Cuidar da saúde quando já se é idoso é extremamente fundamental para uma qualidade de vida melhor. Dessa forma, não basta só cuidar dos hábitos alimentares, mas a saúde bucal também deve estar em dia, não apenas com a finalidade de deixar os dentes mais brancos, mas também para evitar que doenças bucais causem dano à sua saúde geral.
Dessa forma, será comentado como a higiene bucal interfere e muito na qualidade de vida geral do idoso, bem como em sua saúde mental e sua estética, podendo realizar diversos procedimentos como, por exemplo, as facetas de porcelana.
Assim, é possível entender que o cuidado constante da saúde bucal, bem como mental e física, não somente em pessoas idosas, mas em qualquer faixa etária, pode prevenir diversos tipos de problemas, como:
- Enfraquecimento dos dentes;
- Problemas de autoestima;
- Câncer bucal;
- Baixa imunidade;
- Problemas ósseos.
Dessa maneira, pode-se concluir que todo mundo deve realizar um acompanhamento odontológico, visando sempre manter uma boa higienização bucal. Além disso, com um plano odontológico você pode realizar procedimentos como a lente de contato dental, por exemplo.
O que este artigo aborda:
- Principais problemas que podem afetar a saúde bucal dos idosos
- Doenças gengivais
- Câncer bucal
- 5 dicas de como manter uma boa qualidade de vida
- Escovar os dentes e usar o fio dental
- Praticar atividades físicas
- Alimentação saudável
- Consumo de água
- Realizar consultas recorrentes
- Importância de uma boa qualidade de vida
Principais problemas que podem afetar a saúde bucal dos idosos
Primeiramente, antes de passar quaisquer tipos de dicas de como prevenir problemas que podem ser gerados, é importante entender quais são os principais problemas que podem afetar a saúde bucal dessa faixa etária.
Doenças gengivais
Boa parte dos adultos pode vir a desenvolver doenças gengivais e periodontais, causadas pelo acúmulo de bactéria na placa dentária, que podem resultar em vermelhidão e possível sangramento.
Elas são causadas justamente pela má escovação e, por não causarem tanto impacto no começo, os idosos acabam por não irem ao dentista.
Porém, se não forem cuidadas, podem causar sérios danos nos dentes e na estrutura óssea da boca, resultando em desgaste ou perda dos dentes, sendo necessário, às vezes, o uso de facetas de resina composta ou faceta dentária.
Câncer bucal
Sendo mais comum em pessoas com 60 anos ou mais, essa doença é silenciosa no seu começo, porém, se não tratada, pode causar problemas graves, até mesmo a morte.
Dessa forma, é fundamental que sejam realizadas visitas recorrentes ao dentista, pois quanto mais cedo for prevenido, melhor é, visto que você pode salvar sua vida.
5 dicas de como manter uma boa qualidade de vida
Portanto, é possível concluir que os cuidados nas idades mais avançadas devem ser redobrados, não só mantendo na saúde bucal, mas também na saúde mental e física.
Veremos algumas dicas importantes que podem auxiliar você a manter uma qualidade de vida constante.
Escovar os dentes e usar o fio dental
A primeira etapa primordial para você manter sua higienização bucal, é justamente uma boa escovação. Realizar ao menos três vezes ao dia após cada refeição, bem como o uso do fio dental e até mesmo enxaguantes bucais.
Por se tratar da terceira idade, muitos podem utilizar dentaduras, então deve-se realizar a escovação na dentadura como se fosse em seus próprios dentes. Caso você possua um aparelho de porcelana, por exemplo, o procedimento deve ser o mesmo.
Praticar atividades físicas
A prática de atividades físicas é importantíssima em qualquer idade e, por se tratar de pessoas idosas, elas têm uma tendência ao enfraquecimento dos ossos.
Dessa forma, manter-se na ativa, realizando caminhadas diárias, por exemplo, se mostram extremamente benéficas para a saúde.
Alimentação saudável
Uma alimentação saudável é um hábito que deve estar presente em sua vida inteira. Comer alimentos ricos em proteínas, em vitamina D e diversos outros componentes é pertinente para uma vida melhor.
Consumo de água
Muitas pessoas acabam esquecendo de tomar uma quantidade boa de água por dia, o que deve ser evitado, pois a água ajuda não só sua saúde, mas também previne a proliferação de bactérias na boca e a xerostomia (boca seca).
Realizar consultas recorrentes
Há um limite em relação ao quanto uma pessoa pode cuidar da saúde individualmente. Por isso, realizar consultas é fundamental para uma boa manutenção da saúde.
Ir ao dentista, por exemplo, é importante para realizar procedimentos que só podem ser realizados lá, como é o caso das facetas de porcelana antes e depois de serem utilizadas.
Importância de uma boa qualidade de vida
Portanto, é fácil concluir que uma boa qualidade de vida é relevante para ajudar no bem estar dos idosos, não somente na questão física, mas também na questão mental, podendo ajudá-los a se sentirem melhores consigo mesmos, aumentando a autoestima e a confiança, tornando-os mais produtivos e bem humorados.
Artigos relacionados:
- Conheça as categorias da endometriose e seus principais tratamentos
- Qual é a aparência de uma cicatriz de abdominoplastia e quais são as suas variações?
- A Importância da Mobilidade na Terceira Idade: Como Manter a Qualidade de Vida e a Independência
- O papel do diagnóstico precoce e da fisioterapia no linfoma
- Quem pode ser incluído no plano de saúde empresarial?