Revista Portal Útil

A música é algo mágico, e praticamente não existe ninguém que não goste de música, seja qual estilo musical for, de alguma maneira a música vai te conquistar, seja ouvindo alto para fazer aquela faxina, no ônibus no seu fone de ouvido se imaginando em um clipe super produzido.  

Nós ouvimos sozinhos, com amigos, vamos a show, basicamente a música move a gente todo dia, e inclusive nos motiva, fazendo com que por exemplo, tenhamos mais energia para ir à academia, melhorando assim a nossa saúde também.

Mas existe um outro passo envolvendo a música, que é um pouco mais sério, e que é o sonho de muitas pessoas, que é fazer música. Nem todo mundo precisa fazer música profissionalmente, cantar em grandes palcos e nem nada do tipo. Basta pegar um violão nas mãos e fazer uns acordes para se sentir uma estrela.

Por isso, cada dia mais as pessoas compram violões na ânsia de aprender a tocar, nem que seja para si mesmo de brincadeira. Claro, essas pessoas cometem algumas trapalhadas no começo, principalmente na hora de escolher o seu equipamento.

Para se ter ideia, muitas pessoas não sabem se é melhor começar com um violão acústico, ou então um elétrico, ou mesmo uma viola. E se não sabem isso, obviamente também não sabem outras coisas técnicas, como por exemplo qual corda de violão comprar.

E não estamos falando apenas de marcas, já que existem também cordas de materiais diferentes, sendo que as duas mais conhecidas são as cordas de Nylon e as cordas de aço. Dito isso, será que você sabe dizer qual é a melhor corda para o seu violão? 

Existe uma diferença entre as duas cordas, e isso deixa em dúvida de qual material usar, e hoje vamos ajudar falando sobre isso. Hoje vamos explicar as diferenças entre violão de nylon com corda de aço, e dizer se você pode colocar cordas de um em um violão feito para outro. 

O que este artigo aborda:

Violão de nylon com corda de aço: Pode usar?
Violão de nylon com corda de aço: Pode usar?
Pin It

Qual a diferença?

Começando então explicando melhor a diferença de um para o outro. E falando primeiro da corda de aço, algumas pessoas podem achar que as cordas de nylon são melhores por serem de um material mais complexo, mas isso não é verdade.

Não que exista um tipo “certo” de corda, afinal, elas são tão diferentes que tudo depende do que você quer. No entanto, é justo dizer que as cordas de aço normalmente são usadas por profissionais da música.  

Isso acontece muito pelo fato de que elas têm um som mais forte, que ressoa com mais intensidade. Por conta do material e sua rigidez, o seu som é mais vibrante, no entanto isso faz com que ela seja mais difícil de ser tocada.

Por conta da resistência do material, ela costuma fazer mais mal para os dedos. Por isso muitas pessoas preferem palhetas, já que dedilhar corda de aço pode causar alguns machucados nas pontas dos dedos.

Podemos afirmar aqui que as grandes bandas de rock, de pop, sertanejo, músicos profissionais em geral que precisam tocar em violão, preferem as cordas de aço até por isso. 

Dito isso, as cordas nylon são mais flexíveis. Elas acabam não tendo uma força tão grande quanto o de aço, no entanto ela é ótima para quem está aprendendo a tocar, isso porque ela não vai fazer mal para os dedos do músico.

Assim a pessoa pode aprender tanto a tocar com uma palheta como também a tocar usando os dedos, o que é importante para que a pessoa seja mais completa na hora de saber usar o violão. 

Mas não é apenas uma questão de veterano ou aprendiz, a corda de nylon também faz sons mais suaves e delicados, o que faz com que esse instrumento seja perfeito para quem quer tocar ritmos como samba, MPB ou mesmo bossa nova. Pessoas que tocam música clássica também tendem a dar preferência para as cordas de nylon.

E se usar cordas de nylon no violão de aço?

Agora chegamos à pergunta mais importante, se você pode usar a corda de nylon no violão de aço. E a resposta é que não, pelo menos não o de aço no violão de nylon. O que temos que pensar é que um violão é feito para um tipo específico de corda.

O violão feito para cordas de aço precisa ser mais forte, mais resistente, afinal as cordas ficam esticadas. O violão de nylon não é feito para aguentar tanta tensão. Então o que acontece se você colocar cordas de aço fortemente tensionadas em um violão de nylon? A madeira vai empenar, ou seja, entortar.

Com isso seu violão vai passar a dar sons ruins, e vai estragar muito mais rápido. Sendo um problema real uma vez que o reparo não é barato, e às vezes ele nem mesmo é possível. Então se for tocar com cordas de aço, tenha o violão certo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse