quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 03:43:29
Revista Portal Útil

Publicado por Diego Augusto em 10/05/2022 às 21:19.

Endpoint o que é? Como funciona esse ramo da segurança da informação e de que forma ele pode ser utilizado em nosso dia a dia? Onde o endpoint deve ser implementado de forma geral? Quais são as características desse sistema de segurança de informação?

A segurança de endpoint é um ramo da segurança da informação que diz respeito à proteção de vários endpoints em uma rede: dispositivos móveis, notebooks e PCs, embora como endpoint também nos refiramos a servidores e outros ativos de hardware corporativos.

Conforme constatado recentemente, hoje a grande maioria das ameaças cibernéticas derivam da falta de segurança dos dispositivos utilizados na empresa, tanto fixos como PCs quanto móveis como smartphones e tablets, por isso soluções em TI nessa área são necessárias.

No entanto, apenas um quarto dos investimentos em TI são usados para proteger terminais de comunicação, que é qualquer dispositivo capaz de se conectar à Internet. As perguntas a serem feitas sobre a segurança do endpoint a ser implementado são as seguintes:

  • As medidas tomadas até agora estão funcionando?
  • E o sistema de controle?
  • Como medimos sua eficácia?
  • Falamos com especialistas?
  • O que podemos fazer para implementar nossa segurança de endpoint?

Para responder a essas perguntas é importante aprofundar o assunto e entender que estamos diante de algo que é muito mais do que uma tecnologia ou um conjunto de programas relacionados ao setor de TI. Vamos ver o porquê disso, entendendo melhor Endpoint o que é. Leia conosco e entenda melhor sobre o assunto, vamos lá!

Endpoint o que é? Conceito, segurança e funcionamento!

O que este artigo aborda:

Endpoint o que é?

A segurança de endpoint é um conceito que abrange várias medidas e precauções, enquadrando-se no campo mais amplo da segurança cibernética. Em particular, este ramo lida com processos de defesa, dados sensíveis, arquivos de armazenamento e dispositivos conectados à sua rede e à web. Somente depois de pensar nos endpoints, como mencionado acima, você poderá bloquear todo o sistema da empresa.

Em tempos de trabalho inteligente e trabalho remoto, ter consciência disso parece decisivo para não ter surpresas desagradáveis, pois, se você exerce sua profissão em casa ou em espaços de coworking, nem sempre há as mesmas garantias oferecidas pelo empregador. Razão pela qual você deve ter cuidado com usuário, senha e outros detalhes relativos à organização do seu negócio.

Outros termos com os quais o endpoint é conhecido são segurança e proteção de terminais, ideias que se referem a todo o aparato de medidas técnicas e logísticas para evitar nós descobertos.

A segurança de endpoint é utilizada para coordenar o conjunto de ferramentas úteis para um negócio de TI, e não apenas para planejar e realizar suas atividades. Para as grandes empresas, em especial, o tipo de dados para ficar de olho nas mudanças, pois dizem respeito aos clientes, funcionários e à própria estrutura da empresa.

Por isso é necessário um domínio absoluto de tudo o que tem acesso à rede interna e, para isso, pode ser útil, por meio deste guia, delinear e definir Endpoint o que é.

O que é considerado endpoint?

Afinal, em termos técnicos, Endpoint o que é? Como podemos considerá-lo de forma mais abrangente e técnica, simultaneamente? Além dos computadores, smartphones e tablets listados acima, a grande família de endpoints inclui impressoras, copiadoras, scanners, câmeras de vigilância e outros periféricos e componentes conectados via Bluetooth, ou seja, praticamente tudo aquilo que esteja ligado a rede de tecnologia, tornando-se, dessa forma, uma das principais soluções de TI quando analisamos pelo ponto de vista de segurança.

Até os discos rígidos e pendrives ficam assim quando entram na rede e a situação pode, neste momento, se tornar muito crítica porque estamos falando dos objetos tecnológicos mais usados para backups, o salvamento de todas as pastas úteis em outro lugar. É a “pasta de salvação” de gerentes e empreendedores quando eles pensam que perderam tudo.

Para chamar a atenção para esse tema, é necessário treinamento interno para quem está no escritório e para técnicos e funcionários que talvez usem apenas smartphones no local de trabalho.

Um hacker pode chegar de qualquer lugar e tirar proveito de pequenos detalhes negligenciados, portanto, uma segurança cibernética, por mais poderosa e complexa que seja, não pode ignorar a defesa de cada dispositivo. Caso contrário, seria como construir um portão intransitável, mas deixando a porta dos fundos aberta.

Como fazer isso, então? As estratégias de invasão podem ser variadas e incluem os itinerários mais incomuns que começam a partir de eventos suspeitos, como o recebimento de um e-mail contendo malware.

Nesse sentido, os endpoints também incluem servidores, sobre os quais gravitam mensagens de e-mail, códigos e informações confidenciais, que exigem um compromisso especificamente dedicado.

Além desse detalhe, ou seja, de ensinar seus colaboradores a não abrir links suspeitos, é de suma importância que saibam a potencialidade de acessar sites também suspeitos via smartphone pessoal pela rede da empresa. De forma geral, é necessário um treinamento e conscientização contínua e grupal. Até a próxima!

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Melhores Truques de WhatsApp para 2022

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Por que pessoas seguem influenciadores digitais?

Veja Como Conseguir o WhatsApp da Jequiti

Veja Como Conseguir o WhatsApp da Jequiti

8 passos para tornar seu site atrativo

8 passos para tornar seu site atrativo

Como tirar legenda dos vídeos do Youtube? – Aprenda passo a passo!

Como tirar legenda dos vídeos do Youtube? – Aprenda passo a passo!

Novo dispositivo da Amazon é um Dispenser Automático de Sabonete Líquido

Novo dispositivo da Amazon é um Dispenser Automático de Sabonete Líquido