Revista Portal Útil

O manuseio de cargas pesadas exige atenção, cuidado e, principalmente, uso de máquinas especiais que consigam içar esses materiais de forma adequada. É para isso que os guindastes, caminhões munck e guinchos são utilizados. 

Embora tenham algumas características em comum, como o fato de serem utilizados para levantar e movimentar cargas que não poderiam ser manipuladas exclusivamente com a ação humana, eles são bastante diferentes entre si. 

O guindaste, por exemplo, é mais potente e maior, mas não pode transitar por rodovias, ruas e avenidas. Por isso, ele é mais utilizado em lugares que tenham grande infraestrutura, em que a montagem desse equipamento seja possível. 

Os Caminhão munck com cesto, por sua vez, são muito mais versáteis. Eles são compostos por um sistema hidráulico e braço com articulação acoplada, que tem capacidade de içar até 25 toneladas a alturas entre 10 e 30 metros.

Além de poder transitar por rodovias e na cidade, o que garante um acesso melhor aos lugares onde precisará ser utilizado, o custo de um guindaste – como o munck também é chamado – é muito menor do que o do guindaste.

Apesar de ser um veículo que iça materiais por meio de um gancho e uma lança, o munck não pode ser confundido com os guinchos. 

Enquanto os guinchos são utilizados geralmente para atendimentos emergenciais e de socorro, os muncks são priorizados em obras da construção civil, de forma planejada e prevista.

Os guinchos são compostos por uma cabine de controle e uma plataforma na qual o item será posicionado – geralmente veículos em situação de quebra ou estacionamento irregular. 

Essa plataforma é posicionada ao nível do solo e a tração ocorre por um cabo que se recolhe em um rolo para que o material seja puxado. 

O que este artigo aborda:

Caminhão munck com cesto e guincho: Qual a diferença?
Caminhão munck com cesto e guincho: Qual a diferença?
Pin It

Quais tipos de guincho existem?

Quanto ao tipo, os guinchos podem ser hidráulicos, mecânicos ou elétricos. Cada um deles é ideal para uma utilização.

Os guinchos mecânicos e hidráulicos têm maior potência e, por isso, exigem um gerador externo de energia para o funcionamento adequado. 

Por precisarem de manutenção bastante frequente, o ideal é alugar esses veículos com uma empresa especializada, responsável por todos os reparos necessários, para que você não corra riscos e não precise se preocupar com gastos decorrentes disso.

O mesmo se aplica para os guinchos elétricos, que são mais econômicos do que os dois primeiros tipos citados, com preço mais acessível e fácil manuseio. Com operação remota, também são mais seguros do que as demais opções.

Existe ainda o guincho foguete, que é muito utilizado na construção civil para elevação de cargas. Esse modelo consiste em uma plataforma que suporta uma coluna com um gancho na ponta, com capacidade de até meia tonelada. 

Diferente dos demais, o guincho foguete não é um veículo e deve ser instalado exatamente no local em que será utilizado. 

Também nesse caso, o ideal é alugar o material para uso esporádico já que, se ficar parado e sem manutenção, o guincho foguete pode ter seu funcionamento comprometido. 

Cuidados no uso de guinchos e guindastes

Além da manutenção constante, alguns cuidados são necessários para que não haja riscos na utilização dos guinchos.

Em primeiro lugar, é preciso isolar a área o máximo possível, impedindo que as pessoas se aproximem muito do cabo, que deve ser manuseado apenas com a utilização de luvas.

Não deixe nenhuma parte do corpo próxima aos roletes do guincho durante a operação e não ultrapasse o limite de carga que o cabo pode tracionar para evitar quebras e danos ao material içado. 

Durante a tração, é preciso manter o ângulo do cabo o mais reto possível e não escorar nenhuma parte do guincho em plantas, árvores, postes, etc.

Os guindautos também devem ser operados com cautela. Não é recomendável permanecer sobre a carroceria do munck ou na área de alcance da lança quando o braço articulado estiver em movimento. Também não se deve abandonar o caminhão enquanto a carga estiver suspensa.

Conclusão

Por fim, caso precise tracionar algum material, não utilize o caminhão munck com cesto pois este veículo é projetado apenas para movimentação vertical. Nesses casos, prefira o guincho. 

Nesse sentido, tanto caminhões munck quanto guinchos podem ser empregados na construção civil, viabilizando operações de alta carga e locomoção de materiais pesados.

Para escolher qual utilizar, analise suas necessidades e opte pela máquina que melhor irá cumprir os pré-requisitos estabelecidos.

Portanto, faça sua locação com uma empresa especializada e tenha a tranquilidade necessária para viabilizar seus projetos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Vale a pena comprar carros semi novos?

Atualmente, ter um carro é fundamental para se locomover de um lugar ao outro com mais segurança, comodidade e agilidade. Para uma rotina tão agitada quanto a que as pessoas […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse