Com a correria do dia a dia, muitas pessoas hoje, acabam deixando para consultar o médico, somente quando já estão com algum sintoma de alguma doença, principalmente quando se trata de alguma dor. Mas vários estudos médicos apontam que a medicina preventiva pode e deve fazer parte do nosso cotidiano, pois pode inclusive ser a diferença entre vida e morte em alguns casos. Doenças como câncer, linfomas e outros, podem ter uma chance de cura muito maior se diagnosticados mais cedo. No artigo de hoje vamos falar então da importância do check up médico anual, no diágnostico e tratamento de doenças. Acompanhe conosco.
O que este artigo aborda:
O que é o check up anual?
O check up anual, nada mais é do que uma bateria de exames médicos, para nos certificarmos que nossa saúde está em dia. É um dos pilares da medicina preventiva. Além disso, ele pode prevenir alguns problemas de saúde, como, por exemplo doenças hereditárias. Se um familiar teve alguma doença mais grave, então é fundamental que você se cuide ao máximo para evitar também desenvolver essa doença. E isso pode prevenido realizando o check up anual.
No caso de pessoas com doenças crônicas, esses exames completos e específicos devem ser feitos em um tempo ainda menor: de seis em seis meses. Isso garante que, se a pessoa tiver alguma complicação na doença, pode tratar de maneira certa e evitar que aquilo se manifeste de forma ainda mais agressiva.
Como o check up anual é feito?
O médico responsável criará uma lista de exames de acordo com o caso de cada paciente. Alguns exemplos de exames que geralmente são solicitados.
- Eletrocardiograma;
- Exames de sangue para função renal;
- Eletrocardiograma de esforço;
- Hepática;
- Urina;
- Exame de fezes;
- Dente outros.
Dependendo da idade e também do histórico familiar, o médico pode pedir também exames do coração que incluem eletrocardiograma e correr na esteira. Em casos mais completos, até exame de próstata é pedido.
Por que ele é tão importante?
Alguns especialistas defendem o check-up periódico dizendo que o custo de tratar as complicações da hipertensão arterial, por exemplo, são muito maiores que aqueles dos exames preventivos. Se a pessoa esperar muito, quando vier a ser ser diagnosticado com hipertensão, já estará em uma fase bem avançada.
Sendo assim, as consultas periódicas te ajuda a entender mais de alguns assuntos, como, por exemplo:
- Vacinas;
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Drogas, nutrição;
- Obesidade;
- Atividade física;
- Pesquisar a incidência de depressão;
- Violência doméstica;
Existem ainda outras doenças como vermes, tumores, inflamações, que podem ser tratadas a tempo com o checkup. Sem contar doenças mais raras como sífilis, meningite ou até o calcanhar de maracujá.
Conclusão
Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso fazer o seu check up anual e ficar com a saúde em dia.
Artigos relacionados: