se você não vê a hora de obter resultados com a internet, não deixe de investir em publicidade online, isto é, em anúncios, pode ser no Google, em sites de terceiros, em redes sociais, etc.

Hoje, graças à internet e a uma série de ferramentas e plataformas disponíveis, há diversas possibilidades para anunciar e, com certeza, pelo menos uma delas trará resultados para o seu restaurante.

Além do mais, anunciar na internet é muito mais em conta do que em veículos de mídia tradicionais e possibilita uma ótima capacidade de segmentação que, de maneira simples e direta, significa “aparecer para a pessoa certa na hora certa”.

4. Google Meu Negócio

O Google possui diversas plataformas e ferramentas para ajudar empresas e uma delas é o Google Meu Negócio.

Com ele, você pode criar um cartão do seu estabelecimento gastronômico, de modo que ela sempre apareça quando clientes procurarem pelo seu restaurante no Google. Inclusive, isso é ótimo para estratégias locais.

E nessa ficha há diversas informações, desde endereço e horário de funcionamento, até link para o site e avaliações de consumidores. E a boa notícia é que essa ferramenta é gratuita e bem simples de usar.

5. WhatsApp Business

Há anos o WhatsApp vem sendo um dos aplicativos mais populares do mundo e, por conta desse sucesso, inúmeras empresas estão encontrando maneiras de utilizá-lo para conseguir mais negócios.

É por isso, inclusive, que em 2018 foi lançado o WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo.

Portanto, outra estratégia de marketing para restaurantes que você deve investir para ter sucesso é o WhatsApp Business.

Assim, o seu estabelecimento terá um canal mais prático, direto e que basicamente todo mundo conhece.

E claro, com isso será mais fácil fazer pedidos e reservas, se relacionar com clientes, enviar ofertas e cupons, pedir feedbacks e muito mais.

Tenha sempre uma coisa em mente: esteja onde seus clientes estão.

6. Aplicativos

Além do WhatsApp, mencionado anteriormente, é de suma importância que o seu estabelecimento gastronômico esteja presente em aplicativos ou que crie o seu próprio aplicativo de delivery.

Isso porque, muitos consumidores modernos preferem a facilidade e a praticidade de se fazer um pedido por meio de um app.

Não é à toa, inclusive, que iFood, Uber Eats, Rappi, entre outros, fazem tanto sucesso atualmente.

Portanto, outra estratégia de marketing para restaurantes que vale a pena você investir são os aplicativos. Busque se informar sobre cada um deles, principalmente em questão de taxas, e escolha aquele ou aqueles que mais fazem sentido.

Agora, se você tiver uma verba disponível para criar o seu próprio aplicativo pode ser mais interessante, afinal, você terá total controle sobre ele e não precisará pagar taxas, como acontece com os apps que citamos logo acima.

E para todas as ações e estratégias que você investir, jamais deixe de considerar a experiência do consumidor. Pense sempre em tudo, em cada detalhe para que ela seja a mais agradável e fluida possível.

Viu só como o marketing para restaurantes pode ajudar o seu negócio? Portanto, invista nele e não dependa apenas do “boca a boca”. Hoje, graças à internet, você pode ter muito mais alcance e resultados. Saiba aproveitar isso.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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