Empresários e gestores, na sua maioria, já compreenderam a importância de investir em marketing digital e garantir presença online para sua marca. O que ainda deixa algumas pessoas confusas é a existência de uma grande quantidade de estratégias diferentes que podem ser executadas.
De maneira geral é indicado que uma marca utilize diferentes abordagens simultâneas e coordenadamente, porém para isso é preciso que a empresa tenha estrutura de pessoal e também financeira.
Dentre diversas opções, o marketing de influência tem se tornado uma opção bastante atrativa para impactar possíveis clientes.
Então, continue lendo para saber mais sobre essa estratégia.
O que este artigo aborda:
- O que são influenciadores digitais?
- Como acertar na escolha do influenciador?
- Por que investir em influenciadores?
O que são influenciadores digitais?
São pessoas que, de alguma forma, ganharam notoriedade diante de um segmento específico da população e que têm determinada influência sobre a tomada de decisão do público que a acompanha.
Os influenciadores não precisam necessariamente ser artistas, como algumas pessoas acreditam, profissionais de outras áreas também se tornam referência nos seus segmentos de atuação e passam a influenciar comportamentos.
Por contarem com um público geralmente engajado, essas pessoas muitas vezes são procuradas por empresas para que promovam um produto ou serviço que possa ser do interesse dos seus seguidores, como equipamentos de combate a incêndio se tratando de alguém que fale sobre segurança, por exemplo.
Como acertar na escolha do influenciador?
Antes de distribuir propostas de parceria há alguns pontos importantes que devem ser analisados com antecedência, tanto dentro de sua empresa, quanto a questões relacionadas ao perfil dos influenciadores em potencial.
É preciso saber qual perfil de consumidor é o ideal para sua empresa. Obtenha o máximo de informações possíveis sobre os seus clientes, como os hábitos e interesses, então procure estabelecer um padrão de comportamento. Dessa forma será possível entender melhor quem é seu público alvo.
A partir disso, selecione influenciadores que falem de assuntos relacionados ao seu negócio, como por exemplo instalação elétrica se você vende painel elétrico industrial. Tenha atenção com o nível de engajamento que esse influencer tem e busque saber se outras empresas tiveram resultados positivos ao firmar parceria.
Por que investir em influenciadores?
Quando bem estruturado o marketing de influência traz resultados muito positivos para o negócio. As pessoas tendem a dar mais credibilidade para uma marca ou produto quando uma pessoa de sua confiança faz uma indicação e o papel dos influenciadores é basicamente o de recomendar determinado produto ou serviço.
Para alguns nichos é difícil atingir a segmentação ideal de público e isso pode acabar encarecendo as campanhas de marketing, portanto esse tipo de parceria facilita a divulgação de um produto específico, seria o caso de alguém que dá dicas de limpeza divulgar um detergente clorado, por exemplo.
Por ser uma divulgação extremamente segmentada, geralmente apresenta altos índices de retorno sobre o investimento feito. Diferente de estratégias mais tradicionais, como campanhas de rádio ou tv, com o marketing de influência sabe-se que o público impactado tem real potencial de compra.
Apostar na formação de parcerias com influenciadores pode ser o ponto de partida para ampliar a base de clientes, criar um fluxo de caixa mais confortável e então começar (ou ampliar) os investimentos em estratégias de marketing que potencializam as vendas do seu negócio.
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