sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:48:09
Revista Portal Útil

O conteúdo "Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Saúde em . Conteúdo atualizado em .


O tratamento com aparelho ortodôntico é muito conhecido pelas pessoas, principalmente por conta da sua aparência metálica. Entretanto, com o avanço da tecnologia, um novo tipo de aparelho surge, é o chamado aparelho invisível.

O aparelho invisível é considerado o futuro do setor ortodôntico, principalmente por ser tecnológico, proporcionar bons resultados e ser muito confortável.

Por conta disso, muitas dúvidas surgem quanto ao uso desse modelo.

No presente artigo conheceremos melhor o que é o aparelho invisível e suas aplicações.

O que este artigo aborda:

O que é o aparelho invisível?

Também conhecido como invisalign, é um modelo de aparelho ortodôntico mais tecnológico que, ao contrário dos tradicionais, não são fixos, mas um conjunto de moldeiras transparentes feitas sob medida para os pacientes.

Conheça tudo sobre os aparelhos invisíveis

Esse aparelho ortodôntico é chamado de alinhador e deve ser trocado quinzenalmente, de acordo com a orientação profissional. Conforme o quadro, o prazo para troca pode ser maior ou reduzido.

Cada alinhador possui uma diferença na posição dos dentes, considerando sua movimentação. É exatamente essa característica que permite que os dentes sejam alinhados.

Todo tratamento é feito com acompanhamento profissional. Para que as moldeiras sejam feitas sob medida, o cirurgião utiliza variadas técnicas como fotografias e modelagem 3D.

Essas características também trazem resultados mais rápidos. Segundo estudos, o aparelho invisível pode ser até 50% mais rápido que o aparelho ortodôntico convencional.

Quem pode usar o aparelho invisível?

Até pouco tempo o aparelho odontológico transparente era destinado para casos mais simples, entretanto, com o avanço da tecnologia, esse conceito foi deixado para trás, sendo que alguns quadros mais severos podem se beneficiar desse tipo de ferramenta.

Alguns dos casos que podem ser tratados com o invisalign são:

  • Sobremordida;
  • Dentes espaçados;
  • Prognatismo;
  • Dentes apinhados.

O aparelho que melhor se encaixa para o seu tratamento sempre será indicado pelo dentista, afinal, são muitas as considerações a se fazer para que o tratamento obtenha bons resultados.

Vantagens do uso do invisalign

As vantagens do uso desse tipo de aparelho são diversas, sendo a principal o apelo estético.

Os aparelhos de metal são fixos e possuem uma estética que destoa da estrutura dental, com os fios e os bráquetes, gerando o famoso ?sorriso metálico?.

Apesar disso, a estrutura proporcionou uma grande movimentação da imagem, havendo uma ?febre? no uso das borrachas que prendem a estrutura eram coloridas.

Já as moldeiras do aparelho invisível são transparentes, ou seja, não comprometem a estética do sorriso.

Assim, para quem trabalha exposto ou com a imagem, esse tipo de aparelho diminui os malabarismos para fazer com que os bráquetes não apareçam.

Outra grande vantagem é a higiene. Diferentemente dos metálicos, estes são removíveis, o que permite que a higienização da boca seja feita com mais facilidade. Inclusive, a alimentação também não precisa ser muito controlada, no sentido de alimentos mais duros.

Isso acontece porque o aparelho pode ser retirado nesses casos. Mas lembre-se, após o consumo, escove os dentes e recoloque o aparelho.

São essas vantagens, alinhadas a resultados mais rápidos que tornam o aparelho invisível uma opção cada vez mais procurada pelas pessoas.

Quando usar o aparelho invisível?

Como abordamos anteriormente, na maioria dos casos em que os aparelhos de metal são usados, o invisalign também pode ser.

Além disso, pessoas que não se sentem confortáveis com aparelhos fixos e pacientes que trabalham com imagem, como atores e repórteres, podem escolher o aparelho invisível.

O tempo de uso sempre dependerá do tipo de tratamento a ser realizado, entretanto, o invisalign possui um tempo reduzido de aplicação, de pelo menos 5 a 6 meses menos que o metálico.

Assim, essas características fazem do aparelho invisível uma boa escolha para um sorriso perfeito.

Texto criado pela equipe da Clínica Ideal.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

Você sabe o que são os radicais livres e o que eles fazem com a sua pele?

5 elementos que garantem uma boa noite de sono

5 elementos que garantem uma boa noite de sono

5 dicas de cuidados para prevenir dores de dente

5 dicas de cuidados para prevenir dores de dente

Banheiro: 7 itens complementares de higiene para sua empresas

Banheiro: 7 itens complementares de higiene para sua empresas

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Saúde: procura por cursos na área dobra na pandemia

Bem-estar na terceira idade: 5 dicas para uma saúde de qualidade

Bem-estar na terceira idade: 5 dicas para uma saúde de qualidade