quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 18/05/2022 03:09:51
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 08/11/2021 às 08:56.

Mais do que apenas compor parte da nossa aparência, a pele é responsável por proteger nosso corpo de invasores e agentes externos. O tecido cutâneo compõe o maior órgão do corpo humano e fornece uma grande barreira de defesa contra bactérias, fungos, produtos químicos, poluição e até mesmo fatores ambientais, como sol, chuva e neve.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse “muro protetor” é composto por uma série de elementos, como as células da derme e da epiderme, a secreção de sebo (a gordura natural que produzimos) e o suor. Essa combinação cria um manto protetor, deixando nosso corpo a salvo de agressores.

Mas para fazer com que essa barreira de proteção continue funcionando, é necessário ter alguns cuidados. Um dos mais conhecidos é manter a pele hidratada, o que pode ser feito combinando o uso de cremes hidratantes com a ingestão diária da quantidade ideal de água, por exemplo.

Além dessas recomendações, há outros cuidados simples que podem ser feitos diariamente e não demandam mais do que um pouco de atenção e aposta nos hábitos e produtos certos.

O que este artigo aborda:

Evite banhos quentes

A primeira recomendação é evitar banhos com água em alta temperatura. A água quente ajuda a remover a oleosidade da pele, levando junto um dos componentes fundamentais da barreira, o sebo, e consequentemente enfraquecendo a proteção cutânea. Por isso, o ideal é regular a temperatura da água para morna ou fria.

Como fortalecer a barreira de proteção da pele?

Aposte em sabonetes suaves

O efeito aqui é o mesmo que o da água quente: sabonetes muito agressivos podem remover excessivamente a oleosidade, fazendo com que parte da barreira de proteção da pele se perca. Invista em sabonetes com formulação mais leve, com ingredientes naturais e substâncias hidratantes, que limpem sem ressecar.

Reponha a hidratação

Essa recomendação é essencial. Após o banho ou quando sentir sua pele mais ressecada, reponha a hidratação de forma tópica, com cremes hidratantes. Atente-se à formulação e priorize hidratantes com ingredientes que melhoram a função da barreira, como a niacinamida. Para quem tem peles mais secas, hidratantes com óleos vegetais também ajudam a acalmar e nutrir o tecido.

Reduza a esfoliação

A esfoliação é importante para remover as células mortas da pele, mas deve ser feita com cautela; caso contrário, pode remover parte da barreira de proteção e deixar a pele enfraquecida e exposta a agentes agressores. Faça o processo esporadicamente, principalmente se sua pele for seca, e evite a esfoliação durante os períodos mais frios do ano.

Beba água

Dica batida, mas incontestável: a hidratação da pele também acontece de dentro para fora. Beber água ajuda a regular a liberação de suor e a estruturar a barreira protetora. Por isso, é fundamental ingerir a quantidade indicada de água diariamente. A recomendação média é de 2L por dia, mas a quantidade pode variar conforme o peso e a altura.

Vigie o estresse

Já reparou como a pele sofre alterações quando estamos estressados? Há quem tenha reações alérgicas, como urticárias e dermatites, quando passa por momentos de instabilidade emocional. O estresse afeta o processo de cicatrização, podendo gerar um efeito de enfraquecimento permanente no tecido. Por isso, para cuidar da barreira protetora, evite ou busque aliviar o estresse.

Cuide da alimentação

Ao falar da água, já mencionamos que os cuidados com a pele acontecem de dentro para fora. O mesmo ocorre com a alimentação. Ter uma dieta balanceada, com vitaminas, minerais e gorduras boas, como o ômega 3, vai ajudar na reposição da barreira de proteção ao proporcionar alguns de seus elementos estruturantes.

Use protetor solar

Por fim, uma recomendação que não pode faltar quando falamos de cuidados com a pele. O uso de protetor solar com um bom FPS é importante para controlar a incidência de raios UV, que aceleram o envelhecimento da pele. Ao bloquear os raios e outros agressores ambientais, o filtro solar ajuda a “proteger a proteção” que a barreira lipídica traz ao tecido cutâneo.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Despigmentação de sobrancelha a laser: quantas sessões precisa?

Despigmentação de sobrancelha a laser: quantas sessões precisa?

Como aplicar autobronzeador corretamente?

Como aplicar autobronzeador corretamente?

Óleo de rícino para sobrancelha: Para que serve?

Óleo de rícino para sobrancelha: Para que serve?

Shampoo sem sulfato: Conheça os melhores do mercado

Shampoo sem sulfato: Conheça os melhores do mercado

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Como fazer uma decoração de quarto infantil genderless

Como fazer uma decoração de quarto infantil genderless