Se tornar esteticista virou o desejo de muitas pessoas que gostam do ramo da beleza. Por isso, é comum procurar ganhar dinheiro com este mercado, que não para de crescer. Um curso na área de estética e imagem pessoal pode ser a melhor alternativa!
A crescente demanda de cuidados com a beleza transformou a profissão esteticista em uma carreira promissora. As oportunidades no mercado de trabalho cresceram exponencialmente nos últimos anos.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019 houve um crescimento de 567% no mercado de estética brasileiro.
Não é à toa que as agendas das clínicas de estética vivem cheias de clientes, que querem investir na aparência para melhorar a autoestima. É sobre este mercado de sucesso que vamos abordar aqui!
Se você quer saber mais sobre o que o esteticista faz, as áreas de atuação e salários, continue a leitura e aprenda mais sobre essa profissão. Confira!
O que este artigo aborda:
- O que esteticista faz?
- É necessário ter faculdade de esteticista?
- O que um profissional esteticista cuida?
- Visagismo
- Pele do rosto e corporal
- Pós-cirúrgico
- Cuidados capilares
- Qual o salário médio de um esteticista?
- Conclusão
O que esteticista faz?
O esteticista realiza procedimentos para promover a beleza e o bem-estar das pessoas. No ano de 2018, a profissão foi regulamentada pela Lei 13.643/18, juntamente com os ofícios de cosmetólogo e técnico em Estética.
Por meio de técnicas e uso de cosméticos aplicados na pele, cabelo ou no corpo, é possível proporcionar diversos resultados, seguindo as necessidades e preferências dos clientes.
Entre as atribuições de um profissional esteticista estão:
- massagens;
- limpeza;
- drenagem linfática;
- depilação;
- bronzeamento;
- hidratação de pele;
- aplicar cosméticos;
- cuidados capilares;
- tratamentos estéticos.
Mas o campo de atuação do esteticista pode ser mais amplo, incluindo também a área empreendedora, com a administração de salões de beleza e centro de estética.
O local de trabalho também pode ser em academias, spas, hotéis, consultórios, clínicas ou prestando os serviços de forma autônoma.
É necessário ter faculdade de esteticista?
Além da aptidão e gosto pelos cuidados com o bem-estar do nosso corpo, o profissional deve adquirir conhecimentos necessários para atuar como esteticista.
Apesar de existir a faculdade de Estética e Cosmetologia, ela não é obrigatória para quem pretende trabalhar na área da estética. Existem diversos cursos mais baratos e menos extensos que já suprem essa necessidade.
Mas é importante que antes de ingressar na profissão, o futuro esteticista faça um curso com certificação, seja de formação livre, tecnólogo ou de bacharelado. Esse documento pode abrir muitas portas para oportunidades no mercado de trabalho.
O que um profissional esteticista cuida?
Um profissional esteticista tem diversas atribuições para cuidar do bem-estar do nosso corpo. Atuando com uma equipe multidisciplinar, ele contribui principalmente para a autoestima do cliente.
As áreas de atuação vão além dos cuidados com a beleza, mas também envolvem a saúde e o bem-estar dos clientes. Entenda mais sobre como esses profissionais podem atender no mercado brasileiro:
Visagismo
O Visagismo é uma área da estética que envolve cuidados para valorizar a beleza do rosto.
Assim, o esteticista realiza procedimentos como maquiagem, cortes de cabelo, tintura, design de sobrancelhas, aplicação de cosméticos, entre outros cuidados que envolvem a autoestima de uma pessoa.
Para isso, o profissional deve realizar um estudo de quais são as características físicas e psicológicas da pessoa, a fim de promover os melhores resultados para a sua autoestima.
O visagismo é aplicado pelo visagista, esteticista especialista, que se capacitou para para atender nos cuidados da beleza do rosto.
Pele do rosto e corporal
O esteticista também trabalha nos tratamentos estéticos para a pele do rosto e do corpo, diretamente ligados com o rejuvenescimento. Esse está entre os mais procurados nas clínicas de estética.
Com o passar dos anos, o corpo humano vai perdendo suas fibras de colágeno, substância responsável por manter a firmeza e sustentação da pele. Sem essa reposição, a pele fica mais flácida.
Para combater esse resultado e reverter a diminuição da firmeza da pele, existem diversos procedimentos. Entre os principais estão:
- peeling;
- limpeza de pele;
- depilação;
- preenchimento facial;
- botox;
- microagulhamento;
- bronzeamento artificial;
- drenagem linfática;
- massagem modeladora;
- tratamento de estrias.
Todos os procedimentos têm o objetivo de melhorar a beleza e a saúde da pele, deixando-a mais macia e com a aparência jovial, livre de manchas, rugas, estrias e celulites.
Pós-cirúrgico
A estética também inclui tratamentos pós-cirúrgicos, importantes para atingir o resultado esperado pelos pacientes, que fizeram algum tipo de procedimento mais invasivo. Eles são essenciais para evitar complicações durante este período.
O pós-cirúrgico estético evita a formação de:
- cicatrizes;
- manchas;
- fibrose;
- hematoma;
- edemas (acúmulo de líquido).
Os procedimentos feitos pelo esteticista que são recomendados após a cirurgia plástica são:
- drenagem linfática: estimula a circulação no processo inflamatório;
- radiofrequência: trata a fibrose que se forma após a cirurgia;
- ultrassom terapêutico: ajuda na reabsorção de hematomas.
Cuidados capilares
A estética capilar é outra grande demanda que requer esteticistas especializados. Não se trata apenas de cuidados com a aparência, pois os cabelos também são responsáveis pela proteção do couro cabeludo contra os raios solares.
Esse tipo de procedimento nada mais é que uma terapia capilar, que cuida de problemas como queda, seborréia, oleosidade e caspa.
Os procedimentos estéticos indicados são o microagulhamento, laser e uso de dermocosméticos orientados pelo profissional esteticista.
Qual o salário médio de um esteticista?
As diferentes possibilidades de atuação podem fazer com que a remuneração dos esteticistas seja bastante variada. Porém, estima-se que a média salarial é de R$1450,73.
Mas vale ressaltar que o piso salarial desse profissional costuma mudar de acordo com a região e o campo de atuação.
Por possibilitar diferentes trabalhos dentro do mercado, há profissionais esteticistas que podem ganhar um valor muito superior a esse.
Conclusão
O profissional esteticista pode conquistar uma carreira promissora e as pessoas não precisam temer investir nessa área. Há diversas oportunidades no mercado de trabalho, que garantem um bom retorno financeiro.
Com isso, se formar em um curso completo e com certificação faz toda a diferença para quem deseja alcançar um bom futuro nessa profissão. Não é necessário ter uma graduação, mas pelo menos um diploma de formação livre ajuda bastante!
Invista nessa carreira e colha no futuro os melhores resultados (principalmente financeiros), que as carreiras no Brasil tem dado.
Artigos relacionados: