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O marketing de conteúdo para a indústria é diferente de campanhas tradicionais de publicidade, como garantia de vendas e outras informações específicas sobre bens de consumo e serviços oferecidos ao mercado consumidor. 

No entanto, é possível estabelecer características próprias do marketing de conteúdo para a indústria em relação à produção de artigos técnicos e científicos, textos autorais, desenvolvimento de e-books, vídeos e treinamento via webinar, criando uma base de clientes e parceiros por meio de ações educacionais e/ou informativas. 

Tudo isso para responder a perguntas específicas que o público em geral pode apresentar, e que encontram em um lugar como um site corporativo ou um blog empresarial.

Essa é a melhor maneira de transformar as benesses que envolvem a empresa do setor industrial, por mais diversificada que seja, em algo que não é igual ao dos concorrentes. Por mais que a finalidade de um produto ou serviço seja a mesma.

O que este artigo aborda:

Benefícios do marketing de conteúdo para a indústria
Benefícios do marketing de conteúdo para a indústria
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Papel do marketing de conteúdo para a indústria 

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que o marketing de conteúdo é uma forma de construir um público interessado e engajado sobre o que uma empresa tem a dizer. Seja qual for a área de atuação ou o mercado consumidor que atende. 

Dessa forma, é preciso estabelecer um conteúdo valioso e relevante, e assim atrair leads, ou seja, os potenciais clientes, para que possam se envolver de forma contínua. Isso tudo por meio de diferentes plataformas digitais, entre as quais:

  • Blogs corporativos;
  • Plataformas de áudio e vídeo;
  • Redes sociais;
  • Sites institucionais. 

Uma vez que uma empresa tenha um público engajado, demonstrando interesse sobre os materiais produzidos, é possível estabelecer metas sobre os conteúdos para ajudar no aumento de vendas. 

Assim, fica mais fácil, também, reunir o máximo de informações sobre os leads, permitindo a construção de um mailing que pode ser utilizado dentro de uma estratégia de inbound marketing e agregar ainda mais pessoas interessadas no que a empresa tem a dizer. 

Por um ponto de vista mais específico, é possível estabelecer que o marketing de conteúdo para a indústria não é apenas uma tendência, mas uma realidade definitivamente estabelecida. 

A criação de conteúdo precisa aproximar a empresa do que as pessoas buscam se informar, e é necessário que as indústrias modernas tenham um planejamento para alcançar o sucesso e continuar a crescer no mercado.

Aliás, o marketing de conteúdo cabe bem no mundo dos negócios, ou B2B (Business To Business), pois permite a criação de materiais digitais valiosos para o público-alvo, tendo mais entrosamento do que modelos tradicionais de publicidade em termos de eficácia, e criando uma relação mútua de trocas de parcerias, produtos/serviços e conhecimentos.

Dentro de um planejamento estratégico corretamente produzido, o marketing de conteúdo se torna fácil para gerenciar, monitorar e mensurar os resultados, considerando os prazos e os assuntos a serem abordados, bem como a recepção desses materiais frente ao público. 

Quem não investe nesse modelo de estratégia pode estar ignorando clientes em potencial, além de conexões importantes para melhorar a eficiência das linhas de produção e, consequentemente, acabar perdendo uma margem de lucro significativa.

As perspectivas para o marketing industrial

As pessoas responsáveis pelo setor de compras de uma empresa do segmento industrial realizam pesquisas online antes de se decidir por um fornecedor. 

Isso é fato tanto no mercado B2B quanto em situações B2C (Business To Consumer) e, por isso, é preciso manter uma imagem adequada e clara sobre o que se tem a oferecer ao público-alvo. 

Dentro da jornada de compra, após pesquisa sobre serviços e produtos os compradores podem se enquadrar em 4 estágios distintos, como apresentados a seguir:

Conscientização

Os clientes que se encontram nessa fase podem estar procurando por uma solução de um problema de forma premeditada ou por curiosidade, bem como pesquisando um assunto de interesse ou de dúvida.. 

O uso de plataformas digitais de pesquisa pode resultar em um site particular, cujas palavras-chave foram identificadas a partir da prática de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca. 

Assim, conteúdos mais informativos, de início de funil (ou seja, podendo não ser tão direcionados) podem ser elaborados para posicionar a indústria entre os primeiros resultados e alcançar esse visitante.

Avaliação

De acordo com a necessidade ou o problema específico, no decorrer das leituras o cliente passa a reconhecer a solução, e a possibilidade de comparação entre uma empresa e outra, por exemplo, para então decidir pelos serviços que podem atender sua necessidade.

Os leads podem ser expostos a diferentes marcas, produtos e serviços, porém o marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença, sendo que vai apresentar todas as respostas quanto às dúvidas apresentadas e trazer mais confiança para a escolha de determinada indústria, para continuar os contatos e busca de soluções.

Conversão

Nessa etapa, o cliente já se decidiu, fez uma avaliação determinando prós e contras, e realizou a compra. 

Essa é uma conquista que foi resolvida por meio de uma empresa que se mostrou mais eloquente e adequada para atender as necessidades apresentadas pelo consumidor. 

Todo o processo pode ser estimulado a partir do marketing de conteúdo, desde a classificação do resultado de pesquisa até a facilidade de navegação apresentada pelo site. 

Retenção

É importante que a indústria mantenha a retenção e a elaboração de materiais dentro de estratégias diversas do marketing de conteúdo, proporcionando envolvimento e engajamento a longo prazo e criando novas oportunidades de negócio, seja a compra de novos itens ou por meio de serviços complementares que podem ser oferecidos.

Assim, é possível incubar negócios repetidos, além de ajudar no impulsionamento do marketing orgânico, promovendo conteúdo que possa ser compartilhado e de valor para outros leads. 

Em se tratando da indústria, a relação de organizações e clientes costuma ser duradoura, como é o caso de fabricantes de equipamentos industriais

Ao estabelecer uma relação de parceria, os clientes voltarão a fechar negócio com a fabricante em questão, seja para a compra de novos equipamentos, manutenção ou até dúvidas recorrentes, 

Ao estabelecer a presença digital, ainda mais se utilizando do marketing de conteúdo, é fundamental se aproveitar dos algoritmos das plataformas digitais de pesquisa. 

Afinal de contas, o marketing digital amplia o alcance de divulgação, propondo um método totalmente moderno para atingir o público-alvo e a valorização com o consumidor, sendo parte importante da continuidade de uma empresa. 

Marketing de conteúdo industrial na prática

O marketing de conteúdo pode ser apresentado de formas diferentes, permitindo uma diversificação na maneira como se interage com os leads. 

No entanto, o marketing de conteúdo para indústria pode ser mais eficaz quando se compreende que os ciclos de compra podem ser longos e complexos, além de envolver alto valor e, por isso, é preciso ser a escolha mais adequada. 

Dessa forma, todo conteúdo deve ser aplicado como instrutivo, educacional, ou mesmo esclarecedor para os leads, desde o momento de identificação até a tomada da decisão final. 

Na prática, é possível estabelecer 4 modelos de marketing de conteúdo que podem ser eficazes, desde que sejam aplicados de maneira correta. 

Página de produtos e serviços

Esse local é onde se concentra grande parte do público que visita um site corporativo. E é aí que se mostra a necessidade de empregar o marketing de conteúdo.

As páginas de produtos e serviços se mostram cruciais para investimento de tempo e recursos por causa do alto volume de tráfego de leads, quando comparado a outras páginas de um site institucional que se soma a um e-commerce.

Além disso, é possível empregar a prática de SEO para que as palavras-chave sejam apresentadas como resultado em uma possível pesquisa nas plataformas de busca, como Bing e Google. 

Página de localização e área de serviço

Seja uma empresa de caráter corporativo de alcance mundial, ou um empreendimento de atendimento regionalizado, os serviços e possibilidades de negócio devem ser estabelecidos para os clientes. 

Essa é uma forma de proporcionar uma experiência positiva ao usuário, levando em consideração que ele não precisa ficar frustrado apenas ao final de uma jornada de compra se não puder ser atendido de forma eficiente. 

Lembre-se que a satisfação, confiança e devida adequação para o atendimento é fundamental para fidelizar o cliente e alcançar novas pessoas. 

Além disso, as páginas de área de serviço se mostram como uma oportunidade para muitas empresas industriais se tornarem visíveis nas plataformas de busca e evidenciarem suas atividades e diferenciais. 

Digamos, por exemplo, que uma empresa esteja à procura de um maquinário específico, neste caso um elevador de carga industrial.

Por se tratar de uma necessidade muito específica e direcionada, quanto mais informações disponíveis a empresa tiver sobre ela mesma, mais confiança o cliente terá em contratá-la. 

Isso inclui, especificar sua área de atuação (neste caso elevadores industriais) e endereço. Caso essas informações não estejam claras, a empresa em questão perderá em meio a concorrência. 

Assim, caso um cliente em potencial esteja à procura de uma distribuidora de piso laminado RJ, a localização vai facilitar a comunicação e garantir que a empresa apareça como resultado de busca nas plataformas de pesquisa. 

Estudos de caso

Os estudos de caso tratam de uma abordagem testada e aprovada para quem investe em marketing de conteúdo, e deve ser aproveitada pelo setor industrial.

Essa prática permite demonstrar o valor dos produtos ou serviços por meio de sucessos anteriores, e que de alguma forma foi impactante para a construção de autoridade e confiança junto aos leads e clientes. 

A segmentação de palavras-chave específicas para determinados produtos e serviços ajudam no posicionamento dentro do marketing de conteúdo, de forma que tudo pareça o mais natural possível, enquanto os depoimentos agregam ainda mais relevância e expertise à fábrica.

Produção de áudio e vídeo

Por fim, caso seja necessário apresentar as funcionalidades, qual a melhor solução se não um vídeo demonstrativo e totalmente esclarecedor sobre o produto?

A produção de um vídeo pode ter um custo mais elevado quando comparado a outros materiais voltados para o marketing de conteúdo, principalmente se contar com uma grande produção. 

No entanto, isso pode ir além de explicações por texto apresentados pela concorrência, trazendo mais dinamicidade e clareza sobre os processos de produção e até diferenciais da qualidade de um serviço. 

De acordo com o que é oferecido, até mesmo arquivos em formato de áudio são mais atrativos para os leads. 

Basta lembrar que muitas pessoas costumam utilizar o tempo de trajeto entre a residência e o trabalho para conhecer mais e, por que não, sobre os produtos e serviços de uma empresa. 

Conclusão

Quando feito de maneira correta, o marketing de conteúdo para a indústria leva a diversos benefícios, como apresentados ao longo do texto.

No entanto, o principal impacto diz respeito à possibilidade da empresa se diferenciar da concorrência, aumentar a visibilidade nos mecanismos de busca e aproximar o público quanto à resolução de problemas. 

Seja no início de uma jornada de compra ou tomada de decisão, a fábrica poderá criar novas oportunidades de negócio de forma mais direcionada e, consequentemente, facilitando a conversão final, visto que dúvidas já estarão sanadas.

Assim, principalmente a longo prazo, o marketing de conteúdo se mostra uma estratégia poderosa para o sucesso, atraindo diversos visitantes e leads qualificados para os sites.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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