Revista Portal Útil

A comida tradicional brasileira, saborosa e suculenta, está entre as mais saborosas do mundo.

A partir do momento que você chega ao país, você verá que as receitas brasileiras são preparadas com amor. As pessoas se sentam juntas, saboreiam os pratos, bebem cerveja gelada ou caipirinha, e riem umas com as outras. 

Por outro lado, a comida brasileira é muitas vezes pesada, mas não se preocupe. Você só precisa de um pouco de tempo para se acostumar a ela, então você começará a amá-la também.

Bem, a maioria dos alimentos do Brasil fornecem energia suficiente para continuar explorando a rua deste vasto país. Mais um motivo para provar pelo menos alguns dos pratos abaixo, feito em parceria com o site Receitas Mix.

O que este artigo aborda:

Uma cumbuca de feijoada
Uma cumbuca de feijoada
Pin It

Melhores Receitas Brasileiras

Tenha em mente que muitos destes pratos tradicionais brasileiros têm interpretações locais que são influenciadas pelo clima daquela região, assim como os ingredientes locais, o que significa que o mesmo prato pode ser muito diferente quando preparado em São Paulo ou na Bahia.

Sem mais delongas, quer conhecer as comidas brasileiras mais tradicionais? Continue lendo!

1. Feijoada

O prato brasileiro mais tradicional desta lista, a feijoada, é de longe a refeição favorita do local. A lenda diz que a feijoada é um prato genuinamente brasileiro feito pela primeira vez por escravos que tiveram que comer os restos de seu dono, resultando na feijoada que conhecemos hoje. Mas isso não é verdade.

A feijoada é um prato que veio para a América do Sul com os portugueses. Derivada de uma refeição típica do Império Romeno, um cozido de carne e legumes, entre estes, o feijão branco.

A versão do prato que a maioria das pessoas come hoje, que teve algumas modificações, é de fato brasileira: usa feijão preto local, ao invés do branco da Europa, e carne de porco.

Enfim, a feijoada é um saboroso guisado de feijão preto com carne de porco, servido com arroz de alho, farinha de mandioca, couve verde e vinagrete.

Cargas de buffets brasileiros servem este guisado de feijão preto com linguiça defumada, mas este prato sabe melhor quando encomendado a la carte.  

2. Feijão Tropeiro

Este prato de água na boca é típico de Minas Gerais, um estado da região sudeste do Brasil.

O nome vem da época colonial no Brasil, quando os homens tinham que percorrer longas distâncias para comercializar gado. Eles eram as tropas de gado, que em português significa “tropeiro”.

Para dar uma ideia melhor de quanto tempo essas viagens levariam, imagine viajar o Brasil, um dos maiores países do mundo, em um cavalo. Levaria meses.

Por isso precisavam de provisões que poderiam durar muito tempo sem refrigeração, tais como feijão, farinha, etc.

O Feijão Tropeiro é feito com verduras, ovos, feijão, toucinho, carne de porco e farinha de mandioca. 

3. Baião de Dois

Popular no norte e nordeste, especialmente no estado do Ceará, o baião de dois tem este nome devido a seus dois ingredientes principais: arroz e ervilhas de olhos pretos. Você vai entender isso em um minuto.

O baião é um ritmo musical no Brasil, onde duas pessoas dançam juntas – muito comum na região nordeste – como arroz e ervilhas de olhos pretos se juntam neste prato.

Dependendo do estado em que você estiver, os locais servem diferentes variações de baião de dois, que dependerão do clima e dos ingredientes locais, mas todos eles são saborosos.

Além de arroz e ervilhas, o baião de dois também é feito de carne de porco, requeijão, bacon, cebola, alho e óleo.

4. Acarajé com vatapá

A culinária da África Ocidental teve uma enorme influência sobre este prato brasileiro, que é difundido na região nordeste do país.

Acarajé é uma deliciosa refeição/alimento de rua feita de uma bola frita de ervilhas descascadas e temperada com cebola picada e sal. Depois, é cortado aberto e recheado com vatapá. 

O vatapá é uma pasta cremosa bem saborosa feita com camarão, leite de coco, pão, amendoim moído e óleo de palma. 

Este creme, como sabemos no Brasil, é uma variação local de um prato da África Ocidental que veio para o país com os escravos.

E como não conseguiram encontrar os mesmos ingredientes nesta nova terra sul-americana, a receita que conhecemos hoje é a versão latina, que se tornou uma receita tradicional do Brasil com o passar dos anos.

Quando você pede comida na região nordeste, se o atendente perguntar se você quer sua refeição/alimento de rua quente ou frio, diga frio. Sempre. 

Eles não significam a temperatura quente/frio, mas como o prato será picante. Mesmo seu “frio” pode ser muito quente para aqueles que não estão acostumados com suas pimentas.

5. Escondidinho de frango com mandioca

Escondidinho de frango com mandioca é um prato típico da região nordeste (devemos muito a eles), e seus principais ingredientes são frango saboroso sob uma camada de purê de mandioca gratinado.

E quando servido acompanhado de cerveja, fica uma delícia. O nome refere-se à carne que está escondida sob o purê de mandioca.
Leia também: As melhores saladas de maionese

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse