segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 06:28:28
Revista Portal Útil

O conteúdo "Os 5 piores alimentos para diabéticos e opções saudáveis" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Alimentação em .


Uma alimentação balanceada tem um papel fundamental no controle da diabetes tipo 2, doença na qual o pâncreas não produz insulina suficiente para satisfazer as necessidades do indivíduo.

Estamos em uma fase da vida em sociedade que podemos dizer que mais pessoas morrem por comer demais do que por comer de menos.

Não somente, hoje em dia, existem os chamados “açúcares escondidos” que podem piorar bastante a qualidade de vida de uma pessoa com diabetes.

Por isso, neste texto, vamos falar sobre os piores alimentos para que você não caia nessas armadilhas!

Vamos conhecê-los?

Os 5 piores alimentos para diabéticos e opções saudáveis

O que este artigo aborda:

Por que se atentar a alimentação é tão importante para o diabético?

Ter a diabetes controlada é muito diferente de tê-la medicada. 

Isso porque quando o remédio não é acompanhado de uma reeducação alimentar, a pessoa acaba vivendo uma série de complicações decorrentes da doença além dos próprios efeitos colaterais da medicação.

Por isso, é muito importante atentar-se à alimentação sempre, assim, é possível conquistar mais qualidade de vida sem abrir mão de uma alimentação equilibrada.

E para te ajudar a encontrar o melhor equilíbrio, nada melhor que contar com um glicosímetro para estar sempre por dentro de como está a sua saúde.

Neste link, você encontra uma seleção dos 5 melhores medidores de glicose para te ajudar nessa empreitada.

Os 5 piores alimentos para diabetes

Abaixo, você encontrará uma lista com os 5 piores alimentos para quem é diabético.

Caso você seja novo nesse assunto, você pode se sentir como se você não pudesse comer mais nada e fosse passar fome.

Mas te asseguramos que não é bem assim. Logo depois, iremos listar alguns alimentos indicados para pessoas que convivem com essa doença. Então, continue lendo e não desanime.

1. Alimentos à base de trigo

Todo e qualquer alimento feito com farinha de trigo são quebrados em açúcares pelo sistema digestivo e posteriormente absorvidos pelo seu corpo.

Independente de serem alimentos integrais ou mesmo enriquecidos com vitaminas, eles são os grandes vilões da dieta e do adoecimento dos diabéticos.

Isso significa que biscoitos, pães, macarrão, comidas congeladas e diversos outros alimentos devem ser evitados a todo custo por quem tem essa doença.

2. Bebidas doces

No rol de bebidas doces se enquadram refrigerantes, sucos de caixa, energéticos e praticamente qualquer bebida industrializada.

Mesmo aquelas tidas como light e diet como os zero açúcar são um problema para essas pessoas, pois costumam ser bastante calóricas.

Sendo assim, mesmo que não tenha adição direta de açúcar, acabam contribuindo para desregular o balanço energético do indivíduo que vive com a diabetes.

Então, corra sempre que possível de alimentos industrializados e ultraprocessados. 

3. Leite de vaca

O leite de vaca é um alimento rico em lactose, um açúcar natural dessa bebida, mas que se torna um verdadeiro veneno no corpo do diabético.

Se você gosta de leite, a primeira coisa que se passa pela sua cabeça agora é que você pode comprar o leite sem lactose e está tudo bem, certo?

Na verdade, não é bem assim.

O leite sem lactose passa por um processo industrial que quebra a lactose em dois outros açúcares, resultando em glicose e galactose.

Sendo assim, nenhum tipo de leite de vaca é indicado para pessoas diabéticas, seja líquido ou em pó. 

4. Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas em geral estimulam a desidratação, aumentando a concentração de açúcar no sangue. 

Não somente, diversas bebidas são preparadas utilizando xaropes ou mesmo açúcar. Sendo assim, um único copo pode ser suficiente para resultar em um pico de glicose.

5. Carnes processadas

Não são só os alimentos ricos em açúcar que são inimigos das pessoas que têm diabetes, existem aqueles que podem favorecer o desenvolvimento da resistência à insulina.

Esse é o caso das carnes processadas. Diversos estudos apontam que o consumo regular de alimentos como salames, salsichas, linguiças, mortadela etc. estão diretamente ligados ao aumento no risco de desenvolver diabetes.

Sendo assim, é importante evitar esses alimentos durante a construção de hábitos alimentares mais apropriados.

Os 3 alimentos indicados para diabéticos

Existe uma infinidade de alimentos indicados para os diabéticos, então, para encerrar este artigo com um tom otimista, separamos algumas alternativas saudáveis. 

Confira abaixo:

1. Cereais integrais

Cereais como arroz integral, quinoa, milho, aveia são uma das melhores fontes de carboidratos para diabéticos, pois são ricos em fibras, ajudando a realizar uma liberação controlada e lenta dos açúcares presentes.

Contudo, eles ainda assim contêm açúcares! Então, é muito importante consumir com cautela e sempre aferir sua glicose após a refeição com estes alimentos, assim, é possível compreender como o seu corpo responde a cada um deles.

2. Vegetais frescos

Ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, os vegetais devem estar no almoço e jantar do diabético, pois também ajudam no bom funcionamento do organismo, consequentemente, auxiliando no controle da diabetes.

3. Proteínas magras

O que o diabético não pode comer de carnes processadas, pode abusar de carnes magras como frango, peixes, ovos, frutos do mar tofu, peru etc.

Esperamos ter te ajudado a ter uma rotina alimentar mais adequada para a sua realidade.

E lembre-se que existem inúmeros alimentos deliciosos que podem ser inseridos na sua dieta!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

Drink para o inverno: Conheça 9 receitas para essa época do ano

Drink para o inverno: Conheça 9 receitas para essa época do ano

Como fazer ovo sem grudar na panela

Como fazer ovo sem grudar na panela

Como fazer um pré treino de qualidade?

Como fazer um pré treino de qualidade?

Como deixar a comida com gosto de defumado?

Como deixar a comida com gosto de defumado?

Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo

Taurina: O Que É e Quais os Benefícios Para o Corpo