Revista Portal Útil

Provavelmente o que te traz a esse artigo hoje seja uma dor de cabeça chamada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) bloqueada. Quer descobrir como reverter essa situação o mais rápido possível? Então você veio ao lugar certo!

No artigo abaixo, nós vamos mostrar o passo a passo do que você precisa fazer para desbloquear a carteira de motorista e ter o seu direito de dirigir de volta o quanto antes. Boa leitura!

O que este artigo aborda:

Homem escrevendo um documento para desbloquear a carteira de motorista
Homem escrevendo um documento para desbloquear a carteira de motorista
Pin It

O que é uma CNH bloqueada?

Se você já sabe o que é uma suspensão de CNH, provavelmente entenderá mais rápido como funciona o bloqueio da CNH.

Apesar de serem processos semelhantes em suas penalidades (privação do direito de dirigir por um período de tempo), as causas das duas são bem diferentes. Entenda melhor a seguir:

Suspensão da CNH

Nesse caso, o que leva à suspensão da CNH pode ser o acúmulo do limite de pontos permitidos no período de 12 meses ou a penalidade de alguma infração específica, que independe do número de pontos acumulados.

Um exemplo de infração específica é a de dirigir sob efeito de álcool, que leva à suspensão da CNH por um período de 12 meses (um ano).

Bloqueio da CNH

Assim como no caso acima, a punição é a suspensão do direito de dirigir por um período de tempo.

No entanto, a causa do bloqueio não está necessariamente ligada a uma infração de trânsito, como é o caso da suspensão e até da cassação da CNH, que é quando o(a) motorista perde a CNH e precisa refazer todo o processo do início novamente.

O que pode levar ao bloqueio de uma CNH?

Se normalmente o bloqueio não está ligado a infrações de trânsito, o que leva o(a) condutor(a) a ter a sua CNH bloqueada?

Como o DETRAN não costuma enviar notificações sobre o bloqueio, como normalmente faz com outras infrações, muitas vezes a pessoa só fica sabendo que sua CNH foi bloqueada durante uma blitz.

A partir desse momento é que se costuma procurar saber o que causou o bloqueio repentino da Carteira de Habilitação.

A verdade é que as razões para isso são várias e dos mais diversos tipos. Listamos algumas abaixo:

Fraude

Quando há suspeita de que houve fraude no processo da primeira habilitação ou na mudança de categoria.

Endereço falso

Se o DETRAN perceber que, no cadastro do órgão, existe a indicação de um endereço que não existe.

Falso condutor(a)

Quando há a indicação e a constatação de que o(a) motorista em posse da CNH é falso. Ou seja, não existe ou está morto.

Transferência de CNH suspensa

Quando o(a) motorista faz a transferência de uma CNH para outro estado, mas estava com ela suspensa no estado de origem.

Suspensão ou cassação de CNH

Nesses casos, o(a) portador(a) não poderia estar utilizando a CNH, mas não a devolveu ao DETRAN.

Decisão judicial

Quando, por alguma razão, um juiz toma a decisão de bloquear a CNH do(a) motorista. Acontece normalmente para pagamento de alguma dívida.

Acidente com vítima fatal

Nos casos em que há um acidente de trânsito com vítimas fatais, a CNH também é bloqueada.

Por quanto tempo a minha CNH estará bloqueada?

Essa é uma pergunta sem resposta definida.

O tempo para desbloquear a carteira vai depender diretamente da razão que levou o(a) motorista a ter sua carteira bloqueada e da resolução do seu caso específico.

Portanto, não existe um tempo ou prazo pré-estabelecido para esse tipo de situação, pois cada caso específico demanda um tempo pontual para o desbloqueio.

Por exemplo: se o bloqueio se dá por alguma inadimplência, ou seja, um bloqueio judicial, o desbloqueio acontecerá após o pagamento da dívida.

No caso de suspeita de fraude, o desbloqueio acontece no momento em que se comprova a veracidade da documentação entregue pelo motorista.

Ou seja, a partir do momento em que a situação que levou ao bloqueio passa a regularizar-se, o desbloqueio da CNH é feito e o motorista recebe sua carteira de volta.

Todos os casos de bloqueio podem ser resolvidos e a pessoa volta a ter a posse da CNH?

Nem todos os casos permitem voltar a ter posse da CNH.

Por exemplo: nos casos de fraude, em que não há comprovação da veracidade da documentação entregue pelo(a) motorista, o bloqueio é definitivo e a pessoa não poderá voltar a dirigir.

Então, como posso desbloquear a carteira de motorista?

Como falamos acima, cada caso de bloqueio é específico e possui uma forma de resolução própria.

No fim das contas, o que você precisa é buscar o DETRAN, entender a causa do bloqueio da carteira e procurar compreender como funciona o processo de resolução do seu caso.

Você sabia que pode estar com a CNH bloqueada e não fazer ideia disso? Aqui no Doutor Multas você aprende isso e muito mais com nossos conteúdos informativos sobre o mundo do trânsito. Confira todo o conteúdo do nosso blog!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Como se tornar motorista de aplicativo?

Horário flexível, ser seu próprio chefe e, eventualmente, faturar mais do que ganha em um emprego formal? Sim, falamos sobre como se tornar motorista de aplicativo: a menina dos olhos […]

Quando trocar o pneu do carro?

Antes de mais nada, entenda que um pneu careca, por exemplo, além de representar risco para o carro, coloca em risco a vida do condutor e também de pessoas que […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse