sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 04:00:48
Revista Portal Útil

O conteúdo "Plano de saúde individual: O que você precisa saber" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Saúde em . Conteúdo atualizado em .


Se você deseja mais segurança no seu dia a dia, provavelmente já pensou em contratar algum plano de saúde individual

No entanto, você saberia utilizar bem, ou melhor ainda, você sabe o que é um plano de saúde individual? Bem, caso ainda tenha dúvida com relação a isso, vamos passar para você algumas informações importantes a respeito.

É claro, falar de saúde pode realmente ser algo bastante desconfortável. Tendo em vista a grande quantidade de dificuldades que podemos ter no nosso dia a dia é interessante ter algum plano para quando algo assim acontecer. No geral, não é necessário criar algo muito elaborado, mas é importante conhecer o que está fazendo.

Vamos aqui falar mais sobre o plano de saúde individual, sua contratação e tudo mais que deseja saber a respeito!

O que este artigo aborda:

Como funciona o plano de saúde individual?

Na verdade, seu funcionamento é bem simples na prática. Ele é contratado por você mesmo. Muitas empresas não oferecem planos de saúde e por isso alguns trabalhadores podem sofrer com a insegurança.

Plano de saúde individual: O que você precisa saber

Se você é um microempreendedor ou autônomo também deve passar por isso. Para que tenha a comprovação que aquele é um bom plano de saúde você deverá contar com alguns pontos importantes, como o registro na ANS.

Essa é uma agência feita especialmente para regularizar algumas empresas relacionadas ao Ministério de Saúde do Brasil. 

Em outras palavras, é ela quem irá gerenciar muitos planos de saúde e fiscalizar adequadamente cada um deles. Isso fará com que tenha maior segurança durante e depois da contratação.

O plano de saúde individual possuí algumas características, que são:

  • Adesão Livre;
  • Período de carência;
  • Cobertura conforme contrato;
  • Cobrança feita diretamente ao consumidor.

Vamos falar de cada uma delas agora!

Adesão livre

Nesse caso, o interessante é que não é necessário ter nenhuma ligação com empresas ou qualquer coisa do gênero. O contratante poderá solicitar rapidamente a adesão livre sem problemas.

Isso aumenta bastante a liberdade de escolha e também facilita para que a empresa tenha um convênio personalizado para você, em outras palavras, você escolhe aquilo que for mais parecido com você!

Período de carência

O período de carência de cada plano pode variar um pouco, mas no geral existe uma média bem estabelecida. Essa é: 

  • A urgência e emergência poderá ser realizar em até 24 horas;
  • Consultas também pode ser realizada de maneira rápida, em até 30 dias;
  • Cirurgias podem demorar até 180 dias;
  • Parto, o período de carência sobe para 300 dias.

Em outras palavras, cada um dos pontos ditos aqui apresenta um período diferente. Eles também podem variar de plano para plano.

Cobertura conforme contratado

Outra importante característica desse tipo de plano é que você conseguirá uma cobertura conforme contratado. Com isso é possível encontrar diferentes tipos de planos de saúde. Essa deve ser a maneira mais eficiente de ter um convênio com todas as características importantes para você.

Com isso há muita mais liberdade para conhecer os principais benefícios para você. Isso é o suficiente. Agora que você já viu tudo que é necessário, vamos deixar claro o último e também importante ponto sobre o plano de saúde.

Cobrança feita diretamente

Os planos coletivos, geralmente, apresentam uma pegada bem diferente, sendo necessário a ocorrência do valor na folha de pagamento. Nesse caso são empresas que mudam completamente o pagamento, para melhor resultado.

No plano de saúde individual, por outro lado, isso funciona de maneira bem diferente, sendo que o valor é cobrado diretamente de quem usa o plano. É fácil contar com diversas formas de pagamento, assim podendo entrar em contato com cada operadora.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

A importância do pilates para a saúde física e mental

A importância do pilates para a saúde física e mental

Veja o que é a endometriose e seus principais sintomas

Veja o que é a endometriose e seus principais sintomas

Metodologias e o que é a Radiologia Intervencionista

Metodologias e o que é a Radiologia Intervencionista

Colágeno e seus benefícios

Colágeno e seus benefícios

Seguro de saúde para crianças: como escolher?

Seguro de saúde para crianças: como escolher?

Aprenda a melhorar a sua relação médico-paciente

Aprenda a melhorar a sua relação médico-paciente