Qualquer motorista que se preze, sabe que é preciso estar extremamente atento quando se está dirigindo na chuva. Em alguns casos, quando o carro para na pista, existe a assistência ao motorista disponibilizada pela seguradora para te ajudar onde quer que esteja, mas não é apenas isso que faz com que a pessoa seja um bom motorista com o clima ruim.
Quando a pista está molhada, é comum que a aderência dos pneus diminua ao entrar em contato com o asfalto. De fato, isso acaba afetando diretamente a estabilidade do veículo, gerando uma sensação de insegurança durante o percurso e o volume de chuva pode reduzir bastante a visibilidade, o que se faz necessário uma atenção redobrada.
Preparamos um conteúdo completo com algumas dicas e cuidados que o motorista precisa ter em relação a como dirigir de forma segura em dias de chuva. Continue a leitura para saber mais!
O que este artigo aborda:
- Fique em uma distância segura do veículo da frente
- Reduzir a velocidade gradualmente
- Evite ultrapassagens
Fique em uma distância segura do veículo da frente
O primeiro cuidado que é preciso ter em relação a uma direção defensiva em dias de chuva é manter uma distância segura do veículo da frente, ou seja, como a pista está molhada, pode ser um grande problema caso você precise frear rapidamente.
Com isso, o carro pode acabar deslizando e, se ele não está a uma distância segura do carro da frente, pode acabar acontecendo um acidente. Se a regra em pista seca costuma respeitar uma diferença de 2 segundos, quando falamos em dia de chuva, esse intervalo deve ser de, pelo menos, 4 a 5 segundos.
A melhor forma de fazer essa contagem é escolhendo um ponto fixo à frente e começar a contar assim que o veículo passar por ele. Aliás, isso também ajuda a evitar que acidentes aconteçam caso o motorista tenha que realizar uma freada brusca.
Reduzir a velocidade gradualmente
A pista se torna ainda mais perigosa e escorregadia quando ela está molhada. Portanto, por mais que você acredite que dirija bem, trafegar em alta velocidade não é a melhor escolha em situações como essa.
Quando for surpreendido com alguma situação em que seja preciso pisar no freio, é bom você se lembrar de fazer isso gradualmente, até encontrar a velocidade adequada. Frear de forma imediata pode fazer com que o automóvel saia derrapando, dificultando o controle e aumentando os riscos de acidentes.
Veja também: 7 passos essenciais para trocar o pneu do seu carro
Caso a chuva seja moderada, o melhor a fazer é andar com o veículo a cerca de 80% do valor total da velocidade da pista. Porém, se a chuva estiver apertando ainda mais, é bom diminuir mais um pouco a sua velocidade para evitar acidentes.
Evite ultrapassagens
Todos os motoristas sabem que nas boas práticas de direção, as ultrapassagens em estrada são extremamente perigosas e precisam de uma série de cuidados. Porém, quando se está dirigindo na chuva, nem toda a preocupação é o bastante.
Portanto, é bom que você evite a ultrapassagem sempre, especialmente em dias chuvosos. Essa é a melhor maneira de manter tanto a sua segurança, quanto dos veículos que estão à sua volta, praticando uma boa direção defensiva.
Quando estiver em uma via maior e a ultrapassagem é necessária, redobre os cuidados e sinalize os seus movimentos com um pouco de antecedência. Essas são ótimas dicas de direção para cuidar de você e dos outros.
De fato, todo cuidado é pouco quando se trata de direção. Quando falamos de dias sem chuva, precisamos estar atentos a qualquer detalhe, principalmente na estrada onde tudo é rápido. Com chuva a concentração tem que ser ainda maior, pois tudo pode enganar a visão e fazer com que o reflexo do veículo seja mais demorado.
Colocando em prática essas dicas, você pode ser um motorista ainda melhor em dias de chuva e ter uma direção defensiva excelente.
Artigos relacionados: