Revista Portal Útil

O licenciamento é um procedimento obrigatório para todo proprietário de moto ou carro. Ele tem a finalidade de atestar que o veículo se encontra em regularidade com as normas de segurança, ambientais e de emissão de ruídos.

Para licenciar a sua moto, é necessário recolher, anualmente, uma taxa de renovação e fazer a emissão do CRLV (Certificado de Registro de Veículo).

Atualmente o documento é emitido por meio digital e pode ser consultado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O novo documento é emitido automaticamente após o recolhimento da taxa.

O CRLV é um documento de porte obrigatório, ou seja, o proprietário deve sempre estar em posse dele quando estiver transitando com a moto, seja físico ou digital.

Agora que você já sabe o que é licenciamento de moto veja qual a importância de manter pagamento em dia? Destacamos abaixo 5 pontos para mostrar os motivos de manter o documento sempre atualizado:

O que este artigo aborda:

O que é licenciamento de moto? 5 motivos para pagar
O que é licenciamento de moto? 5 motivos para pagar
Pin It

1. Pode gerar apreensão

Veículos com o licenciamento atrasado são proibidos de circular em vias públicas.

Ou seja, caso a moto com o licenciamento atrasado seja flagrada no trânsito, ela é apreendida e recolhida ao pátio, e somente é liberada após a regularização do licenciamento.

2. Evitar multa e perda de pontos na CNH

Dirigir moto não licenciada é passível de multa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o ato é considerado infração grave, com multa de R$293,47 e perda de 7 pontos na habilitação.

3. Prejuízo financeiro

Além da multa, a perda de pontos na habilitação, e a dor de cabeça de ter a moto apreendida, quando a moto é recolhida ao pátio o proprietário é obrigado arcar com os custos da diária no pátio e ainda do guincho que remove a moto ao pátio.

4. Garantir a cobertura do seguro

Você sabia que, caso tenha seguro contratado, o licenciamento atrasado impede a cobertura da seguradora em caso de sinistro? 

Se a moto for roubada, e o documento estiver atrasado, a seguradora pode se negar a indenizar o proprietário, além disso, em caso de acidente causado pelo segurado, a seguradora não indenizará o bem e nem o terceiro. O licenciamento atrasado impossibilita a utilização do seguro contratado.

5. Tranquilidade

Não menos importante, quem anda com o licenciamento em dia dirige com maior tranquilidade, e tranquilidade no trânsito é essencial para garantir a sua segurança e a dos demais. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse