sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:14:41
Revista Portal Útil

O conteúdo "Pode ir de vestido estampado em casamento?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Moda em .


Foi convidada para ir a um casamento e agora precisa pensar na roupa que vai usar? Essa é uma ocasião muito especial para os noivos e, se você foi convidado, com certeza é porque eles querem ter a sua presença nesse momento inesquecível da vida deles.

Mas, dentro desse contexto, é possível que você tenha algumas dúvidas, haja vista que há várias coisas a se considerar. Será que pode ir de vestido estampado em casamento? Qual seria a roupa mais adequada para comparecer a um evento como esse?

Ou, ainda, como deve ser a maquiagem? Dúvidas como essas são muito comuns, em especial para quem é mulher, uma vez que há ainda mais coisas das quais você deve se preocupar. Então, se você quer saber se pode ir de vestido estampado em casamento é só continuar nos parágrafos seguintes! Confira.

O que este artigo aborda:

Posso ir de vestido estampado em casamento?

Se alguém lhe fizesse essa pergunta, como você iria responder? A grande maioria das mulheres muito provavelmente iriam responder que depende de algumas circunstâncias. Para um casamento pela tarde, os vestidos estampados seriam uma boa opção.

No entanto, a verdade é que, independente do local ou do horário do casamento, você pode sim ir de vestido estampado em casamento. É claro que, para poder usar um modelo como esse, é necessário ter certos cuidados.

Vestidos estampados

Afinal de contas, um casamento, querendo ou não, exige uma certa formalidade. E não estamos querendo dizer que peças estampadas não tenham essa característica. Apenas estamos dizendo que é preciso um certo cuidado em mesclar as composições.

A verdade é que não há qualquer tipo de proibição sobre o uso de vestido estampado. E isso acontece porque a moda para festas e casamento tem sido cada vez mais flexível. A grande ressalva se limita ao fato de ter cautela em relação ao comprimento, fora o fato de não ser um vestido de malha.

Fora isso, vale destacar que eventos que ocorrem pela tarde são menos formais do que aqueles que ocorrem à noite. Em situações como essas, é possível brincar um pouco mais com as cores. Elas podem ser mais claras, por exemplo, ou com padronagens.

Agora, se o casamento ou a festa for MUITO formal, estilo black tie, o mais apropriado de fato seria ir com vestido liso de cor única. No entanto, hoje em dia, são poucos os eventos que ainda possuem tamanho grau de formalidade.

Quais cuidados preciso ter ao usar um vestido estampado em casamento?

Você já entendeu que pode sim usar um vestido estampado em casamento, mas que é necessário ter certa cautela. E isso acontece porque, querendo ou não, um vestido como esse coloca a mulher em evidência.

Então, se você colocar um vestido muito curto, ele pode beirar o vulgar, o que não é de bom tom para uma festa mais elegante. Por isso, tome cuidado para não ficar com visual meio “piriguete”. É claro que você pode usar um vestido mais curto, mas se atente ao tamanho.

Além do mais, não podemos deixar de citar o cuidado que você deve tomar em relação ao tecido. Por mais que seja uma festa à tarde, num local descontraído, opte sempre por um tecido que seja mais nobre. Então, nada de usar malha.

A malha é um material que serve muito bem para estilos casuais, o que não é o caso de um casamento. No geral, formaturas e casamentos exigem um pouco mais de formalidade, por mais que tenha algum resquício de formalidade.

Fora isso, outro cuidado que você deve tomar ao usar um vestido estampado, é em relação aos acessórios. Como já há muita informação no seu vestido, o ideal é não poluir demais, para não ficar muita informação.

Ou seja, evite o excesso de informação visual. O ideal é tentar harmonizar com brincos, pulseiras, sapatos ou bolsas que dialoguem com todo o seu look. E isso inclui a cor. Não utilize algo que fique desarmônico. Não crie um “confronto de cores”.

Dicas para usar vestido estampado em casamento

Você já viu que é possível sim usar um vestido estampado em casamento, mas que isso não é tão fácil quanto parece. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos dar algumas dicas de como não errar na hora de usar esse look.

Opte por modelagem clássica

A fim de deixar a estampa elegante, a melhor coisa a fazer é não exagerar na modelagem. Opte por tecidos nobres e refinados, como cetim de seda, crepe e zibeline.

Fuja dos decotes

Decote + estampa não é adequado para um casamento. Por isso, sempre equilibre na hora de se produzir. Se o vestido tiver uma abertura nas costas, a peça deve ser mais fechada na parte da frente.

Cuidado com as cores

Quanto mais cor tem a sua roupa, mais informal ela fica. Por isso, procure por estampas que tenham no máximo quatro tonalidades.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Diferentes formas e diferentes usos da tão amada blusinha

Diferentes formas e diferentes usos da tão amada blusinha

Como combinar calçados masculino

Como combinar calçados masculino

Canal de Moda no YouTube: Veja 5 Opções

Canal de Moda no YouTube: Veja 5 Opções

Como escolher a roupa infantil certa para o verão

Como escolher a roupa infantil certa para o verão

Quais as principais tendências para o verão 2022?

Quais as principais tendências para o verão 2022?

5 looks para combinar com a sua camisa feminina

5 looks para combinar com a sua camisa feminina