As consequências das drogas ilícitas no bem-estar e saúde são muito profundas. Afinal de contas, elas podem causar desajustes em vários níveis da vida. Mesmo que consumidas em baixas quantidades ou esporadicamente, ainda assim, as consequências das drogas ilícitas são graves.
Para entender mais sobre o assunto, continue lendo.
O que este artigo aborda:
- Quais são as consequências das drogas ilícitas no bem-estar e saúde?
- Ansiedade e estresse
- Depressão
- Problemas de foco e concentração
- Potencializa outras doenças
- Consequências das drogas lícitas
Quais são as consequências das drogas ilícitas no bem-estar e saúde?
O consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, podem causar desajustes e desequilíbrios no organismo do ser humano. Independente da quantidade consumida ou do período utilizado, as drogas são poderosos componentes capazes de trazer doenças ou “acordar” o organismo para desenvolver problemas mais graves.
Segundo um relatório da ONU, a cocaína nunca teve o seu consumo e produção tão alto e acelerado como durante o período de pandemia. Os métodos e contextos globais de comercialização e produção mudaram durante esse período e isso acarretou uma alta de 11% na produção.
E isso, claro, liga um alerta importante sobre conscientização pelo uso de vários tipos de drogas: desde ayahuasca até drogas lícitas, como o álcool. Afinal, as consequências no corpo são graves e muitas vezes irreversíveis. Veja algumas:
- Ansiedade e estresse.
- Depressão.
- Problemas de foco e concentração.
- Potencializa outras doenças.
A seguir, saiba mais sobre elas.
Ansiedade e estresse
Ansiedade e estresse são consequências “número 1” de qualquer tipo de droga consumida. Afinal de contas, as consequências das drogas ilícitas estão principalmente ligadas a uma parte do cérebro que dá prazer e tranquilidade. Logo, se o cérebro percebe a falta desses “ingredientes” para prazer e tranquilidade, uma cadeia de sentimentos começa a acontecer.
Os sentimentos de ansiedade e estresse são apaziguados quando o indivíduo volta a consumir a droga. E nesse caso, o vício está se estabelecendo e o cérebro começa a “perceber” que ele só sabe reagir bem com aquelas substâncias.
Depressão
Outro problema grave que é uma das consequências das drogas ilícitas e lícitas, é a depressão. Afinal, a depressão é uma doença grave que apresenta uma dificuldade muito grande para o usuário se sentir bem, confortável e equilibrado.
Algumas drogas potencializam ainda mais essas sensações, como é o caso da maconha. Trata-se de uma droga depressora, muito consumida e que pode viciar facilmente.
Situações de relaxamento e tranquilidade são “oferecidas” a partir do consumo de determinadas drogas e isso faz o cérebro viciar naquela sensação, criando-se o hábito do consumo.
Problemas de foco e concentração
Focar e ter concentração não é um trabalho simples para muitas pessoas. E uma das consequências das drogas ilícitas e lícitas é justamente piorar esse quadro, já que o organismo e o cérebro podem ficar agitados e muito estimulados com o consumo de determinadas substâncias.
Para estimular o foco e concentração, o uso de qualquer tipo de droga é um problema. Afinal, o cérebro não está em seu estado de relaxamento – mesmo utilizando substâncias depressoras.
Esses problemas podem aumentar, inclusive, com sensações de abstinência. Afinal, nesse caso, o corpo está pedindo pela substância. Logo, há uma agitação muito grande do ponto de vista físico e mental. Tudo que o foco e a concentração não precisam.
Potencializa outras doenças
E por fim, uma das consequências das drogas ilícitas é justamente a potencialização de outras doenças no organismo. Principalmente para os indivíduos que já têm qualquer tipo de predisposição para determinados problemas.
Isto é, as drogas não agem apenas de maneira pontual, momentânea e passageira. Pelo contrário. Elas agem de maneira permanente no organismo e conseguir se desvincular da necessidade de consumo é um desafio gigantesco.
Pessoas que têm problemas cardíacos e utilizam substâncias como a cocaína, por exemplo, podem ter inúmeros quadros que podem até levar ao óbito.
No entanto, mesmo as drogas lícitas como o álcool podem acarretar em problemas graves de saúde, como a cirrose ou hepatite alcoólica.
Consequências das drogas lícitas
Não há como fugir da realidade: as drogas são muito problemáticas para a saúde. Podem não provocar problemas exatamente no momento do consumo. Mas no longo prazo e principalmente com o consumo estendido, as consequências são graves e praticamente irreversíveis.
No entanto, não é somente a substância ilícita que é problemática. As substâncias lícitas, também. Isto é, consumir álcool ou fumar cigarros é um problema grave para a saúde que pode acarretar em inúmeras condições e doenças.
O tabagismo, por exemplo, é uma prática extremamente maléfica para o sistema respiratório. Invariavelmente, o usuário de cigarros poderá ter câncer de pulmão ou alguma outra complicação relacionada ao consumo.
Inclusive, problemas “fora” da área diretamente afetada também podem ocorrer. Afinal, o corpo já está debilitado e sem energia para se concentrar em recuperar determinada região.
Portanto, evitar o consumo de qualquer tipo de droga, é a melhor decisão para a sua saúde. Independente de a droga ser lícita ou ilícita, saiba que ela sempre será um problema. Assim sendo, evite que o cérebro se vicie em algo tão prejudicial.
Cuide-se!
Artigos relacionados: