Revista Portal Útil

Não sabe como realizar os cuidados com a pele? Muito além de uma simples lavagem com sabonete, a nossa pele precisa de diversos cuidados para se manter saudável e radiante.

Muitas delas são ações simples de realizar, mas que resultam em ótimos benefícios. Além disso, são fáceis para incluir na rotina e devem ser praticados tanto por mulheres como por homens. Para te ajudar, confira nossas 10 dicas para você incluir na sua rotina e transformar sua pele!

O que este artigo aborda:

Cuidados com a pele: 10 dicas para manter uma pele saudável
Cuidados com a pele: 10 dicas para manter uma pele saudável
Pin It

Foto: Pexels

1. Entenda qual o tipo e o estado de sua pele

Dentre os cuidados principais, você precisa identificar qual é o seu tipo de pele e o estado atual. Dentre os tipos de pele, estão:

  • Pele oleosa: produção de sebosidade, poros dilatados;
  • Pele seca: descamação, coceira e sem viço;
  • Pele mista: oleosidade em excesso na zona T;
  • Pele normal: apresenta equilíbrio entre sebo e hidratação, textura saudável.

Já quanto ao estado, são sintomas ou problemas transitórios que podem aparecer por diversos motivos. A acne e a rosácea são bons exemplos disso.

O dermatologista é o profissional ideal para te ajudar nesse processo. Ele vai realizar a avaliação e te ajudar no entendimento das necessidades da sua pele, além de poder indicar os produtos corretos e mais adequados para você.

Hoje em dia, existem muitos produtos voltados às características de cada um dos tipos e eventuais estados apresentados. Sempre leia os rótulos dos produtos a fim de encontrar as opções ideais para suas necessidades.

2. Faça uma ingestão de água adequada

Benefícios da Água

Não adianta nada você procurar cremes corretos, assim como sabonetes, quando esquece do principal que é tomar água. O líquido faz muita diferença em todo o organismo e também ajuda a manter os cuidados com toda a pele.

Afinal, a pele é o maior órgão do corpo e necessita de água para que suas células desempenham suas funções adequadamente. Por isso, não se esqueça de manter uma boa hidratação. Uma dica é sempre manter uma garrafa de água por perto para você lembrar de ingeri-la.

3. Tenha uma alimentação saudável regularmente

É fundamental para manter a saúde do organismo, inclusive da pele. Para isso, inclua mais na sua rotina os alimentos naturais, como as verduras, legumes, frutas, carne, frango, peixes, oleaginosas, entre outros.

Dessa forma, você fornecerá nutrientes essenciais para saúde da pele, como vitamina C e A, biotina, zinco, selênio, colágeno, antioxidantes, entre outros.

Além disso, é recomendado evitar fontes de alimentos ricos em açúcares e gorduras ruins, como pizzas, refrigerantes, doces, hambúrgueres e similares.

Uma alternativa para complementar a alimentação, caso não consiga ingerir todos os nutrientes necessários diariamente, são os suplementos alimentares.

Por exemplo, o colágeno é amplamente conhecido como um dos nutrientes que atuam diretamente na elasticidade da pele, reduzindo flacidez, linhas de expressão e rugas, além de fortalecer a pele. Dessa forma, apostar no suplemento de colágeno hidrolisado para saúde da pele é uma maneira prática de poder usufruir desses benefícios!

4. Realize a limpeza diária corretamente

Os cuidados com a pele devem ser feitos com auxílio de uma boa limpeza. Por isso, sempre utilize produtos adequados para a remoção de sujidades conforme a área corporal. No corpo, o sabonete corporal desempenha papel fundamental na higienização.

Já quanto a limpeza facial, sempre opte pelos produtos indicados para o uso no rosto, lembrando de observar a indicação do tipo de pele também. Pode ser utilizados sabonete facial e tônico nesse processo. Caso utilize maquiagem, a aplicação de demaquilante é fundamental para uma limpeza eficiente.

5. Não abuse da esfoliação

A esfoliação, por mais que seja amada por muitas pessoas, não é recomendável ser feita todos os dias. Você precisa realizá-la apenas uma vez na semana devido ao atrito causado durante o processo de movimento com as mãos sob a pele. Os benefícios é a remoção de toda e qualquer célula morta que esteja na área.

6. Aposte no protetor solar diariamente

Recomendado por médicos e especialistas, o seu uso permite que ocorram os cuidados com a pele da maneira certa. Neste caso, opte por FPS superior a 30 e passe todos os dias antes de fazer a maquiagem, mesmo em dias nublados, pois a incidência solar tem se tornado cada vez mais forte.

Quando você esquece de passá-lo ou julga se tratar de um produto “inútil”, você precisa saber que, é um passo fundamental no cuidado com a pele, já que protege contra danos solares que podem causar diversas doenças, e ainda, queimaduras solares, manchas e envelhecimento precoce.

7. Crie uma rotina de skincare

É essencial investir em uma boa rotina de skincare também. Existem produtos que não podem faltar no seu banheiro e todos devem ser adequados ao seu tipo e estado de pele, como:

  • Sabonete facial;
  • Tônico facial;
  • Hidratante;
  • Protetor solar.

Também há outros produtos de tratamentos específicos que podem ser incluídos na sua rotina, como séruns e cremes com ação clareadora, anti-idade, entre outros. São opções que devem ser indicadas e ter um acompanhamento pelo seu dermatologista.

Dessa forma, você terá uma rotina completa de cuidados com pele e a manterá mais saudável e protegida.

8. Atenção na escolha dos cosméticos para pele

Sempre priorize os produtos adequados para serem utilizados na sua pele, a fim de evitar causar problemas como irritação, queimaduras, alergias, entre outros. A recomendação é fazer a leitura do rótulo de todos os produtos antes da compra e ser conforme a indicação de seu dermatologista.

Quando você faz este processo de análise, evita gastar dinheiro com um cosmético errado. Além disso, não esqueça que os produtos devem ser de qualidade para ter o efeito esperado.

9. Considere o clima regional e as estações do ano nos cuidados

Em cada região do Brasil há um clima específico em que cuidados específicos devem ser seguidos a fim de evitar que a sua pele sofra. Por exemplo, em regiões muito úmidas e quentes, o uso de produtos que resistem a água são os mais indicados. Já nas regiões secas e frias, um bom hidratante é fundamental para proteger a pele.

Isso vale também para as estações no ano. No verão abuse do protetor solar para proteger sua pele. No inverno, pode ser requerido o uso de produtos com maior intensidade de hidratação.

10. Cuidado com o sol em excesso

O sol em excesso na pele faz com que aconteça não só o ressecamento, como também ajuda na aparição das temidas linhas de expressão e manchas de pele, e pior, queimaduras e doenças dermatológicas. Por isso, utilize bonés ou chapéus, roupas com proteção UVA e UVB, entre outras estratégias para se proteger.

Conclusão

Estes são os principais e mais necessários cuidados com a pele! Então, busque incluí-los na sua rotina para manter seu maior órgão bem protegido e saudável.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de cuidados com a pele, veja o vídeo do canal da Katia Haranaka.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse