A bomba de água para irrigação é um importante item na hora de preparar o jardim ou a lavoura para a colheita. É através dela e do sistema de irrigação que agricultores e jardineiros amenizam os riscos de perda com estiagens.
Além disso, a irrigação é parte fundamental para o sucesso de qualquer tipo de cultivo ou mesmo de um jardim doméstico. Sem água, nada vive. Muito menos a natureza.
Portanto, toda lavoura ou jardim necessita de uma bomba de água para irrigação que seja capaz de levar água à toda parte do plantio, de forma que em períodos do ano onde as chuvas se tornam escassas, a colheita não seja comprometida.
E uma parte importantíssima desse sistema hidráulico é a bomba, que é a responsável por “sugar” a água mantida em um reservatório ou açude próximo para as áreas em que se faz necessário regá-las.
Basicamente, a qualidade do sistema de irrigação dependerá do tipo de bomba que for instalada. Para tanto, é necessário atentar para alguns critérios no momento da escolha da bomba de água para irrigação, como por exemplo os tipos e para quais finalidades são indicadas.
O que este artigo aborda:
- Quais são os tipos de bomba de água para irrigação?
- Bomba submersível
- Bomba centrífuga
- E como escolher a bomba certa?
- Rotores
- Energia
Quais são os tipos de bomba de água para irrigação?
Veja alguns tipos de bomba de água para irrigação que são muito utilizadas conforme o design e o desempenho:
Bomba submersível
Bem como o nome sugere, a bomba submersível é instalada embaixo da água, sendo útil para irrigação de lavouras através de poços, mas também pode funcionar em açudes, lagos e rios.
Bomba centrífuga
Essa bomba funciona com um motor que executa a chamada força centrífuga, que é a responsável por mover a água através da bomba, por meio de um impulsor que gira a água rapidamente para dentro de uma caixa ou câmara.
E como escolher a bomba certa?
Agora que já se sabe os tipos de bomba de água para irrigação que estão disponíveis no mercado, conforme a área para a qual se procura, alguns outros cuidados são necessários, tais como:
- O tipo de pressão e de vazão que o sistema de irrigação utiliza para um bom desempenho;
- A quantidade de MCA – Metros de coluna d’água conforme a necessidade do aspersor;
- A metragem da altura de recalque e da altura de sucção;
- A perda de carga ao longo da tubulação;
- Custo por unidade de frequência;
- Custo de instalação e manutenção;
- Tipos de fontes de alimentação (110, 220, 380 ou 440);
- Tamanho, conforme suas limitações de espaço.
Rotores
Antes de escolher a melhor bomba de irrigação, existem dois tipos de rotor que são muito importantes e cada qual possui um desempenho diferente:
- Rotor aberto: possibilita passagem de sólidos graças a uma abertura maior sendo o mais recomendado para a fertirrigação.
- Rotor fechado: por possuir uma abertura menor, é muito indicado para irrigação uma vez que apenas permite a passagem de água sem qualquer tipo de resíduos.
Energia
E como fazer a bomba de água para irrigação funcionar? Para tal, existem três tipos de fonte de energia de bomba que podem ser escolhidos:
- A diesel: Bem como o nome já diz, funciona com combustível;
- Elétrica: Necessita de uma fonte de energia elétrica para funcionar;
- Tratorizada: A energia deste tipo de fonte provém de um motor de trator. Basta ligar o motor do trator na bomba e pronto, ela estará ligada.
Parecem detalhes bem pequenos, mas juntos podem transformar qualquer cultivo em uma colheita próspera ou mesmo, tornar o jardim mais bonito e atraente.
Por isso, a bomba de irrigação tem uma importância grande ao pensar no sistema que irriga a área desejada. Para que os resultados sejam sempre satisfatórios, independente de tempos secos ou de chuvas frequentes.
Artigos relacionados: