Revista Portal Útil

Horário flexível, ser seu próprio chefe e, eventualmente, faturar mais do que ganha em um emprego formal? Sim, falamos sobre como se tornar motorista de aplicativo: a menina dos olhos de muitos brasileiros.

Sobretudo, para começar a jornada de maneira correta, não se esqueça de realizar as consultas veiculares on-line, que irão garantir que seu veículo alugado ou próprio esteja em condições de rodar tranquilamente com o seu passageiro.

No entanto, algumas outras condições precisam ser atendidas para você começar no ramo. Por isso, se você quer saber como se tornar motorista de aplicativo, saiba: você está no artigo certo. 

Separamos para você os requisitos de cada uma das plataformas e o que é necessário para ingressar em cada uma delas.

Continue conosco e boa leitura!

O que este artigo aborda:

Motorista de aplicativo dirigindo um carro vermelho
Motorista de aplicativo dirigindo um carro vermelho
Pin It

Por que se tornar motorista de aplicativo?

Com o desemprego em alta, muitas pessoas têm procurado maneiras de sair da ociosidade e garantir uma renda extra no fim do mês. Uma alternativa que se mostrou viável é descobrir como se tornar motorista de aplicativo.

Antes de mais nada, a Uber, pioneira neste tipo de serviço, chegou tirando táxis de cena. Afinal, o serviço se apresentou de uma melhor forma: carros mais luxuosos, melhor tratamento entre passageiros, entre outras vantagens.

Mas, afinal, como se tornar motorista de aplicativo? Continue acompanhando.

Afinal, como se tornar motorista de aplicativo?

Primeiramente, como dito no início do artigo, é necessário que se atendam aos pré-requisitos para que você se torne um motorista de aplicativo. 

No geral, as especificações são as mesmas, mas existem particularidades entre uma plataforma e outra. 

Por essa razão, comece já a se organizar e saber como se tornar um motorista de aplicativo. Um ponto de atenção que vale ser dito é: caso o motorista não cumpra as regularidades impostas, ele estará sujeito a penalizações.

Vamos ao que interessa? Conheça as exigências das plataformas e saiba como se tornar um motorista de aplicativo.  

Conheça as exigências dos aplicativos

Em resumo: agora é a hora de saber se você entende os pré-requisitos para se tornar um motorista de aplicativo, Vamos passar item por item a fim de descobrir se você terá que passar pela parte burocrática ou se a sua jornada já está próxima de começar.

Características do carro

Abaixo, fizemos um compilado sobre as principais exigências dos aplicativos mais utilizados entre os brasileiros. Dessa forma, fique atento às orientações para não acabar se complicando ou sequer conseguir se inscrever no aplicativo. Venha conosco.

Uber

Vale dizer que a Uber foi a grande pioneira deste tipo de serviço no Brasil. Por isso, a gama de opções para descobrir como se tornar um motorista de aplicativo da Uber são muitas. 

Quanto aos carros, você encontra categorias e é possível escolher entre carros mais luxuosos – com preços mais elevados – e carros mais econômicos. Um adendo: independentemente do carro, ele deverá ter 4 portas. 

99Pop

A 99 pode ser considerada a queridinha quando se trata de aplicativos para carros. Embora os modelos costumam ser mais simples, os preços costumam ser mais em conta, com exceção dos horários dinâmicos, onde o preço pode chegar nas alturas.

A 99 exige que os veículos usados pelos motoristas tenham até 9 anos de fabricação para que o carro possa rodar pelo aplicativo. 

Ademais, é necessário que o carro possua quatro portas, além de ar-condicionado para o conforto dos passageiros.

Exigências para os motoristas

Decidiu por seguir este caminho? Então, é hora de descobrir como se tornar motorista de aplicativo. 

Isso mesmo, existem outras questões que vão além da qualidade do carro. Conheça as premissas e critérios para que os motoristas possam ingressar de vez na profissão.

Outras exigências para exercer a profissão

Primeiramente, a exigência fundamental é que o carro do motorista de aplicativo esteja em boas condições. No entanto, existem outras que são mais burocráticas:

  • é necessário possuir CNH definitiva, da categoria B;
  • a maioria das plataformas pede pela Certidão de Antecedentes Criminais. A consulta é feita por meio do CPF do motorista;
  • documentação do carro em dia 

Qual CNH é preciso ter para ser motorista de aplicativo?

Antes de mais nada, para que você possa se tornar um motorista de aplicativo, não é necessário possuir uma CNH especial. Por esta razão, basta que você conte com a habilitação de categoria B.

No entanto, atenção para o tópico abaixo. É necessário fazer um adendo na sua carteira e isso é importante para saber como se tornar um motorista de aplicativo.

Existe diferença da CNH para motorista de aplicativo e a do motorista normal?

Ainda que não exista diferença entre uma habilitação e outra é necessário que você altere a sua CNH de forma que ela tenha incluída a informação que o motorista do aplicativo exerce ali uma atividade remunerada. 

Dessa forma, fique atento, pois essa é uma exigência da maioria dos aplicativos.

Outras exigências para exercer a profissão

Com o fim de alcançar excelência, não basta que os aplicativos possuam apenas carros luxuosos e algum tipo de brinde no carro. Obviamente, você deve ter o aplicativo instalado no seu smartphone.

Um ponto de atenção: o aplicativo usado pelos motoristas não corresponde aos mesmos utilizados pelos usuários. Então, se você quer saber como se tornar motorista de aplicativo, saiba que todas as plataformas estão disponíveis no Google Play e na App Store.

Não é uma exigência, mas se você quiser sempre desfilar suas cinco estrelas e se tornar um motorista querido por todos, a dica é oferecer brindes e bom atendimento ao passageiro.

Conclusão

Agora que você sabe como se tornar motorista de aplicativo, que tal checar o seu carro e fazer aquela graninha extra?

Lembre-se que, para que o lucro venha, será necessária muita dedicação, como em qualquer outra profissão.

Não se esqueça da disciplina. Horários flexíveis podem ser uma armadilha para quem tem o hábito de postergar! Em conclusão, compre umas balinhas para ganhar uma boa avaliação, seja bem educado e vá em direção ao sucesso.

Obrigado por continuar até aqui. Até a próxima!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse