Entra ano, sai ano, e é sempre a mesma dúvida o que acontece se não pagar o licenciamento do veículo? Além do IPVA, renovação do seguro do veículo, o proprietário precisa acompanhar também a validade do licenciamento.
O licenciamento anual é obrigatório e ocorre após o pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). O valor da taxa varia de estado para estado, mas em São Paulo a taxa a ser paga para que o proprietário obtenha o Licenciamento 2023 SP é de R$155,23, por exemplo.
Com o devido pagamento, o proprietário recebe o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) que agora é digital, o e-CRLV, e pode ser acessado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O vencimento do licenciamento em São Paulo acontece de acordo com o final da placa do veículo. Para os veículos com placa final 1, o licenciamento vence em abril, enquanto para os veículos de placa final 2 vencem em maio, final 3 em junho, final 4 julho, final 5 e 6 vencem em agosto, e assim sucessivamente. Para os veículos com placa de final 0, o vencimento ocorre em dezembro.
O que este artigo aborda:
Mas o que acontece se não pagar o licenciamento do veículo?
O licenciamento, através do e-CRLV, é o documento que autoriza o veículo para circulação em vias públicas, o não pagamento impede a sua circulação. Além disso, não licenciar o veículo pode gerar outras implicações.
Caso seja flagrado dirigindo com o veículo sem o devido licenciamento, a autoridade de trânsito determinará a apreensão do veículo, que só é liberado após a regularização, o que leva a um grande prejuízo financeiro, já que o proprietário precisará arcar com os custos de remoção do veículo ao pátio, além de pagar as diárias do período em que o veículo estiver recolhido ali.
E não para por aí, dirigir veículo com licenciamento atrasado é considerado infração gravíssima, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Por conta da infração, o proprietário recebe a punição de multa no valor de R$293,47, bem como a perda de 7 pontos na habilitação.
Além de ser uma obrigação financeira, o licenciamento também é uma garantia de segurança, uma vez que só é licenciado o veículo que cumpre as normas de segurança do CTB.
Além do pagamento da taxa para obter o licenciamento, também é necessário que o veículo não possua débitos em aberto, como IPVA e multas. Em caso de pendências, é necessário efetuar a quitação junto com a taxa de licenciamento.
Artigos relacionados: