quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 09:43:02
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 05/05/2022 às 22:44.

O Óleo de rícino para sobrancelha é uma boa solução? Descubra ao longo do texto como essa substância pode ser utilizada para ajudar no crescimento e preenchimento das sobrancelhas. 

Se você gosta de acompanhar dicas de beleza, procura por tratamento em uma clínica de estética e mantém os cuidados pessoais em dia, já deve ter ouvido falar nesse óleo. 

O uso do rícino em tratamentos de estética, com pele e cabelo, já é comum. Mas que tal entender mais sobre o que ele pode oferecer? 

Reunimos opções de receitas caseiras para quem deseja começar um tratamento e aproveitar as propriedades que esse óleo possui. Confira!

O que este artigo aborda:

O que é o óleo de rícino?

Muito famoso por seus diversos usos na área de cosméticos, o óleo de rícino é uma substância extraída da Mamona. Essa planta tem origem na Ásia meridional e, no Brasil, também é conhecida como mamoneira, bafureira e carrapateira. 

Óleo de rícino para sobrancelha

Dessa forma, esse óleo vegetal é extraído da semente da planta e pode ser utilizado para várias finalidades. Isso porque, por ser muito versátil, é algo que pode colaborar tanto com tratamentos relacionados à saúde, quanto estética. 

Estamos falando de uma substância muito rica em ácidos graxos, sais minerais e vitamina E. Ao utilizá-lo, é normal encontrar um óleo em tom amarelado e com uma consistência bem espessa. 

Quais as propriedades do óleo de rícino?

Algo muito interessante sobre o óleo de rícino, é que essa substância possui muitas propriedades e aplicações. 

Para se ter ideia, o óleo de rícino pode ajudar no tratamento de doenças de pele devido às suas propriedades de cicatrizante natural e antioxidante. Assim como, ele está presente em alguns tratamentos de artrose. 

Do mesmo modo, ele possui um poder hidratante e nutritivo, por isso, também ajuda a evitar o ressecamento da pele. E claro, no caso dos cabelos, o óleo de rícino pode atuar no fortalecimento e reconstrução dos fios. 

Inclusive, algo ainda mais positivo é que esse produto é muito acessível e fácil de ser encontrado. Por isso, é possível comprar um frasco de óleo em farmácias para usar do jeito que desejar. 

Ou seja, é uma substância que pode sim ajudar em determinados tratamentos. Mas claro, não esqueça da importância de procurar um especialista para um acompanhamento adequado e seguro. 

Óleo de rícino nas sobrancelhas ajuda a crescer os pelos?

Além das propriedades já citadas, o óleo de rícino para sobrancelha é outro ponto que chama atenção. A substância já é uma alternativa popular para quem quer deixar as sobrancelhas mais cheias e alongadas. 

No entanto, muitas pessoas podem ter dúvidas se ele é realmente eficaz e pode ajudar a obter os resultados desejados. Por isso, é bom ressaltar que não existem pesquisas próprias que comprovem a ação do óleo nas sobrancelhas. 

Contudo, é bom pontuar que há artigos publicados, que abordam como o ácido ricinoleico pode ajudar a tratar a queda de cabelos. Este composto representa 90% do óleo de rícino, sendo seu principal componente. 

Receitas caseiras para utilizar o óleo de rícino na sobrancelha

Além de entender mais sobre o óleo de rícino na sobrancelha, saiba que existem várias opções de receitas caseiras para quem é adepto desse tratamento. 

Dessa forma, existe um tratamento mais simples, em que você só precisa utilizar uma cotonete umedecida no óleo. Depois, é só espalhar na sobrancelha, deixar agir por 30 minutos, e enxaguar com água e sabão.

Mas também há receitas que levam mais ingredientes. Em uma máscara nutritiva você vai precisar de uma colher de café de óleo de rícino e a mesma medida com azeite de oliva extravirgem. 

Assim, é só misturar os itens em um pote e deixar esquentar no micro-ondas por 10 minutos. Depois de esfriar, é só usar um cotonete para espalhar na sobrancelha, deixar agir por 30 minutos e, por fim, enxaguar com água e sabão. 

Outra opção, focada no crescimento, precisa de uma colher de chá de óleo de rícino, 50 ml de óleo de coco e uma colher de sopa de anis-estrelado. Ao fazer a mistura, é preciso deixá-la descansar por 48 horas, em ambiente escuro e arejado.

Em seguida, é só aplicar com o auxílio de uma cotonete no momento que for dormir, e retirar os excessos quando acordar, usando água e sabonete. 

Como aplicar o óleo de rícino na sobrancelha?

Após conhecer receitas com óleo de rícino para sobrancelha, é importante que você saiba detalhes da aplicação. Então, saiba que para ter um bom resultado, deve-se usar o óleo de rícino puro. 

Por isso, antes de qualquer aplicação, confira o rótulo do produto para ter certeza de que não há aditivos que podem, inclusive, gerar irritações na pele. 

Na hora do uso, você pode aplicar dois tipos de óleo, o óleo de rícino transparente ou o óleo de rícino jamaicano. Além disso, você pode usar uma cotonete ou mesmo escovinhas de sobrancelha para espalhar a substância

Para bons resultados, é indicado fazer um processo com uma leve massagem e, ao final, enxaguar completamente, usando água e o sabão de preferência. Sempre tome cuidado para não cair óleo no seu olho. 

Cuidados e precauções do uso do óleo de rícino na sobrancelha

Na hora de usar o óleo de rícino na sobrancelha, é sempre importante tomar cuidado com a sua pele. Isso porque, apesar de ser um composto natural, é possível que algumas pessoas tenham irritações e alergias. 

Por isso, é sempre importante conferir o rótulo do produto. Como dissemos, se o produto possui outras substâncias na composição, elas podem causar um efeito indesejado. E de qualquer forma, ao aplicar o óleo puro, faça um teste. 

Ao fazer um teste de alergia, você terá total segurança para utilizar o óleo com mais frequência, sem se preocupar com efeitos colaterais indesejados. 

Conclusão

Neste conteúdo, você conseguiu entender mais sobre o uso do óleo de rícino na sobrancelha. Seja puro ou por meio de receitas caseiras, é possível tratar as sobrancelhas do jeito certo para ajudar no crescimento. 

O óleo de rícino é uma substância muito versátil, que está presente em cosméticos, tanto para tratamentos que envolvem a pele e o cabelo. Isso se deve a sua composição rica em vitamina E, sais minerais e ácidos graxos. 

Assim, você pode utilizá-lo em vários cuidados diários, mas sempre conte com a opinião de um especialista para ter mais segurança.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

9 tratamentos estéticos para modelar o corpo e reduzir gordura localizada

9 tratamentos estéticos para modelar o corpo e reduzir gordura localizada

Vale a pena fazer cirurgia plástica, o que ela interfere na sua saúde?

Vale a pena fazer cirurgia plástica, o que ela interfere na sua saúde?

O que fazer para acabar com a calvície feminina

O que fazer para acabar com a calvície feminina

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Veja como a abdominoplastia vai ajudar na sua autoestima

Como organizar a rotina para emagrecer

Como organizar a rotina para emagrecer

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários

O que esteticista faz? Saiba áreas de atuação e salários