Pedalar pelas ciclovias e ciclofaixas da cidade é uma delícia e também uma forma de fazer os deslocamentos do dia a dia de maneira mais sustentável e benéfica. Fazer isso em parques é, além de tudo, uma forma de se conectar com a natureza e, mesmo em movimento, relaxar.
Em muitos parques de São Paulo, a prática não só é permitida como incentivada. Alguns têm pontos de aluguel de bike e espaços pensados exclusivamente para os ciclistas.
No entanto, em outros espaços, principalmente os menores, pedalar não é permitido, pois pode atrapalhar a circulação de outras pessoas, crianças e animais. Portanto, é bom checar as regras antes de ir. Fizemos uma lista da Revista Portal Útil com boas opções onde as bicicletas são permitidas, em várias regiões da capital paulista.
O que este artigo aborda:
- Parque das Bicicletas
- Parque Ibirapuera
- Parque Villa Lobos
- Parque da Juventude
- Parque Ecológico do Guarapiranga
- Parque Jacuí
- Parque Águas
- Parque Anhanguera
Parque das Bicicletas
Com ampla ciclovia e localizado dentro de um complexo esportivo, o Parque das Bicicletas, como o nome sugere, é perfeito para os ciclistas. Fica em Moema, Zona Sul. Um dos seus pontos fortes, além da ciclovia, é o Bosque da Fama, onde cada árvore tem o nome de um atleta — local ideal para relaxar depois do exercício.
Parque Ibirapuera
Um dos cartões-postais da cidade e também um dos parques mais famosos da capital, o Ibirapuera, na Zona Sul, é sempre um bom lugar para pedalar. Além de árvores imensas, lagos, lanchonetes, museus e quadras, o parque tem ciclofaixas em boa parte de sua área e até um serviço de aluguel de bikes próprio.
Por lá, fazem sucesso os triciclos que acomodam mais de uma pessoa e, por conta disso, é preciso trafegar devagar, especialmente nos finais de semana e feriados, quando o parque fica cheio. Se você pretende focar no exercício físico que a atividade proporciona, prefira os dias de semana.
Parque Villa Lobos
Com uma das melhores infraestruturas da cidade, esse parque, localizado no Alto de Pinheiros, Zona Oeste, também permite bicicletas, mas apenas em algumas áreas onde há ciclovia. Assim como o Ibirapuera, oferece até serviço de aluguel de bikes. Para quem também gosta de trilhas, o parque tem várias opções.
Parque da Juventude
Outro parque que não tem restrições para bicicletas é o Parque da Juventude, localizado na Zona Norte da cidade. Por lá, também há boas quadras e pistas de caminhada, além da Biblioteca de São Paulo, que tem um ótimo acervo e um terraço para relaxar e admirar a vista depois de pedalar.
Parque Ecológico do Guarapiranga
Com mais de 2,5 milhões de m², esse parque passa pelas margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul. O local é todo planejado para sensibilizar os visitantes sobre a importância da preservação, ou seja, o contato com a fauna e flora da região é privilegiado. A Ciclovia Guarapiranga passa por lá.
Parque Jacuí
Esse parque, que fica na Vila Jacuí, Zona Leste, é o local perfeito para praticar esportes. Tem quadras, campos de futebol e vôlei de praia, pista para corrida, pista de skate e, para os ciclistas mais aventureiros, até uma pista de bicicross. A sua bike, claro, é bem-vinda.
Parque Águas
Localizado na Cidade Kemel, na Zona Leste, esse é um parque não tão conhecido, mas ótimo para andar de bicicleta. Construído para preservar a nascente do Córrego Três Pontes, o local tem uma boa área de Mata Atlântica preservada, ideal para quem busca tranquilidade e contato intenso com a natureza.
Parque Anhanguera
Em Perus, na Zona Oeste, fica um dos maiores parques da cidade, com grande área de Mata Atlântica preservada. Eles têm uma ciclovia de 2,5 quilômetros, com aclives e declives acentuados, o que pode ser um pouco puxado para ciclistas iniciantes, mas ótimo para quem quer pedalar para se exercitar.
Artigos relacionados: