Revista Portal Útil

Antes de mais nada, entenda que um pneu careca, por exemplo, além de representar risco para o carro, coloca em risco a vida do condutor e também de pessoas que eventualmente possam se envolver no acidente.

Uma solução para quem precisa colocar o carro na estrada, mas não tem tempo de realizar a troca, é ir em busca de aluguel de carros. Isso porque, com uma locadora responsável, o carro inteiro estará pronto para qualquer tipo de viagem.

Nesse sentido, se o seu objetivo é saber quando trocar o pneu do carro, você está no lugar certo. Além de saber o momento para realizar a troca, vamos trazer informações sobre o que pode estar danificando esse item. Continue conosco e boa leitura.

O que este artigo aborda:

Mecânico trocando o pneu do carro
Mecânico trocando o pneu do carro
Pin It

Qual a importância de trocar o pneu do carro?

Em primeiro lugar, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determina que pneus que não estejam em condição adequada de uso, ou seja, que representem algum tipo de risco, se flagrados podem render advertência ou até mesmo multa ao condutor.

No geral, a maioria dos motoristas entendem a importância e quando trocar o pneu do carro desde a autoescola. Entretanto, com o passar do tempo a tendência é que esse fator seja ignorado.

Dito isso, a importância de saber quando trocar o pneu do carro perpassa diretamente pelo fato de seu contato direto com o solo. Em outras palavras: ele é uma peça chave para manter a estabilidade e o bom desempenho do carro.

Dessa forma, a melhor dica é não contar apenas com o tempo de vida útil de um pneu. Por essa razão, procure conferir com certa frequência como anda a aparência dos seus pneus e evite riscos reais para a sua vida e de outras pessoas.

Afinal, quando trocar o pneu do carro?

Se você ainda tem dúvidas sobre quando trocar o pneu do carro, tenha em mente que o tempo de vida útil de um pneu é de 60 mil km. No entanto, conforme dito, não se apegue somente a esse detalhe. 

Além disso, a quilometragem não é a única regra para medir o desgaste de um pneu. Isso porque, o comportamento e também o tipo de estrada em que o motorista percorre, pode influenciar para que a troca seja feita antes dessa rodagem.

Confira abaixo os cuidados necessários para não ter problemas com o seu veículo e também saber identificar quando trocar o pneu do carro.

Analise o indicador de desgaste de rodagem

Esse é o primeiro indicativo para saber quando trocar o pneu do carro. O Tread Wear Indicator (TWI) são aquelas placas de borracha que ficam entre os sulcos de qualquer pneu.

Por isso, não espere que elas atinjam o seu limite para começar a pensar a fazer algo a respeito. Sobretudo, se elas apresentarem algum desgaste, é hora de realizar a troca dos pneus do carro. 

Verifique a data de validade

Pneus, como qualquer outro produto fabricado, possuem data de validade. Sendo assim, a maioria desses produtos conta com um período de 5 anos de garantia de um bom desempenho.

Contudo, é preciso estar atento! Mesmo com o pneu guardado por todo esse período, ele deve ser descartado. Isso porque a borracha ressaca o que, por consequência, deixa o material mais vulnerável a estouros, por exemplo.

Fique atento a rotina do carro

De antemão, o seu comportamento irá influenciar no tempo de vida útil de um pneu. Por exemplo, se você tem o hábito de passar por estradas de terras, é normal que a regra dos 60 km não se aplique.

Por outro lado, se você usa o veículo para carregar itens e maquinários pesados para o trajeto em rodovias, a atenção também deve ser redobrada com os seus pneus.

Finalmente, se você é o tipo de condutor que usa o veículo apenas à passeio, a troca costuma levar mais tempo para acontecer. Estradas em boas condições favorecem a vida útil das rodas do carro.

Não se esqueça do estepe

Que o estepe é um item fundamental que todos sabem. No entanto, você sabia que ele também possui data de validade?

Dessa forma, além de saber quando trocar o pneu do carro, você também precisa ficar atento ao estepe. No geral, a vida útil de um estepe acompanha a do pneu. Ou seja, passados cinco anos, é hora de fazer a troca!

Quando trocar o pneu do carro: o que danifica esse equipamento?

Como você percebeu, são vários os indicadores que podem determinar quando trocar o pneu do carro.

Por isso, se você ainda não chegou a uma conclusão, separamos essa lista para que você faça o seu próprio check-up.

  • Excesso de velocidade: cuidado com o pé no acelerador. Dirigir e exagerar na velocidade pode impactar diretamente no estado de conservação do pneu do seu carro; 
  • Arranque: você não está em um filme de Hollywood para arrancar o carro e marcar até mesmo o chão em um arranque e frenagem de emergência. Fique atento, isso desgasta e muito os pneus de um carro;
  • Vias mal conservadas; antes de mais nada, vias esburacadas ou deformadas são os maiores nêmesis dos pneus de um carro. Por isso, sempre que passar por locais assim, tenha o hábito de verificar logo em seguida se tudo está bem com os pneus;
  • Fique atento às sensações que os pneus dão ao dirigir: Vibrações e ruídos são alertas de que algo está errado com os seus pneus. Por esta razão, se você notar qualquer irregularidade nesse sentido, saia da pista e inspecione os pneus. 
  • Por fim, vá regularmente ao mecânico: além de saber identificar quando trocar o pneu do carro, um mecânico de confiança possui um olhar clínico sobre o seu veículo. 

Conclusão

Agora que você sabe a importância e quando trocar o pneu do carro, que tal conferir se o seu se encaixa nas condições descritas?

Lembre-se que um pneu gasto é responsável por diversos casos de acidente pelo Brasil. Sobretudo, ficar atento a esse tipo de detalhe é um ato de cuidado com você e com as pessoas.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida de quando trocar o pneu do carro, veja o vídeo do canal DPaschoal.

Obrigado por acompanhar o artigo. Até a próxima.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse