Revista Portal Útil

O óleo de motor é um componente essencial no funcionamento do seu veículo. O principal objetivo no seu uso é permitir uma maior durabilidade das peças e, principalmente, maior rendimento do motor.

Mas o que nem todos sabem é discriminar os tipos de óleo: o que são óleo sintético ou mineral? E mais do que isso, qual deles é o melhor para o seu carro?

Então, para não restarem mais dúvidas e para você conseguir tomar essas decisões de maneira mais acertada, preparamos este artigo. Nele te contaremos tudo sobre óleo sintético ou mineral e, depois disso, você saberá com certeza qual a melhor opção para o seu veículo!

O que este artigo aborda:

Mecânico trocando o óleo do carro
Mecânico trocando o óleo do carro
Pin It

Quais os tipos de óleo?

Quando o seu carro está precisando de óleo novo, aposto que a primeira dúvida que vem à sua mente é onde comprar óleo para carro. Mas, na verdade, a primeira coisa que deveria se perguntar é qual o melhor tipo de óleo para o seu carro. 

Isso mesmo, os óleos são divididos em tipos, principalmente entre óleo sintético ou mineral. E cada um deles possui determinadas características, sendo recomendado para um tipo específico de veículo.

Por isso, não basta saber onde comprar, é preciso saber o que se quer comprar!

No assunto desses lubrificantes de motor, temos basicamente três tipos de óleo: mineral, sintético e semissintético. Explicaremos mais sobre cada um deles.

Qual a função do óleo de motor?

Antes de escolher entre óleo sintético ou mineral, saber o porquê se utiliza óleo no motor é o primeiro passo para entender qual é melhor para o seu tipo de carro.

De maneira bastante simples, esse tipo de produto serve para lubrificar. Mas não se trata somente disso. O que talvez você ainda não saiba é que a sua principal função é não permitir um desgaste entre as peças.

Em outras palavras, quando o motor está funcionando, as peças estão em constante interação. Sem a ajuda desse óleo, o desgaste é quase imediato. Então, o óleo de motor, seja ele um óleo sintético ou mineral, faz com que o atrito seja menor para que essas peças e o próprio motor possam durar mais.

Principais tipos de óleo

Como já dissemos, basicamente os tipos de óleo são o mineral, o sintético e o semissintético. Saiba mais sobre cada um deles:

Óleo de motor mineral

O óleo de motor mineral é o mais conhecido tipo de lubrificante de motor. Isso porque é o tipo mais simples entre os três. O óleo mineral, como o próprio nome já denuncia, vem de uma combinação de óleos a partir do refinamento do petróleo.

Ou seja, o processo é bem mais simples, assim como o produto. Em razão disso, ele costuma ser mais barato se comparado ao sintético. Esse tipo de óleo é recomendado, por exemplo, para os motores mais antigos, pois se desenvolvem melhor com lubrificantes mais grossos.

Óleo de motor sintético

O óleo de motor sintético é produzido em laboratório com a mistura de óleos e aditivos sintéticos que fazem deste um tipo bastante específico. Sua durabilidade é maior que o mineral e sua composição um pouco mais complexa.

Por sua natureza, o óleo sintético apresenta uma duração útil maior. Contudo, também acaba custando um pouco mais que o mineral.

A recomendação para uso desse tipo de óleo é principalmente para carros mais modernos. Isso porque eles exigem um tipo mais refinado de óleo, que produz menos resíduos. Ou seja, que faça a oxidação das peças acontecer de maneira bem mais lenta.

Óleo de motor semissintético

De forma simples de se entender, o óleo de motor semissintético é uma mistura dos dois anteriores. Na verdade, se trata do óleo mineral que passou por alguns processos com aditivos. Então, ele não pode ser considerado mais como mineral. 

Porém, ele também não é completamente sintético. O que fez com que surgisse essa classificação intermediária: óleo semissintético.

Seu uso é recomendado também aos veículos mais modernos, já que ele possui propriedades do óleo sintético. Mas, como é feito a base de óleos minerais, possui um custo inferior.

Óleo sintético ou mineral: qual é o melhor?

A melhor maneira de não cometer erros na hora de trocar o óleo do seu veículo é olhar o manual. Isso mesmo. Por mais simples que possa parecer, já que quase ninguém lê aquelas indicações, isso é o melhor a se fazer. Lá você encontrará o tipo de lubrificante exato que o seu carro precisa e terá certeza de uma vez por todas se deve usar o óleo sintético ou mineral no seu carro.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse