Revista Portal Útil

Uma das formas mais inteligentes de se ganhar dinheiro é através de investimentos. É basicamente você colocando seu dinheiro para trabalhar, fazendo com que seu dinheiro se transforme em mais dinheiro. 

Cada vez mais as pessoas estão trabalhando para poupar e investir, e inclusive tem planos de a longo prazo viver somente desses investimentos. Mas claro, para isso acontecer é necessário tempo e muito estudo.

O que desanima algumas pessoas é a ideia de que investimento é algo complexo demais para ela aprender. Essa é uma visão limitada, até porque investimento é algo que pode ser feito de muitas maneiras diferentes.  

Nem todo investimento precisa ser de alto risco, alguns podem ser feitos de forma mais inteligente que arriscada e ainda assim ter muitas chances de dar certo, e nesse caso podemos falar de investimento imobiliário.

Esse é o queridinho das pessoas que querem investir, mas não necessariamente fazer isso na bolsa de valores. Afinal de contas, faz todo sentido, você está colocando seu dinheiro em algo que as pessoas de fato precisam. Logo, porque não daria certo? 

Claro, não estamos dizendo que não existem riscos, existe risco em tudo, principalmente se você for imprudente, mas se você fizer certo é garantia de sucesso. Mas como investir em apartamento da maneira correta? Hoje vamos falar sobre isso.

E atenção, vamos falar exclusivamente sobre investir em apartamentos, e não sobre fundos imobiliários. Isso é um assunto diferente, vamos falar de literalmente trabalhar com compra de imóveis. 

O que este artigo aborda:

Como investir em apartamento: 3 dicas
Como investir em apartamento: 3 dicas
Pin It

Vai alugar ou vai vender?

A primeira coisa que você deve pensar, é qual é o seu objetivo de investimento ali; você está comprando um apartamento para vender? Ou está comprando para alugar? Porque são duas coisas que devem ser levadas em consideração de formas diferentes.

Quando você quer investir em apartamento para alugar, você pretende ter uma renda fixa ali, você vai ganhar o dinheiro do aluguel todos os meses, mas vai ter que lidar com o inquilino, e isso significa resolver possíveis problemas, entraves, e lidar com a parte burocrática da coisa.

Se você está pensando em vender, você talvez tenha menos problemas, mas vai receber um dinheiro único da venda, não vai ser algo fixo, você vai, vende e segue para seu próximo investimento. 

O local

O local do apartamento é fundamental. Vamos supor que você vai ver apartamentos Balneário Camboriú para comprar. O que muitas pessoas fazem é ficar de olho no bairro, e assim que você sentir que um bairro vai valorizar no futuro, você compra o imóvel antes dessa valorização acontecer.

Porque você compra, e quando ele valorizar você vai poder vender ele por um preço que está acima do que você pagou, e essa é a sua margem de lucro quando pensando em investir para vender.

Se você comprar em um bairro já de valor alto, não tem muito porque alguém pagar mais caro que você pagou, logo você não vai ter lucro revendendo. Essa tática funciona também para quem pretende alugar, porque de qualquer jeito você vai ter economizado na compra.

Não se esqueça que é necessário algum tempo para que você recupere o dinheiro investido quando você opta pelo aluguel, mas em algum momento o dinheiro vai ser superado, e se você conseguir pagar menos no imóvel, seu dinheiro volta para você mais rápido. 

O que faz um imóvel valorizar?

Você pode estar se perguntando o que faz um imóvel se valorizar ou não. E isso na verdade é relativamente simples. O que faz um apartamento ser bom? Fatores como um bom condomínio, estrutura do prédio, são coisas internas que contam.

Um apartamento pode ter um valor antes e um valor depois de uma reforma no prédio, e essa é uma questão que você deve ficar de olho, mas a acessibilidade a lugares importantes também é. Existem escolas perto? Mercados? Padarias? Tudo isso faz com que um prédio tenha seus apartamentos valorizados.

Por exemplo, investir em apartamento de frente para o mar vale mais que um no centro, por mais que sejam dois bairros bons. Se você viu que o apartamento tem um valor X, mas ficou sabendo que por lá vai inaugurar uma escola, um mercado, um posto de saúde, qualquer coisa que tenha um valor social, o imóvel pode acabar valorizando.

Mas é importante também se atentar para a desvalorização de um imóvel, que pode acontecer graças a alguns fatores. Por exemplo, se a criminalidade de um bairro aumenta, o imóvel perde valor, pois menos pessoas vão querer morar lá. 

Em resumo, existem várias variáveis na hora de investir em um apartamento, você só precisa ter a certeza de que está comprando na baixa, e depois vai colher os louros disso, seja através de uma revenda ou seja recolhendo mensalmente o aluguel de seus inquilinos. 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse