Vira e mexe algum produto utilizado no dia a dia passa a ser o novo ‘’faz tudo’’ dentro da rotina de beleza para o corpo e cabelos. E um destes produtos que virou queridinho por ajudar na força e nutrição dos fios, principalmente para cachos e cabelos ressecados, é o óleo de coco.
Objeto de diversos estudos sobre sua eficácia, o óleo de coco possui propriedades como os ácidos graxos, que são gorduras naturais presentes em partes do corpo como as membranas capilares. Ele é um produto conhecido por quem busca ativos reparadores para a pele e cabelos, além é claro do seu uso na alimentação.
Quer conhecer mais benefícios do óleo do coco voltados para a beleza e bem-estar? Confira a seguir neste artigo da Revista Portal Útil e teste na sua casa.
O que este artigo aborda:
- Óleo de coco: quando e como usar?
- 1. Óleo de coco para hidratar o cabelo
- 2. Óleo de coco na cicatrização e tratamento de manchas
- 3. Óleo de coco para remover maquiagem
- 4. Limpeza de pincéis e esponjas com óleo de coco
- 5. Óleo de coco para depilar ou barbear
- 6. Higiene bucal com óleo de coco
Óleo de coco: quando e como usar?
No verão, é muito comum encontrar pessoas consumindo água de coco, por conta do seu alto poder de hidratação e nutrientes que ajudam a manter o corpo em equilíbrio. O coco é um fruto riquíssimo em propriedades, que podem ser aproveitadas para além da sua ingestão por meio de alimentos.
A produção de coco no Brasil dá origem a diversos produtos, como a própria água de coco, as versões comestíveis e o óleo, muito utilizado na culinária de molhos e frutos do mar. Nos últimos anos, o óleo de coco ganhou ainda mais popularidade, com a promessa de auxiliar na perda de peso e na rotina de beleza.
Confira 6 dicas de como usar o óleo de coco na rotina de cuidado do corpo, otimizando os resultados ao combinar com seus produtos de beleza convencionais.
1. Óleo de coco para hidratar o cabelo
O couro cabeludo possui oleosidade natural, que ajuda a manter os fios hidratados. Para quem tem cabelo cacheado, sabe que essa oleosidade acaba não chegando em todo o comprimento do fio, o que pode ajudar no ressecamento. Utilizar óleo de coco na sua rotina de hidratação pode deixar os fios mais brilhosos e macios.
A dica é fazer uma umectação noturna para um melhor resultado. Aplique uma boa quantidade de óleo de coco aquecido nos fios, da raiz às pontas, envelopando o cabelo com uma touca de tecido. Pela manhã, lave os fios normalmente com shampoo, seguindo o tratamento com seu creme de hidratação.
Por ser extremamente gorduroso, a dica é evitar usar grandes quantidades de outros óleos ao longo da semana, evitando que o cabelo fique oleoso em excesso e até mesmo ressecado.
2. Óleo de coco na cicatrização e tratamento de manchas
Outro uso bem comum do óleo de coco é na cicatrização da pele. Por ser um antibactericida natural, o óleo de coco ajuda a cicatrizar pequenos ferimentos (sem arder!) e pode inclusive ser usado nos primeiros dias após uma tatuagem nova.
Na rotina de skin care, utilizar o óleo de coco em poucas quantidades pode ajudar a remover manchas escuras e realizar uma hidratação mais profunda para ter uma pele perfeita. Utilize duas gotas de óleo em todo o rosto durante a noite, lavando com seu sabonete facial habitual pela manhã.
3. Óleo de coco para remover maquiagem
Muitos produtos de maquiagem possuem óleos em suas composições, e nada melhor que outro óleo para ajudar na remoção da maquiagem no fim do dia. Aplique uma pequena quantidade de óleo de coco em um algodão, passando por todo o rosto.
Lave em seguida com um sabonete facial, e se preferir, finalize com um tônico para remoção completa da maquiagem. O óleo de coco ajuda a proteger a pele do ressecamento causado pelos produtos, deixando a pele mais macia e com brilho.
4. Limpeza de pincéis e esponjas com óleo de coco
Se o óleo de coco pode ser usado para remover maquiagem do rosto, o mesmo vale para pincéis, paletas e outros objetos usados na rotina de beleza. Use uma pequena quantidade de óleo em um pano macio, passando os pincéis por entre a dobra. Em seguida lave com sabão neutro e espere secar antes de usar novamente.
O óleo de coco ajuda a manter as fibras macias e evita o acúmulo de bactérias que podem causar alergias no rosto.
5. Óleo de coco para depilar ou barbear
Mesmo com agentes hidratantes, as espumas e cremes de barbear não evitam que aconteçam cortes durante o processo. O óleo de coco ajuda a lâmina a deslizar corretamente pela pele do rosto, deixando a pele mais macia e protegida.
Para a depilação corporal, o óleo de coco ajuda na remoção de pelos encravados com menos dor, e hidrata profundamente os poros, mantendo um aspecto de pele bem cuidada após o uso de lâminas cortantes.
6. Higiene bucal com óleo de coco
Pode parecer estranho, mas utilizar óleo de coco após a escovação é uma excelente maneira de manter a boca limpa, evitando mau hálito. Isso porque o óleo de coco é um antibactericida natural, e ainda pode agradar quem não é fã do sabor de enxaguantes bucais, mesmo aqueles sem álcool em sua composição.
Artigos relacionados: