Uma das coisas mais frustrantes para os pilotos é quando a moto não liga ou apresenta algum problema elétrico. As causas podem ser as mais variadas, desde um curto-circuito em algum dos componentes até a falta de carga na bateria.
Por isso, é fundamental manter o veículo com a manutenção em dia, além de investir em peças de moto de procedência confiável e apropriadas para o seu modelo de motocicleta. Assim, você evita ficar na mão no meio da rua, sem conseguir sair do lugar devido a uma pane elétrica.
Confira abaixo os principais problemas elétricos que acontecem nas motos e saiba como lidar com a situação.
O que este artigo aborda:
Bateria
A bateria é um dos elementos mais importantes para o funcionamento de um automóvel, uma vez que o item é responsável por fornecer energia para a partida do motor e para seus componentes eletrônicos. Ou seja, sem carga na bateria, o veículo não consegue funcionar corretamente, mesmo que haja faísca.
Nesse caso, o ideal é recarregar a bateria ou trocá-la por um modelo mais novo. Para verificar se o problema é na bateria, a dica é medir sua voltagem, sendo que os melhores indicadores de desempenho devem seguir os valores especificados no rótulo.
Fusível
Em alguns casos é possível que o fusível principal da moto esteja queimado, impedindo que o sistema elétrico da moto funcione. Isso, porque o item é responsável por proteger o sistema da motocicleta contra sobrecargas, evitando o comprometimento de outros componentes.
Sendo assim, o condutor interno se rompe quando ocorre um curto em outros elementos, bloqueando a passagem da sobrecarga elétrica.
Alternador
O alternador é a peça que gera energia para o funcionamento da bateria, através da movimentação de seus componentes, que incluem o retificador e o estator. Ambos são necessários para que a moto rode corretamente, sem oferecer riscos ao piloto.
Caso algum dos itens apresente problemas, a moto não consegue permanecer ligada, impedindo o deslocamento. O ideal, assim como na bateria, é medir a voltagem com um multímetro para verificar se existe alguma oscilação na corrente.
Cabos de vela
Outro problema que pode resultar na falha elétrica da motocicleta é o mau contato dos cabos de vela. Os componentes dos veículos têm vida útil e, com o passar do tempo, eles podem apresentar alguns defeitos.
Para verificar, o indicado é tirar a vela de ignição da moto e confirmar se a faísca está passando corretamente entre os componentes. Porém, para isso, é preciso ter conhecimento sobre a parte mecânica da moto, uma vez que a carga pode resultar em choque elétrico.
Portanto, o mais indicado é levar o veículo a uma oficina de sua confiança para que o profissional verifique suas peças.
Bico injetor
A válvula serve para alimentar o motor, fazendo a dosagem do combustível de acordo com sua necessidade. Ao funcionar corretamente, o bico injetor pulveriza o combustível no coletor ou câmara de combustão.
Você pode verificar a resistência do bico para confirmar se ele está em curto-circuito ou se está funcionando corretamente. A voltagem do bico injetor deve ser similar à especificação da bateria, com cerca de 1 volt a menos.
O que fazer em caso de problema elétrico?
Independentemente do problema apresentado por sua moto, o mais indicado é levá-la a uma oficina mecânica se ela parar de funcionar. Com a experiência do profissional, fica mais fácil identificar a causa da pane elétrica, evitando gastos com manutenções indevidas.
Por isso, a melhor opção é manter sua moto com as peças originais, fazer revisões com frequência, a depender da quilometragem, e utilizar produtos de qualidade, incluindo fluidos, combustível e demais componentes.
Os famosos trancos, que fazem a moto pegar com o movimento forçado, podem acarretar diferentes problemas. Portanto, evite a prática e prefira sempre entrar em contato com um profissional antes de tentar resolver o problema.
Uma dica interessante para os amantes das duas rodas é fazer um curso básico de manutenção. Assim, você consegue inspecionar sua moto e resolver pequenos defeitos de maneira segura e eficiente.
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