Revista Portal Útil

Quando se fala em SEO, muitas pessoas pensam apenas em otimizar o conteúdo escrito para que ele seja achado mais facilmente pelos motores de busca.

No entanto, a experiência do usuário dentro do site é uma métrica cada vez mais usada pelo Google para avaliar a qualidade de uma página, sendo fundamental para qualquer projeto de SEO.

Portanto, é fundamental aliar a melhor experiência de usuário possível na visualização da página com um conteúdo de qualidade, fazendo com que o leitor do artigo sinta-se satisfeito ao acessar seu site.

O que este artigo aborda:

Saiba mais sobre o Largest Contentful Paint (LCP), métrica do Google
Saiba mais sobre o Largest Contentful Paint (LCP), métrica do Google
Pin It

O que é o Largest Contentful Paint?

Largest Contentful Paint é uma métrica que avalia o tempo que demora para um site mostrar ao usuário o maior conteúdo em tela de forma completa.

Entre os elementos relevantes para o LCP podem ser considerados aqueles que possuem interação direta com o usuário, como imagens, tags, vídeos, texto e imagens de fundo da página.

Vale notar, no entanto, que a definição do Google para o LCP leva em conta apenas o que o site exibe de primeira, sem que o usuário precise rolar a página para baixo.

Naturalmente, essa é uma métrica importante para avaliar a velocidade do site e determinar se ele traz uma boa experiência ao usuário.

Largest Contentful Paint e Core Web Vitals

Nos últimos anos, o Google vem dando importância cada vez maior para o Core Web Vitals, um conjunto de métricas usada para avaliar a qualidade da experiência do usuário que um site proporciona.

O LCP é apenas uma dessas três medidas, sendo as outras duas o First Input Delay (FID), que mede a interatividade de um site, e o Cumulative Layout Shitf (CLS), que mede a estabilidade visual da página.

Portanto, essas outras métricas também são de grande importância para a satisfação do usuário ao entrar no seu site e para o rankeamento em motores de busca.

Qual é a importância do LCP para o SEO?

O Google considera essa métrica como fundamental para a qualidade de um site. Portanto, se o Largest Contentful Paint demora para carregar, o mecanismo de busca pode penalizar o site.

Por exemplo: um artigo sobre dieta vegana está perfeitamente escrito, tirando todas as dúvidas sobre o assunto e com o texto otimizado para as palavras-chave corretas.

No entanto, quando o usuário clica no site, ele demora para carregar e não mostra o conteúdo de valor rapidamente. Isso faz com que o leitor saia do site e procure outra plataforma para se informar.

Portanto, garantir que essa métrica esteja a mais otimizada possível é fundamental para que seu site tenha um bom ranqueamento nos motores de busca.

Como avaliar o Largest Contentful Paint no meu site?

Felizmente, é possível avaliar o Largest Contentful Paint do seu site através de uma série de ferramentas gratuitas e, com isso, melhorar a navegação em sua plataforma.

Talvez a ferramenta mais utilizada seja o PageSpeed Insights, ferramenta do próprio Google cuja função é avaliar a velocidade de um site.

Para usá-la, basta entrar no site da ferramenta, digitar o nome do seu site e aguardar pela avaliação. Ele dá uma nota para o site, bem como sugestões para a sua melhoria.

Isso pode ser de grande ajuda, uma vez que o PageSpeed Insights oferece soluções claras para melhorar o site, fornecendo um relatório dos elementos que mais atrasam o carregamento da página.

Como melhorar o Largest Contentful Paint?

Existem algumas medidas que podem ser usadas para melhorar o Largest Contentful Paint no seu site e, com isso, melhorar seu desempenho.

A primeira delas é otimizar o tamanho das imagens. Para cada tipo de imagem, seja o logo do site, uma imagem em miniatura ou outro tipo, existe um tamanho recomendado. Nesse caso, usar o tamanho indicado impede que imagens muito grandes sejam adicionadas desnecessariamente.

Existem plugins que fazem o ajuste automático do tamanho das imagens, como é o caso do ShortPixel, plugin para o WordPress. Muitos desses plugins oferecem planos gratuitos limitados e planos pagos para soluções mais completas.

Outro ponto importante é evitar o uso de JavaScript na página, pois usar esse recurso tende a aumentar o tempo que a página demora a carregar.

Por fim, fazer uso de um bom servidor pode aumentar imensamente no LCP, uma vez que alguns servidores compartilhados tendem a possuir um limite em suas velocidades.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse