terça-feira, 17 de maio de 2022 - 17/05/2022 05:51:18
Revista Portal Útil

Publicado por Diego Augusto em 06/12/2021 às 20:39.

Existe uma frase famosa usada nos bares Brasil afora: “Eu bebo pra ficar mal, se fosse pra ficar bom, tomava remédio”. Acontece que esse bordão hoje é, em partes, refutado pela ciência.

Obviamente beber em excesso faz mal, já há muito tempo se sabe disso, porém o que pode ser novidade, apesar das suspeitas, é o benefício de uma bebida alcoólica para a saúde: o vinho.

O conhecido néctar dos deuses acompanha a humanidade há uma boa parte de sua história, mas apenas do último século para cá se descobriu o poderoso antioxidante presente nas uvas do vinho.

Desde então, viemos consumindo e estudando mais esta etílica. Então para você se apaixonar ainda mais e não se perder em possíveis exageros, listamos aqui 15 benefícios do vinho para sua saúde:

O que este artigo aborda:

1 – Coração Forte

Uma pesquisa feita pela  Harvard School of Public Health ao longo de 16 anos, com mais de 11 mil homens, descobriu que aqueles que consumiram vinho moderadamente chegavam a ter até 30% menos chances de ter algum tipo de problema cardíaco.

Conheça 15 benefícios do consumo moderado de vinho

2 – Alimento para o cérebro

Ao estudar os efeitos do vinho no cérebro, o neurocientista Gordon Shepherd descobriu que a bebida, quando consumida moderadamente, ativa mais massa cinzenta do que a música ou exercícios de equações matemáticas.

3 – 9 a cada 10 dentistas recomendam

Novos estudos feitos pela ACS Publications concluíram que os polifenóis, que são compostos químicos presentes nas frutas e também no vinho tinto, contribuem significativamente no enfraquecimento das bactérias e seu poder de aderir nos dentes

4 – Segue o fluxo

O antioxidante presente no vinho ajuda o corpo a diminuir a pressão arterial e pode evitar que as veias sanguíneas desenvolvam tromboses, prevenindo assim derrames ou AVCs.

5 – Low sugar

A revista científica Annals of Internal Medicine divulgou os resultados de um estudo feito com pacientes portadores de Diabete tipo 2 e concluiu que o consumo moderado de vinho tinto pode ajudar a balancear o colesterol e o açúcar no sangue.

6 – Vinho é bom e conserva os dentes

 A revista Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu em estudos recentes que a consumação controlada de vinho ajuda na preservação do esmalte dos dentes, mantendo-os inteiros, prevenindo cáries e saúde da cor.

7 – Não é cerveja, mas desce redondo

Em 2010 o British Medical Journal constatou em pesquisas, que tomar vinho com as refeições, em função de seus antioxidantes, ajuda a preservar a parede estomacal, evitando inflamações e melhorando o processo de digestão por inteiro.

8 – É álcool, mas não em gel!

Os polifenóis presentes no vinho, de acordo com os especialistas, são também poderosos antibactericidas, ou seja, matam germes ao terem contato com eles e podem ajudar em infecções pelo corpo.

9 – Digno da realeza 

Para aqueles momentos onde a diarreia te força a passar mais tempo no trono do que gostaria, saiba que o vinho contribui para a flora intestinal e as boas bactérias que lá habitam, regulando este processo e a “qualidade” do produto final.

10 – Bom contra o câncer

As uvas, e o vinho por consequência, são ricos em polifenóis, que são potentes antioxidantes naturais, então os especialistas em oncologia recomendam que se tome uma taça de vinho por dia para ajudar na prevenção ao câncer.

 11 – Mente sã

Um ativo presente no vinho é o Resveratrol. De acordo com estudo publicado pela revista científica Neuropharmacology, esse composto torna a bebida muito útil no combate a depressão, isso claro quando ingerida sem exageros.

12 – Uma mãozinha para os fumantes

A Sociedade Europeia de Cardiologia constatou em estudos que consumir vinho de forma comedida pode ajudar os fumantes a largarem o cigarro, isso ocorre em função dos antioxidantes presentes.

13 – Nana-neném

224 pessoas participaram do estudo da Universidade de Ben-Gurion de Negev em Israel e o evento constatou que aquelas que beberam vinho tinto, ou branco, a noite tiveram melhores noites de sono.

14 – Zen

As propriedades e compostos que citamos aqui, como o Resveratrol, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Buffalo, em Nova York, podem ter alta propriedade combativa à ansiedade e desaceleração do raciocínio.

15 – Rotina skin-care

Os antioxidantes presentes no vinho combatem os radicais livres no corpo, contribuindo para a melhora da qualidade da pele, cabelos e unhas. A bebida também ajuda na circulação do escalpo, prevenindo a queda capilar.

O mais importante é entender que somente o consumo moderado do vinho é benéfico e  consumir a bebida em excesso pode trazer sérios riscos à saúde.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer um pré treino de qualidade?

Como fazer um pré treino de qualidade?

Os efeitos dos alimentos no corpo

Os efeitos dos alimentos no corpo

As melhores receitas brasileiras que você precisa conhecer

As melhores receitas brasileiras que você precisa conhecer

Confira 4 receitas doces com café

Confira 4 receitas doces com café

5 Dicas para cuidar da sua alimentação nos dias de calor

5 Dicas para cuidar da sua alimentação nos dias de calor

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura