Conhecer os melhores restaurantes de BH é uma excelente forma de saborear a culinária mineira. Mas a lista de empresas que oferecem esse serviço na capital de Minas Gerais é grande. Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa.
Quer experimentar uma boa cachaça e abrir o apetite? Em BH, você encontra! Se prefere almoçar um tradicional tropeiro ou fígado com jiló, também não faltarão opções!
E quanto ao famoso pão de queijo? Há muitos lugares para conhecer e delícias para experimentar. Afinal, Belo Horizonte tem uma culinária conhecida no Brasil e no mundo.
Ficou com água na boca? Então acompanhe abaixo uma lista com os melhores restaurantes de BH, para vários gostos e bolsos!
O que este artigo aborda:
- BH: a cidade da gastronomia criativa
- Quais são os melhores restaurantes de BH?
- Mercado Central
- Paradiso
- Dona Lucinha
- Café com Letras
- O Italiano
- Xapuri
- Glouton
- Chico Dedê
- Conclusão
BH: a cidade da gastronomia criativa
Por sua variedade gastronômica, Belo Horizonte se tornou rota turística para quem quer experimentar a culinária típica de Minas Gerais.
Não é à toa que a capital recebeu da Unesco o título de “Cidade da Gastronomia Criativa”. Com ele, a cidade ganhou ainda mais destaque mundial no mercado gastronômico.
Além da grande quantidade de restaurantes, diversos eventos e festivais na cidade movimentam o setor. E a cultura dos dos botecos reforça esse cenário. Isso porque, ela também é conhecida como a “capital mundial dos botecos”.
Vale a pena destacar que o turismo gastronômico representa 40% da geração de empregos em Belo Horizonte. Isso já mostra todo o seu potencial, não é mesmo?
Quais são os melhores restaurantes de BH?
Com criatividade e sabor, BH oferece o melhor da cozinha mineira aos turistas e moradores. Se você busca lugares aconchegantes para curtir bons momentos e uma ótima comida, confira a nossa lista com os melhores restaurantes de BH e prepare a sua rota da gastronomia!
Mercado Central
Iniciamos a lista com o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte. É parada obrigatória para quem visita a capital mineira.
O ponto reúne cerca de 400 estabelecimentos, com produtos alimentícios, temperos, doces, queijos, cachaças e tudo de delicioso que representa a culinária mineira.
Além das lojas, os restaurantes do Mercado Central contam com um cardápio de dar água na boca. Entre os pratos mais pedidos estão o fígado acebolado com jiló e o torresmo.
Paradiso
Quem gosta da culinária francesa e italiana pode visitar o restaurante Paradiso. Com um delicioso toque mineiro, o estabelecimento tem uma boa variedade de vinhos.
Localizado na área externa de um antigo casarão de BH, o cardápio tem como destaque o escalope ao pesto e atum selado com gergelim . E para a sobremesa, o petit gateau é de goiabada cascão. Bem mineiro, não é mesmo?
Dona Lucinha
O restaurante da Dona Lucinha leva a Belo Horizonte a saborosa tradicional culinária das cidades do interior do estado.
Com as panelas feitas em ferro ou pedra-sabão e móveis em madeira, o clima é bem familiar. O buffet conta com refogados, couve, angu, doce de leite, entre outras opções.
Café com Letras
Mais do que um restaurante, o Café com Letras reúne arte e música na Savassi, famoso ponto cultural na Zona Centro-Sul de Belo Horizonte.
O restaurante fica dentro de um museu e o cliente tem um cardápio variado e ótimas opções de vinhos. E o diferencial: música instrumental para compor o ambiente artístico.
No menu, o risoto de camarão com abóbora é uma das opções de prato principal. Já os profiteroles recheados com sorvete de creme e calda de Nutella são muito pedidos como sobremesa. Ou seja, arte e boa gastronomia não faltam no Café com Letras.!
O Italiano
Como o próprio nome informa, O Italiano reúne gastronomia italiana e mineira no mesmo espaço. Os pratos são leves, com grande destaque para os frutos do mar.
O estabelecimento é rústico e ao mesmo tempo moderno, com vários espaços. Incluindo um ambiente exclusivo para as crianças se divertirem.
Xapuri
O restaurante Xapuri faz sucesso em Belo Horizonte desde 1987. A responsável por isso é a proprietária Dona Nelsa e a sua fabricação de doces e linguiças.
Reunindo talento e empreendimento, ela oferece pratos mineiros tradicionais, em um ambiente rústico e aconchegante. Campeã de pedidos no restaurante, a Costelinha da Sinhá é uma iguaria que reúne admiradores fiéis.
Glouton
O restaurante mineiro com ares da França reúne qualidade gastronômica e sofisticação. O cardápio é variado e agrada diversos gostos.
Um dos destaques é o salmão defumado, especialidade da casa. A receita inclui maionese e maxixe, além de uma salada para completar. Na sobremesa, o cliente saboreia a goiabada em calda, com creme de mascarpone, suspiro e chá mate. Uma combinação que surpreende!
Chico Dedê
Conhecido por ser um bar de alma mineira, o Chico Dedê é um gastrobar com jeito de boteco, que reúne as melhores comidas e bebidas de Minas.
O chef André Paganini comanda a equipe com um cardápio de raízes mineiras, mas com misturas inusitadas. Um deles é o tempurá de quiabo servido com molho tonkatsu ao perfume de cachaça.
A barriga de porco pururuca é outro clássico da casa, servida com gengibre e limão. Por isso, o bar se tornou um dos lugares mais procurados em Belo Horizonte para comer e apreciar uma boa bebida.
Conclusão
Reunir os melhores restaurantes de BH em um post não é uma tarefa simples, diante da boa variedade que a capital mineira apresenta.
Mas, os representantes desta lista reúnem qualidades de destaque, como sofisticação, criatividade e principalmente, o clima alegre e saboroso de Minas Gerais — tão reconhecido no Brasil e no mundo.
Ou seja, quando o assunto é gastronomia, BH não decepciona. Fica a dica para quem quer conhecer melhor a culinária mineira, com seus sabores e encantos.
Por último, não deixe de conferir os nossos outros artigos da Revista Portal Útil.
Artigos relacionados: