quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 17:13:24
Revista Portal Útil

O conteúdo "Conheça os melhores restaurantes de BH que você precisa conhecer" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Alimentação em .


Conhecer os melhores restaurantes de BH é uma excelente forma de saborear a culinária mineira. Mas a lista de empresas que oferecem esse serviço na capital de Minas Gerais é grande. Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa. 

Quer experimentar uma boa cachaça e abrir o apetite? Em BH, você encontra! Se prefere almoçar um tradicional tropeiro ou fígado com jiló, também não faltarão opções! 

E quanto ao famoso pão de queijo? Há muitos lugares para conhecer e delícias para experimentar. Afinal, Belo Horizonte tem uma culinária conhecida no Brasil e no mundo. 

Ficou com água na boca? Então acompanhe abaixo uma lista com os melhores restaurantes de BH, para vários gostos e bolsos!

O que este artigo aborda:

BH: a cidade da gastronomia criativa

Por sua variedade gastronômica, Belo Horizonte se tornou rota turística para quem quer experimentar a culinária típica de Minas Gerais.

Mercado Central de Belo Horizonte

Não é à toa que a capital recebeu da Unesco o título de “Cidade da Gastronomia Criativa”. Com ele, a cidade ganhou ainda mais destaque mundial no mercado gastronômico.

Além da grande quantidade de restaurantes, diversos eventos e festivais na cidade movimentam o setor. E a cultura dos dos botecos reforça esse cenário. Isso porque, ela também é conhecida como a “capital mundial dos botecos”.

Vale a pena destacar que o turismo gastronômico representa 40% da geração de empregos em Belo Horizonte. Isso já mostra todo o seu potencial, não é mesmo?  

Quais são os melhores restaurantes de BH?

Com criatividade e sabor, BH oferece o melhor da cozinha mineira aos turistas e moradores. Se você busca lugares aconchegantes para curtir bons momentos e uma ótima comida, confira a nossa lista com os melhores restaurantes de BH e prepare a sua rota da gastronomia!

Mercado Central

Iniciamos a lista com o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte. É parada obrigatória para quem visita a capital mineira.

O ponto reúne cerca de 400 estabelecimentos, com produtos alimentícios, temperos, doces, queijos, cachaças e tudo de delicioso que representa a culinária mineira. 

Além das lojas, os restaurantes do Mercado Central contam com um cardápio de dar água na boca. Entre os pratos mais pedidos estão o fígado acebolado com jiló e o torresmo.

Paradiso

Quem gosta da culinária francesa e italiana pode visitar o restaurante Paradiso. Com um delicioso toque mineiro, o estabelecimento tem uma boa variedade de vinhos. 

Localizado na área externa de um antigo casarão de BH, o cardápio tem como destaque o escalope ao pesto e atum selado com gergelim . E para a sobremesa, o petit gateau é de goiabada cascão. Bem mineiro, não é mesmo?

Dona Lucinha

O restaurante da Dona Lucinha leva a Belo Horizonte a saborosa tradicional culinária das cidades do interior do estado

Com as panelas feitas em ferro ou pedra-sabão e móveis em madeira, o clima é bem familiar. O buffet conta com refogados, couve, angu, doce de leite, entre outras opções. 

Café com Letras

Mais do que um restaurante, o Café com Letras reúne arte e música na Savassi, famoso ponto cultural na Zona Centro-Sul de Belo Horizonte. 

O restaurante fica dentro de um museu e o cliente tem um cardápio variado e ótimas opções de vinhos. E o diferencial: música instrumental para compor o ambiente artístico. 

No menu, o risoto de camarão com abóbora é uma das opções de prato principal. Já os profiteroles recheados com sorvete de creme e calda de Nutella são muito pedidos como sobremesa. Ou seja, arte e boa gastronomia não faltam no Café com Letras.!

O Italiano

Como o próprio nome informa, O Italiano reúne gastronomia italiana e mineira no mesmo espaço. Os pratos são leves, com grande destaque para os frutos do mar. 

O estabelecimento é rústico e ao mesmo tempo moderno, com vários espaços. Incluindo um ambiente exclusivo para as crianças se divertirem.

Xapuri

O restaurante Xapuri faz sucesso em Belo Horizonte desde 1987. A responsável por isso é a proprietária Dona Nelsa e a sua fabricação de doces e linguiças. 

Reunindo talento e empreendimento, ela oferece pratos mineiros tradicionais, em um ambiente rústico e aconchegante. Campeã de pedidos no restaurante, a Costelinha da Sinhá é uma iguaria que reúne admiradores fiéis. 

Glouton

O restaurante mineiro com ares da França reúne qualidade gastronômica e sofisticação. O cardápio é variado e agrada diversos gostos. 

Um dos destaques é o salmão defumado, especialidade da casa. A receita inclui maionese e maxixe, além de uma salada para completar. Na sobremesa, o cliente saboreia a goiabada em calda, com creme de mascarpone, suspiro e chá mate. Uma combinação que surpreende!

Chico Dedê

Conhecido por ser um bar de alma mineira, o Chico Dedê é um gastrobar com jeito de boteco, que reúne as melhores comidas e bebidas de Minas. 

O chef André Paganini comanda a equipe com um cardápio de raízes mineiras, mas com misturas inusitadas. Um deles é o tempurá de quiabo servido com molho tonkatsu ao perfume de cachaça.  

A barriga de porco pururuca é outro clássico da casa, servida com gengibre e limão. Por isso, o bar se tornou um dos lugares mais procurados em Belo Horizonte para comer e apreciar uma boa bebida.

Conclusão

Reunir os melhores restaurantes de BH em um post não é uma tarefa simples, diante da boa variedade que a capital mineira apresenta. 

Mas, os representantes desta lista reúnem qualidades de destaque, como sofisticação, criatividade e principalmente, o clima alegre e saboroso de Minas Gerais — tão reconhecido no Brasil e no mundo. 

Ou seja, quando o assunto é gastronomia, BH não decepciona. Fica a dica para quem quer conhecer melhor a culinária mineira, com seus sabores e encantos.

Por último, não deixe de conferir os nossos outros artigos da Revista Portal Útil.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Confira 4 receitas doces com café

Confira 4 receitas doces com café

Conheça 15 benefícios do consumo moderado de vinho

Conheça 15 benefícios do consumo moderado de vinho

O segredo de uma fermentação de pães perfeita com Banneton!

O segredo de uma fermentação de pães perfeita com Banneton!

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

Suplementos naturais que ajudam na queima de gordura

O que você precisa saber para se alimentar melhor?

O que você precisa saber para se alimentar melhor?

Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo

Conheça os recheios de panquecas mais tradicionais do mundo